Olá, Bellos!!!
A receitinha de hoje é deliciosa, e pouca gente conhece pelo nome verdadeiro, Ganache é aquela recheio delicioso que usamos em bombons, ovos de Páscoa, tortas, e chamamos de “Trufa”!

gostoso demais!

Trufa na verdade é uma outro docinho, que teremos em breve no canal da Bellaria.

O Ganache surgiu na França, é um creme a base de chocolate e creme de leite. Existem milhões de receitas, mas a original leva apenas esses dois ingredientes, puro assim, e muito saboroso.

Este creme pode ser utilizado em diferentes texturas, então vou explicar todas abaixo, e antes de fazer, tenha certeza do tempo de antecedência que precisará para cada ponto. (lá no final do post tem o video com todo o passo a passo!)

Logo que estiver pronto, o ganche estará em ponto de cobertura lisa, esse ponto é ótimo para cobrir tortas e bolos, pois estará bem molinho. Esse ponto eu gosto de usar como Fondue aqui em casa, e todo mundo ama, mas par manter o Ganache nesse ponto, ele precisa estar morno para frio, mas lembre se, o Ganache depois de algumas horas ficará firme, a menos que você altere a receita e sobre isso, vou falar já já.

O próximo ponto é o de recheio, que é o que mais uso aqui na Bellaria para rechear bolos, tortas, bombons e ovos de Páscoa. Esse ponto ele atinge em cerca de 2 horas depois de estar pronto, nem muito mole, nem muito firme.

Para que o Ganache possa ser usado em ponto de bico, minha sugestão é, coloque em um refratário de vidro, fechadinho com plástico film,  ele estará um pouco mais firme, então é só bater na batedeira por uns 5 minutos em velocidade média, mas antes de usar, deixe descansar por mais umas duas horas e ele estará no ponto perfeito para usar com bico.

O ponto muda praticamente sozinho, e quanto mais tempo estiver pronto, mais firme ele fica, então depois de umas 10h ou 12 horas, ele atingirá o ponto consistente fosco, e estará perfeito para fazer as Trufas Irregulares ou fazer aquela casquinha em bolos que serão coberto com pasta americana.

Ok! Já falamos demais, mas espero ter tirado todas as dúvidas!
Vamos para a receita!
 200g de chocolate amargo Nobre  (o mais puro possível)
 100g de creme de leite.

Mas atenção! A quantidade de creme de leite altera para cada tipo de chocolate:

♡ 200g de chocolate amargo – 100ml de creme de leite
♡ 200g de chocolate ao leite – 70ml de creme de leite
♡ 200g de chocolate branco – 50ml de creme de leite

chocolate de ótima qualidade e creme de leite, só!

Não se faz Ganache com chocolate FRACIONADO!!! Aliás, não deveríamos usar isso nunca.

A receita original de Ganache leva apenas chocolate amargo, de ótima qualidade, e creme de leite, porém, você pode fazer com chocolate ao leite, e branco, que eu particularmente AMO!!!
E o legal é que você pode dar outros sabores a essa receita básica adicionando extratos e frutas, por exemplo!

Essa receita pode ser alterada e assim ter diferentes pontos em seu Ganache, por exemplo:
Caso você queira uma Ganache mais molinho, mais brilhante e que dure mais tempo, você pode adicionar:
♡ 1 colher de manteiga
♡ 1 colher de qualquer destilado (Vodka, Irish Cream, Conhaque), ele será o “conservante”
 Gosto muito de usar Conhaque ou se você quiser caprichar e deixar ainda mais refinado, use os cremes Irlandeses(Baileys) ficam divinos e dão uma sabor muito especial ao Ganache!!!

Essa receita dura 15 dias e se for mantida na geladeira dura até 30 dias, e se quiser mais molinha, é só aquecer por uns 10-15 segundos no micro antes de usar.

A validade do Ganache vai depender da sua receita escolhida, a receita original dura até 10 dias, se sua região não for muito quente.

Preparo:
É simples demais fazer esta delícia! Basta derreter o chocolate em banho-maria ou microondas, mas atenção com os dois métodos.
Banho-maria, cuidado para que o refratário utilizado não encontre na água, a água não ferva e principalmente, que não espirre água no chocolate.
Microondas, derreter o chocolate em potência média,de 30 em 30 segundos, mas não deixar passar de 2 minutos, ele queima o chocolate facilmente.

Depois que o chocolate derreteu, é só adicionar o creme de leite, mexer bem e reservar. Está pronto!

Para a receita com manteiga e destilado:

Derreta o chocolate e a manteiga juntos, depois de derretidos, adicione o destilado, e o creme de leite, mexa bem e reserve.

Ganache e não trufa!

Se nao utilizar toda a quantidade feita no dia, guarde na geladeira para durar mais.

É só isso!!

Abaixo deixo o video com todo o passo a passo!
Se inscreva em nosso Canal no Youtube que toda semana temos receitinhas deliciosas!

Trufas Irregulares:

Espero que tenha gostado!!
Beijos e até a próxima receita!
Raquel