Olá, Bellos!

A receita de hoje é no mínimo fofa e muito saborosa!

Não sei por aí no Brasil, mas depois final da última temporada de The Great British Bake Off, eles estavam por toda parte, em todos os instagrams, para onde você olhava, tinha alguém publicando uma foto de donuts!

Donuts, também conhecidos como Beignet na França, – e aliás, na cidade de New Orleans, nos Estados Unidos, eles são considerados doces tradicionais com o mesmo nome francês –  também são chamados de Bomboloni na Itália, ou ainda Berliner na Alemanha são primos dos nossos Sonhos de Padaria.

Nossos Sonhos surgiram em Portugal, onde era considerado um doce de Verão, chamado de Bola de Berlim. Mas a verdade é que, ninguém sabe de fato sua origem, mas em cada lugar do mundo recebe um nome diferente e tem alguma exclusividade na preparação e finalização.

Apesar de serem feitos basicamente com os mesmo ingredientes e modo de preparo semelhantes, um pão doce frito, eu gosto de dizer que nossos Sonhos de Padaria são únicos, e tem um seu charme especial, sua identidade, cortadinho ao meio, recheado com creme de confeiteiro e açúcar polvilhado por cima.

Simples e divino, exclusivo nosso!

(já já coloco mais fotos)
No meu ponto de vista, os Donuts, são mais recheados, mais diversificados, tem de toda forma, cor e sabor!

Eu não sei dizer exatamente como é nosso consumo de Sonhos hoje no Brasil, mas pelo meu ponto de vista, é um doce consumido de vez em quando, não toda semana, talvez uma vez por mês e olhe lá.

Aqui na Inglaterra, e acredito que nos EUA também, seus primos, os famosos Donuts são considerados pães doce do dia a dia, consumidos praticamente por todos e qualquer dia da semana, vários dias na semana.

Em mercados existem displays, como todo tipo, toda forma e todo sabor deles! (vou mostrar um foto).

Tem dias que eles estão tão lindos e perfumados que é quase impossível voltar para casa sem um deles entre as compras!

Foi em um desses dias, saindo do mercado, me deparei com o displays lotado deles, que decidi entrar na onda da final do GBBO, e fui para a cozinha fazer Donuts fofinhos, fresquinhos, super recheados e muito saborosos.

Para mim Donuts precisa ser fresco! Feito e frito na hora, e de preferência comer logo que esteja pronto, ainda quentinho! Quanto mais fresco, mais sabor, menos gorduroso!

Também gosto de trocar um dos ingredientes das tradicionais receitas (leite ou água) por uma parte de iogurte, o que faz toda a diferença na massa.

Essa massa é tão perfeita que os últimos que fiz para gravar essa receita duraram cerca de 5 dias, ainda super fofinhos!

O recheio pode ser qualquer um de sua preferência, a massa não é doce o que facilita usar a imaginação na hora de rechear.

Eu optei pelo caramelo salgado, que é super fácil de fazer e seria o recheio perfeito para Outono, quando tudo por aqui é feito com muita canela e especiarias.

Aqui no Blog tem um posto completo sobre o caramelo, inclusive uma receita mais líquida para decorar bolos, sorvetes e cupcakes, sem o uso da manteiga! (clique aqui pra ver)

CARAMELO SALGADO Cremoso

O caramelo precisa ser feito com pelo menos 2 horas de antecedência, para esfriar e firmar.

Qual açúcar usar para fazer caramelo? Eu costumo dizer que a escolha do açúcar reflete na sua pressa e pratica em fazer o caramelo.

O refinado vai derreter mais rápido, mas também pode queimar com mais facilidade.

O cristal, derrete delicadamente, e você consegue controlar melhor o ponto certo.

O sal é opcional, se preferir caramelo tradicional, retire o sal da receita.

180g açúcar cristal ou refinado
120g manteiga sem sal, gelada, em cubos
120g creme de leite fresco ou lata sem soro
¹/4 flor de sal, ou sal de sua preferência

  1. Numa panela alta coloco o açúcar e levo para aquecer em fogo baixo/médio. Sem mexer demais, e sempre de olho no derretimento e coloração.
  2. Quando o açúcar estiver completamente derretido, o caramelo em tom alaranjado e completamente líquido, com cuidado adicione a manteiga e mexa rapidamente.
    dica 1
    Neste momento o caramelo pode ferver e sabor, assim como leite quando ferve, por isso a importância de uma panela alta.
  3. Assim que a manteiga para de ferver, acrescente o creme d leite e continue a mexer.
  4. Adicione o sal de sua preferência, aos poucos, até que atinja o sabor que melhor lhe agrade.

Coloque em um refratário e cubra com plástico filme encostado ao creme, desta forma não irá criar película, e mantenha na geladeira até a hora de rechear os donuts.

dica 2
O caramelo pode ser feito no dia anterior, e mantido em temperatura ambiente até o uso. A geladeira serve anéis para acelerar o processo de resfriamento e firmar mais rápido.

