Olá, Bellos!

Dias atrás assistindo Bake Off aqui da Inglaterra me dei conta de um doce muito consumido por aqui e nunca compartilhei a receita com vocês, Mini Rocamboles de Chocolate, ou mini Rolls!

Os originais surgiram em 1962 e são fabricados até hoje pela famosa fábrica de chocolates britânica Cadbury, aliás, meus chocolates favoritos por aqui!
Mas dizem que os Mini Rolls, ou Swiss rolls, já existem pela Europa desde de 1872.

Na versão original também, eles são geralmente recheados com creme de baunilha e banhados em chocolate ao leite, mas existem várias outras versões, com geléias, e cremes variados.

Na versão Bellaria optei rechear com Doce de Leite Caseiro, o cozido, que já ensinei a fazer aqui no Blog e também no canal no Youtube. Acho que fica bem suave, e muito saboroso, ou seja, ainda mais gostoso!

Mas as opções para recheios são enormes, como creme de confeiteiro, brigadeiros, ganaches, geléias, teste e encontre seu sabor favorito!

Eles são super fácies de fazer, e prometo, esta massa não vai rachar com facilidade na hora de enrolar!
Eu testei 4 receitas diferentes, fiz algumas adaptações e estou apaixonada por ela em questão de sabor, maciez e facilidade de fazer e trabalhar!

Eu optei por mini rocamboles, porções individuais, mais delicadinhos, que vão super bem em festinhas, chá com as amigas, picnic das crianças, mas a versão família também agrada todo mundo e sai briga pela último pedaço!

Banhar no chocolate também não é obrigação, capriche no recheio e na decoração com cacau ou açúcar de confeiteiro polvilhado, finalize com frutinhas da estação, também fica perfeito! Uma ótima pedida para sobremesa simples no fim de semana ou para as festas de fim de ano!

PARA A MASSA

Esta receita rende 1 rocambole grande ou 8 pequenos! As quantidades pode ser dobradas, triplicadas.

4 ovos grandes
3/4 de xícara de açúcar (140g)
¹/4 de xícara de cacau em pó (25g – pode ser chocolate)
4cl (sp) farinha de trigo (20g)
¹/4 cl (ch) de sal
¹/² (ch) de extrato de baunilha
¹/² cl (ch) café solúvel
¹/² cl (ch) de bicarbonato de sódio
50ml de óleo

Comece separando as claras das gemas.

Então na batedeira coloque todas as claras e bata em velocidade média até que comece a espumar. Formou espuma agora é hora de começar a adicionar o açúcar, mas ele precisa ser colocado aos poucos, coloque ¹/³ da quantidade e continue batendo em velocidade média até que a espuma dobre de volume, então adicione a segunda parte do açúcar.

Quando começar a formar desenhos nesta espuma, coloque o restante do açúcar e continue batendo até que esteja uma mistura volumosa, brilhante e formando ondas, um verdadeiro marshmallow!

Quando desligar a batedeira, esse marshmallow deve formar picos firmes, se estiver molinho demais, bata mais um pouquinho, mas não exagere para não virar “nuvem”, eu falo mais abaixo, em dicas importantes!

Agora é hora de adicionar os demais ingredientes, coloque as gemas uma a uma, misturando bem, pode ser na batedeira em volicidade mínima ou com um fouet, sem mexer demais, depois adicione todo o restante dos ingredientes, o cacau peneirado junto com a farinha, deixe o óleo por último. Mexa muito bem.

Adicione o óleo, mexa até ficar uma mistura bem lisa e brilhante, o óleo é o responsável pela massa úmida e macia, agora é só espalhar numa forma de aproximadamente 30x40cm, forrada com papel manteiga.

Asse em forno pré-aquecido à 200C, precisa estar bem quente, por 7-9 minutos, ou até que esteja seco no topo. não descuide do forno, se assar demais ficará seco e irá rachar.

Quando retirar do forno, passe uma faca para desgrudar de toda lateral e papel manteiga.

Se tiver uma grade para cookies, deixe que esfrie sobre a grade, para esfriar por igual e mais rápido.

