Olá, Bellos!

Depois de um tempo ausente aqui do site, hoje trago uma receitinha muito especial para o Dia dos Namorados, Dia das Mães, ou para presentearmos ainda, simplesmente saborear!

Biscoitinhos Pink Lemonade são inspirados no famoso refresco americano com o mesmo nome Pink Lemonade, feito com água com gás, açúcar, suco de limão e framboesas, há também a versão alcoólica, e muito amada durante o verão. Feitos, com uma massa delicada e super saborosa de limão, de rápido e fácil preparo, e recheados ou decorados com um glacê simples, naturalmente colorido de rosa por conta da framboesa.

A receita é simples, mas quando feita com antecedência, a massa ganha mais cor, sabor e aroma intenso de limão, deixando tudo mais gotoso, se organize para fazer com pelo menos 8h de antecedência.

Para colorir o glacê usamos 1 única framboesa, pode ser fresca ou a congelada. Outras formas de colorir e dar sabor à este glacê é, o uso de frutas em pó, de preferência liofilizadas, uma pequena quantidade traz cor e sabor ao creme.

Ou ainda, o uso de um toque de corante em gel ou em pó, e adição de extratos para adicionar aroma.

Prepare a massa com antecedência, pode ser dobrada, até triplicada:

Mercadinho

70g manteiga sem sal, macia
50g açúcar cristal ou refinado
10ml creme de leite, ou leite integral, temp. ambiente
5g extrato de baunilha
raspas de 1 limão tahiti ou siciliano
120g farinha de trigo
1 pitada de sal

Preparo

  1. Em um refratário, misture a farinha e o sal com a ajuda de um batedor de arame e reserve.
  2. Em outra tigela, coloque o açúcar e as raspas de limão, esfregue com as mãos por alguns minutos, desta forma as raspas de limão liberam óleos essenciais, trazendo muito aroma e sabor à massa.
  3. Junte a manteiga e bata por 3-4 minutos, usando uma batedeira de mão ou fouet, com força nos braços, até formar um creme fofo e delicado.
  4. Acrescente o extrato de baunilha e o creme de leite, misture delicadamente.
  5. Junte os ingredientes secos, confeitos ou pedacinhos de frutas, misture delicadamente até formar uma massa lisa, macia, maleável, delicada e homogênea.
  6. A massa não deve grudar nas mãos, caso isso aconteça, significa excesso de leite, então, acrescente um pouco mais de farinha, sem mexer demais essa massa.

A massa fica ainda mais gostosa no dia seguinte, e temos duas opções de armazena la neste período.

Caso use cortadores, abra a massa entre 2 folhas de papel manteiga, deixando lisa, reta, com pelo menos 0,5cm de espessura, embale bem, e leve para a geladeira por pelo menos 4-8h.

Caso prefira não usar cortadores, embale a massa com plástico filme, em forma bloco, e leve para gelar pelo mesmo período.

No dia seguinte, aqueça seu forno à 180ºC, por pelo menos 20 minutos.

  1. Retire a massa da geladeira, ela deve ser manuseada gelada, corte usando os cortadores, ou divida a massa em pequenas porções, entre 15-20g, modele da forma desejada, uma boa opção são bolinhas, com o centro achatado para colocar o recheio, ou lisa, para decorar com o glacê.
  2. Coloque os biscoitos sobre uma assadeira forrada com papel manteiga, com pelo menos 2c, de distância entre eles.
  3. Achate o centro de cada biscoito, da forma que desejar, e ele para assar por 10-12 minutos, até ficar levemente dourado.
  4. Retire do forno, espere 2 minutos para remover da assadeira quente, caso tenham estufado durante o cozimento, achate o centro do biscoitos com a massa ainda morna.
  5. Transfira para a grade de resfriamento para garantir biscoitos super crocantes, e deixe esfriar completamente.

Quando estiverem frios, prepare o glacê.

Glacê Rosado

120g açúcar de confeiteiro
1 framboesa natural ou congelada
suco de limão até atingir consistência desejada (20ml aprox)

confeitos ou açúcar colorido para decorar

  1. Em um refratário coloque todos os ingredientes, e asse muito bem, adicionando suco de limão, quando necessário, até atingir o ponto desejado.
  2. Não exagere na quantidade de suco, ou terá que aumentar a quantidade de açúcar para dar mais consistência.
  3. Quando atingir a fluidez desejada, hora de rechear ou cobrir seus biscoitos.
  4. Para facilitar, transfira o glacê para um saco de confeitar, caso seja utilizado como recheio, ou para uma potinho, para mergulhar o topo do biscoito.
  5. Agora é rechear, ou mergulhar no glacê, finalizar com confeitos, frutinhas, flores comestíveis,, granulados, açúcar colorido, e deixar secar por pelo menos 4 horas antes de embalar.

Quando os biscoitos estiverem secos ao toque, já podem ser armazenados em saquinhos, pote, latas, vidros ou caixas d presente, lembre se de forrar a base com papel manteiga para evitar embalagem oleosa!

Rendimento e Validade

Esta receita é suficiente para 30uni (12g).

Mantenha em local fresco, longe de umidade, o glacê pode melar na geladeira, protegidos do ar.

Muito bem armazenados, duram até 10 dias, sempre verifique cor, cheiro, e alterações no visual.

A massa, dura muito bem na geladeira por até 5 dias, e no congelador até 3 meses!

Aproveite a receita, use a imaginação e crie a sua versão desta doçura!

Se fizer, me marque em uma foto lá no Instagram!

Obrigada, com carinho,

Raquel Cicolin