Olá, Bellos!

Aproveitando a época de Festas Juninas, hoje vou compartilhar uma receita deliciosa de Brownie, super molhadinho, com uma deliciosa cobertura de cocada e ganache!

Brownies são uma sobremesa super versátil, que combina com tudo, desde o cafezinho até o sorvete. Esta em especial vou fazer com chocolate amargo e deixar o açúcar extra para a camada de cocada, assim a mistura fica doce na medida e cheia de sabor.

Mas se você não é uma grande fã de chocolate amargo, pode trocar por ao leite, também fica delicioso, mas bem mais docinho.

Brownie perfeito é aquele que fica bem molhadinho, derrete na boca, e se é este tipo que você procura, esta é a receita perfeita pra você, e o melhor de tudo, ela é super fácil de fazer, e ainda pode ser duplicada, triplicada.

Eu sou apaixonada por qualquer doce que seja chocolate com côco, e esta mistura de Brownies com Cocada, ficou leve, divino, molhadinho, e essa receita merece ser testada!

E o melhor desta receita, os brownies podem ser congelados depois de prontos por pelo menos 3 meses! Descongelam super rápido, e mantém sabor, textura e qualidade perfeitos!

PARA O BROWNIE

¹/² xícara de chocolate amargo, picado ou em gotas
¹/² xícara de manteiga sem sal
¹/² xícara de açúcar cristal
¹/³ xícara de açúcar mascavo
3 ovos grandes
1 colher (sp) de cacau ou chocolate em pó
¹/² colher (ch) de extrato de baunilha
¹/² xícara de farinha de trigo
¹/4 colher (ch) sal
¹/² xícara de chocolate amargo ou ao leite – opcional

PREPARO

Separe todos os ingredientes, isso facilita muito e te poupa bons minutos!

Pré-aqueça o forno à 180C.

Em um bowl coloque a primeira medida de chocolate e a manteiga, e derreta em banho maria ou no microondas.

Assim que derreter, adicione os dois açúcares e mexa bem, reserve até baixar um pouco a temperatura.

Enquanto isso, quebre 3 ovos grandes e reserve.

Adicione à mistura de chocolate a baunilha e o cacau e mexa bem, se já estiver em uma temperatura agradável, o bowl não muito quente para as mãos, adicione os ovos e a partir de agora mexa o mínimo possível, quanto mais mexer esta massa daqui pra frente, mais pesado ficará o brownie.

Por último adicione a farinha e o sal, mexa até incorporar todos os ingredientes e espalhe em uma forma untada com manteiga e cacau.

Eu usei uma forma quadrada de 20cm.

Leve para assar por 12-13 minutos ou até que o palito saia úmido e com um pouquinho de massa.

Se o Brownie passar do tempo de forno, irão surgir olhar, o que significa que ele secou, e só vai servir como sticks de brownie.

COCADA

Vou fazer na verdade, um beijinho com bastante côco, e deixar mais firme.

1 lata de leite condensado
¹/² xícara de côco ralado
2 colheres (sp) bem cheia de manteiga sem sal
¹/³ de xícara de leite
¹/ de xícara de creme de leite

PREPARO

Num panela coloque o côco ralado e o leite, e deixe descansar por uns 10 minutos ou até que o leite tenha sido totalmente absorvido pelo côco.

Depois adicione o leite condensado e a manteiga, mexa e leve para cozinhar em fogo médio/baixo até ficar um beijinho bem cremoso, desgrudando de todos os lados da panela, até que quando passar a espátula, possa ver o fundo da panela.

Desligue o fogo, acrescente o creme de leite, se preferir mais moinho, só aumentar a quantidade de creme de leite.

Espalhe toda a cocada por cima do brownie, deixe o mais lisinha possível.

GANACHE

Eu gosto de finalizar este brownie com um pouquinho de ganache, acho que fica mais bonito e mais apetitoso! Mas é opcional!

100g de chocolate ao leite ou amargo
¹/³ de xícara de creme de leite

Derreta o chocolate em banho maria ou microondas, e adicione o creme de leite, se preferir mais molinho, aumente a quantidade de creme de leite.

Espalhe a ganache ainda quente sobre a cocada e salpique côco ralado, leve para gelar por pelo menos 30 minutos antes de cortar.

Depois é só servir e se deliciar!

Espero que tenha gostado da receita de hoje, e se testa-la, publique uma foto com a #bellariachocolatier para eu poder ver sua versão!

Obrigada, e até a próxima receita!
Beijos

Raquel