Olá, bellos!!

Neste post vamos falar um pouquinho sobre Açúcar Baunilhado! Apesar de não ser um ingrediente muito comum no Brasil, é muito simples e literalmente como diz o nome, a mistura de açúcar e baunilha!

Aqui na Europa, o Açúcar Baunilhado é o substituto para a essência e extrato de baunilha, esse dois ingredientes nua são tão populares por aqui e como já mostrei algumas vezes nos stories do Instagram, tenho uma dificuldade muito grande em encontrar o extrato de verdade.

Você até encontra, extratos bem baratinhos, em alguns poucos supermercados, mas na grande mariola desses extratos estão péssimos ingredientes, inclusive para nossa saúde.

Antes de mais nada, precisamos esclarecer o que é essência e o que é extrato de baunilha, você sabe?

Todo mundo sabe que fava de baunilha é muito cara, no mundo todo. Pra se ter ideia, aqui na Alemanha uma fava dessas que usei para essa receita o custo pode variar de 1,99 a 6,50 euros, sim, cada uma delas, e eu disse Euros, então multiplique esse valor por pelo menos 4x!
Como eu digo, é realmente, cara!

Uma das que usei no vídeo, por exemplo, paguei super barato, 1,99 euros, mas estava extremamente úmida! O que significa que não é uma boa fava!

E por que é um ingrediente tão caro?

Existe até uma matéria sobre isso realizada pela BBC, onde diz que nos dias de hoje a baunilha se tornou um produto de luxo, chegando a custar mais caro que prata!

As melhores favas, e mais conhecidas pelo mundo todos são as de Bourbon na França, e de Madagascar, na África.

Sua produção é lenta, leva anos, de 3 a 4 as para as vagens serem produzidas. O clima precisa ter temperatura moderada, humidade bastante sombra. É uma planta especial, delicada, e ela depende de muitos fatores climáticos para produzir a vagem perfeita.

E elas estão cada dia mais escassas e são sendo substituídas por sabores de baunilha artificiais, tem cheirinho, tem gostinho, mas não tem nada de baunilha!

Mas vamos falar sobre essência e extrato.

A essência faz parte do time de “faz de conta que é baunilha”, por isso é tão fácil encontrar em todo mercado e tão utilizada, principalmente por pessoas que fazem doce de vez em quando em casa, ou por falta de conhecimento mesmo.

A essência tem sabor e cheirinho artífice de baunilha, quimicamente produzida, algumas poucas marcas se preocupam em usar uma baixa porcentagem de extrato de baunilha na composição. Então, sempre de olho na embalagem para fazer a melhor escolha para usar em suas receitas.

Já o extrato, depois que aprendi a ler embalagem, ele passou a ser minha escolha, e sempre que possível, tenho um à mão.

Como eu disse, basta ler a embalagem, é tudo natural, tudo puro, é baunilha pura! Tem cheirinho e gostinho natural! Feito a partir de infusão da baunilha no álcool. Simples assim!

Um bom extrato deve ter como ingredientes: água, álcool, extrativos de baunilha, açúcar, e só!

Também é possível encontrar o extrato em pasta, em os melhores tem como ingredientes: açúcar, água, Baunilha, Goma Tragacanth (um espessante natural).

Eu tenho minha marca favorita, mas infelizmente é super difícil de encontra la, pelo menos aqui na Europa, se chama Nielsen Massey.

Para que serve então o açúcar Baunilhado?

Aqui na Europa, como eu disse acima, ela substitui o extrato, e os europeus sempre tem um potinho na cozinha onde vão abastecendo com açúcar e resto de favas, e usam para receitas diversas, como em massa de bolos, biscoitos, polvilhar sobre bolos e biscoitos também, alguns ainda adicionam essa delícia ao cafezinho ou chá, ou seja, ele pode ser utilizado em tudo, e seu gostinho especial, adocicado, aromatizado, resulta em uma sobremesa ainda mais gostosa!

Pode ser usado a medida toda do açúcar usado na receita do bolo ou do biscoito ou parte dele, depende de quanto você que gastar do seu moinho de ouro de açúcar baunilhado!

Em alguns biscoitos e em bolos como Boston Cream, eu gosto de substituir a medida toda do açúcar refinado ou cristal pelo baunilhado, e que delícia fica!