RECHEIO

Para o recheio escolhi doce de leite caseiro, cozido, usei aproximadamente de 450g, mas eu caprichei. Pode ser feito com metade dessa quantidade.
Também, como disse acima, pode ser  substituído por brigadeiros, creme de confeiteiro ou qualquer recheio de sua preferência

COBERTURA

Não é necessário banhar, mas para os mini bolinhos usei aproximadamente 450g de chocolate 70% cacau, mas recomendo porcentagem menor, de preferência ao leite que ficará ainda mais saboroso, já que a massa é suave e na minha opinai, o chocolate amargo escondeu um pouco deste sabor.

Dicas importantes!

A questão para um bom resultado, é cuidado e jeitinho na hora de preparar a massa, a base dela será um marshmallow, então precisa de atenção para não bater demais as claras.
Não pode virar aquela espuma volumosa, parecendo nuvens, isso será resultado de uma massa quebradiça na hora de enrolar o rocambole.

Aliás, bater as claras em neve da forma que ensinei acima faz a diferença em qualquer receita que peça para usa las!

Outro ponto importante também é forno, deixe aquecendo por pelo menos uns 20 minutos à 200C, ele precisa estar bem quente, para assar bem rápido.

Ainda sobre o forno, esta massa não pode assar demais, o tempo de forno é em média 7-9 minutos, ou uma dica é, assim que você toca-lo e estiver seco na parte de cima, retire do forno.

Asse em formas largas e baixas. Essa massa não leva fermento, precisa ser fininha, então deve ser muito bem espalhada na forma, bem lisa e plana, assim assará por igual. Sugestão, formas de pelo menos 30x40cm.

MONTAGEM

Assim que a massa esfriar já pode ser recheada e enrolada.
Deixe o lado mais enrugado para cima, assim ele será escondido pelo recheio, e também é importante que tenha papel manteiga embaixo com sobras para pode puxar com as mãos.

Depois é só caprichar no recheio, sem chegar perto demais das bordas e deixar o mais liso possível.

Agora, com cuidado, sem pressa, puxe o papel manteiga, pressionando a borda para o meio da massa, não aperte a massa, apenas pressione, para que ela grude no recheio, sem abrir novamente, e não solte!

Dobe o excesso de papel e continue puxando, enrolando até o meio da massa.

Se pretende fazer apenas um rocambole tamanho família, siga enrolando até o fim da massa. Finalize com cacau em pó ou açúcar de confeiteiro polvilhados.

Se pretende fazer os mini rocamboles, dobre as laterais do papel para que ele não desenrole, e comece a enrolar da outra ponta até o meio novamente. junte os dois bolinhos, bem pressionados pelo papel manteiga, se precisar coloque mais um pedaço de papel, até mesmo uma fita adesiva no papel se for necessário, o importante é que ele não desenrole.

Leve à geladeira por umas 2 horas.

Enquanto isso prepare o chocolate. Eu sugiro chocolate de boa qualidade, aquele que precisa de choque térmico quando vai modelar ovos de Páscoa e bombons.

Mas calma, não precisa fazer a temperarem, se tiver um termômetro culinário ajudará bastante.

Derreta o chocolate até que atinja no máximo 40C no caso do amargo ou 34C no caso do ao leite. Como saber as temperaturas sem termômetro? Sensibilidade.

34C estará quase gelado para a pele, mas bem derretido, 40C estará morno, e não quente. Retire do banho maria ou microondas enquanto ainda não derreteu totalmente, e termine de derrete-lo mexendo bem rápido com uma espátula.

Retire da geladeira, corte, separando os dois rolos maiores e divida cada rolo em pedaços similares, os meus renderam 4 pedaços de mais ou menos 4 dedos cada um deles, lembre se de cortar as bordas, para que fique mais bonito.

Banhe no chocolate escolhido, leve à geladeira por mais 15-20 minutos, ou até que o chocolate esteja cristalizado, seco.

Agora é só servir e se deliciar!

Espero que tenha gostado dessa receita e dicas deste post!

Se testar, lembre se me mostrar publicando uma foto com a #bellariachocolatier, eu adoro ver a versão de vocês das receitas que compartilho aqui!

Obrigada pela visita, e até a próxima,
beijos
Raquel