Rendimento e Validade: 480g aproximadamente, mantenha refrigerado e deve ser consumido em até 10 dias. Sempre observe alteração de cor e textura.

MASSA DE DONUTS

Essa é minha massa favorita para Donuts e Sonhos. Super fofinha, parece massinha de brincar de tão macia, Não precisa ser sovada por mais que 8 minutos, rápida e super fácil de preparar.

No vídeo uso a batedeira, mas só porque ela facilita o trabalho, essa massa pode ser feita à mão!

55g manteiga sem sal
90ml leite integral
390g farinha de trigo
45g açúcar (ou até 75g se preferir mais doce)
5g fermento biológico seco
2 ovos
120ml iogurte natural, temperatura ambiente
açúcar e canela para passa los

  1. Em uma panela junto a manteiga e o leite e levo para aquecer em fogo baixo, até que a manteiga derreta e fique quentinho, não precisa ferver. Em tenor de 60C.
  2. Enquanto isso no bowl da batedeira, misturo os ingredientes secos, coloco a  farinha de trigo, o açúcar e o fermento seco.
  3. Assim que a manteiga derreter e leite quentinho, mantenho a batedeira em velocidade mínima e começo a juntar os ingredientes líquidos. Coloco primeiro os quentes para ativar o fermento.
  4. Depois acrescento 2 ovos, um de cada vez e mantenho batendo em velocidade mínima até começar a formar uma bolinha de massa em volta do batedor.
  5. Junto o iogurte, aumento a velocidade e deixo bater por uns 5 minutos, até que a massa comece a desgrudar das laterais do bowl.
    dica 3
    O uso do iogurte não é obrigatório, ele pode ser substituído pela mesma quantidade de leite, mas não vai ficar tão fofinho.
  6. Retiro a massa do bowl e coloco sobre uma superfície polvilhada de farinha.
    A massa ainda estará grudenta, mas a partir daqui só será adicionado mais farinha se necessário.
  7. Ela precisa ser levemente sovada por uns 5-8 minutos, nada mais que isso. De leve, sem fazer muita força, apenas para alisa la, e adicionando farinha aos pouquinhos, até que sinta a massa super macia e que não grude demais nas mãos.
  8. Faça uma bolinha com a massa, e coloque de volta no bowl polvilhado de farinha, cubra com uma pano de prato e deixe o glúten relaxar por no mínimo 15 minutos.
  9. Unte uma assadeira ou a mesa com manteiga ou farinha polvilhada, e polvilhe a superfície novamente com farinha.DONUTS ASSADOS (clique para ver a receita)
  10. Estique a massa, com aproximadamente 0,5cm de espessura, nem grossa demais, nem fina demais.
  11. Corte os Donuts, estou usando cortador de 5cm e coloque sobre a assadeiras ou mesa untada, mantenha pelo menos 3 dedos de distância entre eles, v’ao crescer bastante.
  12. Cubra com pano de prato e deixe crescer por mais ou menos 1 hora ou até que dupliquem de tamanho.
  13. Coloque cerca de 2 dedos de óleo em uma panela pequena, deixe aquecer e prepare um prato com açúcar refinado e canela, ou simplesmente açúcar se preferir.
  14. Hora de frita los! Coloque o Donuts com muito cuidado na panela, eu gosto de usar uma escumadeira, que facilita, sem “acidentes” com óleo quente. Deixe deixe dourar be e vire, deixe dourar até igualar. Retire com a escumadeira, deixe cair escorrer no prato com papel talha por uns 2 minutos e ainda morno passe no açúcar.
    dica 4
    Eles fritam MUITO rápido, se o óleo estiver quentinho, então frite um de cada vez para não correr o risco de queima los!

Rendimento e Validade:
Rende em média 12-15 unidades dependendo do tamanho do cortador usado e espessura da massa esticada.
Dura em média 3-5 dias. Observe alterações na textura.
Mantenha embalado com plástico filme ou refratário hermético.

RECHEANDO OS DONUTS

Para facilitar na hora de rechear los eu gosto de perfura los antes. Para isso uso um testador de bolos ou até mesmo meu termômetro para chocolate, facilita muito!

Vou furando com cuidado e abrindo espaço para caber ainda mais recheio.

Coloque o recheio no saco de confeitar, sem bicos, e corte apenas uma pontinha.

Vá pressionando e colocando recheio até sentir que o Donut está estufando e o recheio começou a vazar pelo furinho. Repita o passo a passo com todos!

dica 5
Caso optou pelo caramelo e ele estava molinho demais, provavelmente o recheio foi absorvido pelo interior do Donut, e “afundou”, espere mais alguns minutos até o caramelo firmar, e coloque mais recheio!

Donuts prontinhos para consumo!

Espero muito que tenha gostado desta receita! E quando fiz la, me mostre a sua versão publicando uma foto com a #bellariachocolatier!

Obrigada pela visita! Te vejo na próxima receita!
Beijos,
Raquel