Olá, Bellos!

Hoje vou compartilhar com vocês minha receita de Donuts ou Doughnuts ou… ROSQUINHAS!

Os Donuts apesar de serem doces tipicamente americanos, fazem muito sucesso aqui pela Inglaterra e você os encontra em todo e qualquer lugar.
Muita gente, apesar de amar Donuts, deixa de consumi-los por serem fritos, eu sou uma dessas pessoas, não nego!
AMO Donuts mas há muito tempo não comia, e em uma visita ao Borough Market em Londres no mês passado me rendi a um da Bread Ahead Bakery, claro, eram fritos, recheados com Buttercream, mas deliciosos!

 Desde então decidi que faria uma receita para o Blog, mas teriam que ser assados e um recheios mais saborosos.

Quebrei a cabeça pesquisando receitas, testei 3, mas nenhuma delas ficou macio o suficiente depois de assadas, e os fritos ficaram duros feito pedras logo no dia seguinte – eu havia feito no final do dia anterior.
Ah, tem isso também, Donuts são doces para serem consumidos o quanto antes, no máximo em dois dias, quanto mais fresquinhos, mais gostosos.

Depois de pesquisar muito, decidi desenvolver uma receita baseada em minhas receitas de base de bolos, pensei o que deixava meus bolos tão fofinhos e macios depois de assados, e foi então que pensei no iogurte e comecei a montar a receita a partir dele, mas ainda precisava do leite para que o fermento funcionasse, bom dias de testes, meu marido não aguentava mais ver Donuts em casa, mas valeu pena!!

Fiquei muito feliz com o resultado usando o iogurte, e apesar de ter pensado no creme de leite para amaciar a massa, abei nem testando ainda, mas está na lista, e assim que testar, volto aqui contar para vocês!
E sim!! O iogurte fez toda a diferença!!! E mesmo depois de 3 dias, os Donuts assados estavam macios e ainda poderiam ser consumidos (deixei apenas assado, sem finalizar).

Abaixo tem o video com todo o passo a passo! Aproveite e se inscreva em nosso Canal no YouTube, sempre tem receitas deliciosas por lá!!

INGREDIENTES:

♡ 120ml de leite
♡ 150ml de iogurte natural – temperatura ambiente
♡ 75g manteiga – temperatura ambiente
♡ 1/4 xícara de açúcar – ou 60g
♡ 3 ovos – ou 2 grandes
♡ 14g fermento biológico ou 7g de fermento para pão, seco
♡ 1 colher (chá) de extrato de baunilha
♡ 1 pitada de sal
♡ 4 xícaras de farinha de trigo – peneirada

Vamos começar preparando o fermento, então em um refratário coloque o leite bem morno, mas não quente demais, junte o açúcar e o fermento, mexa e reserve por 10 minutos, até que o fermento comece a reagir.
Em outro refratário, maior, coloque os ovos, a manteiga, o iogurte e a baunilha, amasse bem, assim que o fermento reagir misture à estes demais ingredientes e comece adicionando o trigo aos poucos, não coloque tudo de uma vez que poder ser demais!
O ponto certo é quando ele parar de grudar demais nas mãos. 

quando chegar neste ponto unte um bowl maior com óleo e coloque a massa, deixe descansar por 1 hora ou até que dobre de volume.
Quando a massa crescer, unte uma mesa com óleo – não queremos adicionar mais farinha à esta massa – e vá abrindo com um rolo de massas e cortando os Donuts, essa massa é bem elástica e vamos abri-la várias vezes até cortar todos as rosquinhas, coloque as em um papel manteiga ou na mesa untada com óleo, após cortadas.

 A receita completa rende aproximadamente 20 Donuts.

Depois que cortar todos os Donuts, cubra os novamente e deixe descansar até que crescem novamente, isso leva em tenor de uns 40 minutos a 1 hora.

SE PREFERIR FRITAR:
Em uma panela, coloque 2 dedos de óleo e deixe ficar bem quente, quanto mais quente o óleo mais rápido irão fritar e mais sequinhos irão ficar.

SE PREFERIR ASSADOS:
Forno pré aquecido à 180ºC, leve os Donuts para assar por 10 minutos ou até que estejam dourados.

AÇÚCAR:
Deixe um prato preparado com açúcar de confeiteiro ou outro que deseja, eu gosto de misturar um pouquinho de canela neste açúcar, passe os Donuts fritos ainda quentinhos, o açúcar vai fixar facilmente!

Já os assados o açúcar não vai fixar, então eu pincelei manteiga derretida e depois passei no açúcar, deu super certo!

RECHEIOS:
Para os recheios escolhi Nutella, Ganache de Chocolate Amargo e branco, e geléia de frutas silvestres, outra opção deliciosa também é doce de leite, e caso esteja fora do brasil, você pode fazer seu p´roprio doce de leite, cozinhando uma lata de Leite Condensado na panela de pressão.

Para colocar os recheios, depois de passados no açúcar, fiz um buraquinho com uma vaquinha na lateral de cada Donut, e para rechear usei saco de confeiteiro, mas você pode usar qualquer saquinho de cozinha, bem limpinho.

E foi só isso!! Fazer Donuts é muito mais fácil do que parece!!
Esta receita é fácil, deliciosa, realmente muito saborosa. O iogurte e o extrato de baunilha fazem toda a diferença!

ARMAZENAMENTO E CONGELAMENTO

Consuma os Donuts em no máximo 2 dias, mantendo em um refratário bem fechadinho, depois disso eles podem ficar mais sequinhos no caso dos assados, e bem duros no caso dos fritos. Na geladeira elas duram até 1 semana, mas é claro que perde a maciez.

Se preferir congelar parte dos Donuts, embale muito bem, sem assar, em papel alumínio mais plástico filme, ou ainda um refratário bem fechado e congele por até 3 meses.

Você pode congelar a massa sem modelar os donuts ou já congelar todos prontos para assar. Pode assar ainda congelado, só vai levar mais tempo.

Então se você ama Donuts mas não come há tempo por serem fritos, aqui está uma deliciosa opção para sair da dieta de vez em quando!

Espero que tenha gostado!!
Obrigada pela visita e até a próxima receita!
beijos, Raquel