Já biscoitos ou receitas que levam ingredientes mais fortes como chocolate ou açúcar mascado, a adição do açúcar baunilhado pode ser mascarado por outros sabores, e não ter função nenhuma na receita, então sempre analise onde vale a pena investir!

BOLO BOSTON CREAM

Qual açúcar usar?

Qualquer açúcar branco! Evite o uso do demerara ou mascavo, eles já tem um sabor mias forte, e pode mascarar a baunilha.

3 FORMAS DE PREPARAR AÇÚCAR BAUNILHADO

Receita 1

1 xícara de açúcar branco (cristal, refinado, confeiteiro, ou impalpável)
sementes de uma fava.

  1. corte a fava de ponta a ponta com uma faca fina, abra e com as costas da faca raspe o máximo possível das sementinhas.
  2. Junte ao açúcar e misture muito bem.

Pronto pra uso!
Mantenha em um potinho bem fechado, em local fresco, quando mais tempo armazenado, mais saboreado fica.

Receita 2
A fava que sobrou de qualquer outra receita.
pote de açúcar

Toda fava que usar, reserve.
Se ele esteve em contato com leite ou cremes, lave, deixe secar de um dia para o outro antes de usar.

Depois é só ir guardando essas favas secas num pote de açúcar, e você sempre terá um pote de açúcar especial, aromatizado de baunilha.

Receita 3

Ainda com sobras de favas de outras receitas e açúcar
Aqui teremos uma medida base, sempre 10% de baunilha para a quantidade de açúcar.

Por exemplo, se você tem 20g de favas secas, sem uso guardadas, você vai precisar de 200g de açúcar.

Coloque os dois ingredientes num processador ou liquidificador e processe até a fava virar um açúcar bem fininho.

Peneire, e guarde num potinho bem fechado.

Suspiros também são uma boa pedida pra usar açúcar baunilhado!

SUSPIROS

AÇÚCAR BAUNILHADO SEM FAVAS?

Sim, é possível fazer açúcar baunilhado sem fava, mas ainda assim será necessário um bom extrato! Essência já leva açúcar e um monte de ingrediente químico, na maioria das marcas, evite!

Eu usei um extrato em pasta de qualidade ok, existem melhores, mas como eu digo, melhor um ok, do que um artificial.

Pode ser o extrato liquido também, os dois funcionam, porém, desta vez nossa única opção são os açúcares em grãos, cristal ou refinado, açúcar em pó não vai funcionar.

90g açúcar (2/4 xic)
1cl ch extrato de baunilha

Junte os dois ingredientes num bowl ou no processador, que facilita bastante. Misture até o açúcar ficar douradinho

Agora o açúcar está úmido, afinal adicionamos um ingrediente liquido à ele, então precisamos seca lo.

Espalhe numa assadeira forrada com papel manteiga, espalhe bem mesmo, quanto mais, mais rápido ele seca.

Duas opções:

Se você mora numa região quente, seca, ele vai secar em temperatura ambiente em algumas horas.

Agora, se assim como eu, você está num lugar frio, e úmido, precisamos assa lo!

Exatamente, vamos assar, secar esses açúcar no forno!

Pré-aqueça seu forno à menor temperatura possível, ou no máximo entre 100º-150ºC e deixe aquecer por pelo menos 30 minutos.

Leve a assadeira ao forno e asse por 15 minutos.

Desligue o forno, com uma espátula misture bem o açúcar e volte ao forno ainda quente, feche e mantenha o açúcar no forno, desligado, por no mínimo 1 hora ou até que esteja seco e firme ao toque.

Deposi deste tempo de forno ele deve estar duro, em bloco e áspero, e pra voltar a deixar soltinho e fino para uso, bata no processador ou liquidificador.

Açúcar pronto para uso!

VALIADE E ARMAZENAMENTO

A validade do açúcar eu diria que é quanto durar no potinho! Seu uso é viciante e sempre que sobrar uma fava na cozinha você vai querer fazer mais e mais!

Mas a validade, é a mesma da embalagem do açúcar!

Pra manter a qualidade, cheirinho e sabor especial de baunilha, coloque num potinho hermético, e mantenha em um local fresco na sua cozinha!

Espero muito que tenha gostado! Se usar esse açúcar baunilhado em alguma receita, me mostre! Vou ficar feliz em saber seu resultado!

beijos, e até a próxima receita!
Raquel