Olá, Bellos!

Eu amo receitas de biscoitinhos, e este em especial é um que testei a receita meses atrás e só hoje estou conseguindo compartilhar por aqui.

O que gosto destes biscoitinhos de chocolate é que, não leve ovos, não leva fermento e não precisam do tempo de descanso da massa por horas na geladeira. Ou seja, fácil, prática e rápida!

Eu testei essa massa em diferentes versões, de baunilha, de chocolate, de morango, e esta foi a minha favorita.

São fofinhos, macios, nada muito doce, e combinam com tudo. Para finalizar eu usei bombons de morango, só porque ganhei um pacote deles de uma pessoa querida e queria muito usar em uma receita especial.

Os bombons podem facilmente ser substituídos por Doce de Leite, Geléias ou Nutella como fiz nos biscoitinhos de Páscoa.

Ou ainda, você pode preparar seus próprios bombons de morango em casa. Para isso basta derreter e temperar o chocolate branco, sempre de boa qualidade, e durante a temperarem misture algumas gotinhas de corante em gel comestível, ou corante em pó e pode adicionar também algumas gotinhas de essência de morango, á base de óleo.

Fiz isso para as lembrancinhas de maternidade da minha afilhada lá em 2007, e fez muito sucesso.
Quando gravei a receita, nem me atentei à essa lembrança tão boa.

Para meus bombons usei chocolate branco e Ruby Callebaut, derreti, temperei e misturei um pouco de cada chocolate para dar um toque rosado mais claro aos bombons.

Sugiro prepare os bombons com pelo menos 2 horas de antecedência, assim evita manchas de digitais no bombom.
Outra dica é sobre moldes, usei modelo de silicone, este tipo de molde tira o brilho do chocolate, prefira moldes acrílicos ou acetato.

Como mencionei acima, a massa não precisa de tempo de geladeira, mas caso queira uma massa com melhor sabor e textura, faça no dia anterior, quando assar os biscoitos estarão mais macios, suculentos, com sabor ainda mais intenso.

Neste receita uso café solúvel, apenas para intensificar o sabor do chocolate, mas nos meus biscoitinhos escolhi usar café para espresso, aquele bem forte em pó, e usei 5g, isso porque eu queria o toque do café na massa, para quem gosta, uma boa pedida!

Sobre o açúcar mascavo, ele pode ser substituído, mas este tipo de açúcar é mais úmido, então talvez precise de mais manteiga ou água para dar liga, ou para um toque especial, misture o açúcar cristal com 5g de melaço, ou substitua parte do açúcar cristal por mel.

Sobre ovos, a adição de ovos nesta massa traz mais maciez e umidade à massa, sendo assim os biscoitos ficam mais fofos e espalham mais na hora de assar, caso queira testar, use entre 20-25g de ovos.

Mão na massa?

PARA A MASSA DE CHOCOLATE
60g de farinha de trigo
12g cacau ou chocolate em pó, sem açúcar
2g de sal, uma pitada
50g manteiga sem sal, macia
30g açúcar mascavo
20-30g água ou leite para dar liga
granulado ou confeitos para finalizar

PREPARO

Nao precisa de batedeira, mas se quiser agilizar, use, caso contrário, basta uma tijela e uma espátula ou fouet.

  1. Em uma tigela misture os secos, farinha, sal, cacau e café, misture bem e reserve.
  2. Em um refratária maior, coloque a manteiga macia com o açúcar e bata por 2 minutos, até clarear e virar uma pasta, sem pontos de manteiga visível.
  3. Acrescente os secos, misture até virar uma farofa úmida, e então vá acrescentando água até dar liga, o quanto baste. A massa deve ficar lisa, macia e maleável, nem seca e quebradiça, nem mole demais.
    Conseguiu modelar uma bolinha lisa, sem rachaduras, segurando a forma, está pronta.
  4. Coloque seu foro para aquecer em forno médio/baixo, em torno de 160ºC, deixe a massa descansar em temperatura ambiente enquanto isso.
  5. Depois de 15 minutos, divida a massa em pequenas porções, eu fiz 9 bolinhas de 20g cada.
  6. Coloque os confeitos em uma prato ou travessa e passe as bolinhas, apenas pela volta da assa, pressionando para fixar bem.
  7. Coloque no verso de uma assadeira e pressione o meio de cada bolinha, quanto maior essa cavidade, mais recheio, sugiro medir de acordo com o bombom que será usado ou quantidade de recheio desejado.
  8. leve para assar por 8-9 minutos no máximo, eles devem sair do forno ainda molinhos.
  9. Retire do forno, coloque os biscoitos sobre uma grade e espere até amornarem antes de adicionar o recheio ou bombons.
  10. Quente demais o bombom vai derreter, caso estejam frios demais, basta aquecer o verso da assadeira, passar o bombom sobre a forma quente por alguns segundos, e fixa lo ao biscoito.

Prontinho! Depois é servir ou colocar em uma embalagem bem linda e presentear seus amigos, família, mãe, namorado (a), ou se deliciar com uma boa xícara de chocolate quente, cafezinho ou chá!

RENDIMENTO, VALIDADE E ARMAZENAMENTO

A receita rende em média 180g, pode ser duplicada, triplicada sem erro.

Para os biscoitos se manterem frescos, armazene em potes herméticos, longe do calor, umidade, ou contato direto com o ar.

Para presentear, saquinhos ou caixinhas são uma boa pedida, e devem ser consumidos em até 5 dias, sempre de olho em alterações na cor, cheiro, textura, quanto mais fresco, melhor.

A massa não leva ovos, pode ser mantida na geladeira, muito bem embalada por até uma semana e congelada por até 2 meses.

Espero muito que tenha gostado, e se fizer essa receita, me marque na fot ou stories no Instagram!

Obrigada,
com carinho,
Raquel.