Olá, Bello!

Estes dias fuçando aqui no Site e no meu Youtube notei que nunca compartilhei uma receita de Bolo de Cenoura, tão clássico!

Confesso que já cheguei a faze-lo mil vezes nos bastidores, nossa sobremesa em centenas de finais de semana, e até já cheguei a gravar a receita para o Canal algumas vezes, mas por algum motivo, sempre desisti de compartilhar.

Acredite, existem receitas que me desafiam, e são várias delas, e Bolo de Cenoura, e especial a calda craquelada são algumas delas.

Não que seja uma receita difícil, longe disso, mas cheguei a conclusão de que, eu cometia erros porque a graça não estava em comer o bolo de cenoura feito por mim, e sim o bolo cheio de carinho, com boas lembranças, feito pela minha irmã!

O bolo de cenoura dela, de longe meu favorito, tem massa fofinha, não embatuma, tem caldinha com casquinha crocante, que derrete na boca. Gostinho de infância, ou adolescência, quando podíamos passar a tarde na tv e, ela sempre preparava o bolo pra gente.

Assim, como meu arroz nunca fica igual ao da minha mãe, meu bolo de cenoura nunca chegava ao dedinho do pé do bolo feito por minha irmã, e olha que ela nem é fã de cozinhar assim!
Mas é uma receita que por alguma forma, traz boas lembranças à ela também, tem sabor especial, e ela prepara com todo o coração, e pra todo mundo que pede sua receita, ela tem mil dicas pra compartilhar e, sempre sai perfeito.

Apesar de ter a receita dela anotada no meu caderninho, salva no celular, não tem uma única vez que vou preparar esse bolo que não eu não ligue para minha irmã, como se estivesse pedindo a benção para que meu bolo fique igual. Talvez seja isso um pedido de apoio moral…rs

Uma dica que ela sempre frisa, não usar açúcar cristal, sempre o refinado, pois sempre que usa o cristal, até o dela embatuma!
Ok, dica anotada e seguida com sucesso!

Dica dois, bata, mas bata muito esse bolo no liquidificador, por uns 3 minutos! Seguimos também!

Como eu nunca conseguia fazer a receita dela, exatamente do jeitinho dela, fiz pequenas adaptações, mas ainda seguindo todas as recomendações da minha irmã, e cheguei ao MEU bolo de cenoura PERFEITO!

E é esta receita que venho compartilha com você por aqui hoje!

A calda, você pode substituir por brigadeiro, pela tradicional calda de casquinha crocante, mas nesta minha versão, trago a minha calda cremosa.

Essa calda cremosa é suave, nada doce, a textura fica entre um brigadeiro de colher, ou glaçagem, e permanece assim por dias!
Apenas uma ideia diferente, pra variar um pouquinho do convencional!

Como sempre falo, se puder pesar receitas de confeitaria, as chances de errar são bem reduzidas, certo?
Se preferir receitas em xícaras, pode usar o conversor de medidas aqui na lateral direta da tela.

Esta receita é para um bolo pequeno, assadeiras de 16-20cm, no máximo, mas pode ser duplicada, triplicada sem problemas!

Pré-aqueça o forno à 180ºC.

MASSA

150g cenouras limpas, sem cascas, picadas em cubos (2 cenouras médias)
120g açúcar refinado
150g ovos (3 unidades pequenas)
80ml óleo, qualquer um de sua preferência
120g farinha de trigo
30g amido de milho
1 pitada de sal
1cl ch fermento em pó

PREPARO

No liquidificador, coloque as cenouras, óleo, açúcar e ovos, bata por no mínimo 3 minutos.

Enquanto os líquidos estão no liquidificador, junte os secos, peneirados, farinha, amido, sal e fermento, misture e reserve.

Verifique no liquidificador, a mistura deve estar líquida, se ainda tiver pedacinhos de cenoura, raspe as laterais e bata por mais 2 minutos.

Aproveita para untar a assadeira escolhida, apenas com manteiga.

Junte o líquidos aos secos, misture delicadamente com um fouet ou espátula, até que não veja mais pontos de farinha na massa.

Coloque na assadeira untada, e forno por 25-30 minutos dependendo do seu forno.

Enquanto o bolo assa, prepare a calda cremosa!

CALDA CREMOSA

100g açúcar – qualquer um
20g cacau em pó
25 achocolatado
30g manteiga sem sal (2cl sp)
60ml leite – qualquer um
20g chocolate picado – ao leite ou amargo

Junte os ingredientes na panela, MENOS o chocolate picado, misture, vai parecer uma meleca, dura demais, uma verdadeira argamassa, e é isso mesmo, confia que dá certo! 🙂

Leve para aquecer em fogo médio, a manteiga e açúcar ação derreter, e trazer a cremosidade e brilho para a calda.

Quando sentir que o açúcar já está derretido, e a calda já está mais liquida, acrescente o chocolate picado, baixe o fogo, continue a mexer, sem parar, a calda deve voltar a engrossar.

Começou a borbulha, já está mais cremosa, caindo suave da espátula, desligue o fogo e mexa muito bem, e reserve até esfriar antes de colocar no bolo.

Voltando ao forno..
Para saber quando o bolo está assado, sua casa deve ter cheiro de bolo, ele deve estar bem douradinho, e as bordas devem estar descolando das laterais da assadeira.

Retire do forno, coloque a assadeira sobre uma grade, e deixe esfriar por uns 20 minutos antes de desenformar.

Retire da assadeira, e deixe esfriar antes de colocar a calda.

Se seu bolo for como o meu, e assadeira de pudim, Bundt Cake, tem um truque para fixar a calda no topo!

A calda, deve estar levemente fria, temperatura ambiente, mas ainda maleável, se ela estiver firme demais, volte em fogo baixinho por 1 minuto, só ficar cremosa.

Coloque a calda a colheradas, eu sei, parece que não vai dar certo, mas coloque uma colherada, ajeita no topo do bolo, e deixe ela ali, ela vai escorrer devagarinho pelo bolo, e vá repetindo isso por toda volta do topo do bolo, colocando mais calda onde ficou falho, pode até alisar com a ajuda dos dedos.

Assim que escorre, ele termina de esfriar, e fixa no bolo, e permanece grossinha, e cremosa!

Se ela estiver morna, quando colocar no bolo, ela vai escorre e não vai sobrar calda no topo do seu bolo, claro, se for um bolo assado em forma de pudim!
Se for uma assadeira reta, pode colocar sobre o bolo ainda ligeiramente morna sem problemas, mas ainda assim, não recomendo coloca la quente demais, você não quer um bolo encharcado de calda, certo?

Como eu disse, a calda cremosa pode ser substituída por brigadeiro, ganache, ou a tradicional calda craquelada, receita da minha irmã abaixo:

CALDA CRAQUELADA DA MINHA IRMÃ

8cl sp açúcar
8cl sp achocolatado
2cl sp manteiga sem sal
5cl sp leite

Mistura tudo na panela, e leva para aquecer em fogo médio.
Deixe ferver por alguns minutos, mexendo sempre, até começar a engrossar.

Desligue, e regue seu bolo!

Se testar essa receita, me conte!!

RENDIMENTO E VALIDADE

Massa suficiente para uma assadeira de 16-20cm.
Pode ser dobrada, triplicada, dependendo d tamanho da sua família!

Pode ser mantido em temperatura ambiente ou geladeira e cosnumidoem até 5 dias!

Obrigada,

Te vejo na próxima receita,
beijos,
Raquel