Olá, Bellos!!

Bolhas de gelatina são muito usadas em decorações em Confeitaria, e dão um resultado incrível para bolos e cupcakes!

Você já deve ter visto aquele bolo famoso, onde tem desenhado uma moça bem bonita com um bola de chiclete, pois é, aquela bola, é uma bolha de gelatina colorida!

Elas são super fáceis de fazer, podem ser feitas de qualquer tamanho, mas devem ser feitas com pelos menos 24 horas de antecedência.

Podem ser transparentes, coloridas, com essências, brilhos. Também podem ser delicadas ou bem rígidas como plástico.

Eu vou usa las em Cupcakes de Globo de Neve, então vou fazer las os mais transparente possível e vou adicionar apenas um pouco de glitter comestível.

No mercado existem 2 tipos de gelatina incolor sem sabor, em pó ou em folha.

Porém a gelatina em folha tem 4 versões diferentes, BronzeSilver, Gold e Platinum grade, que pelo menos aqui no Reino Unido, a última foi mais fácil de encontrar, e acredito que realmente seja a mais comum.

A diferença entre os tipos de gelatina eu diria que é questão de gramatura, quão firme ficará cada uma delas na sobremesa.
Apenas para constar, segue abaixo a “gramatura” -não sei qual seria a palavra ideal em português – para cada tipo de gelatina em folha.
Bronze: 125-135
Silver: 160
Gold: 190-220
Platinum: 235-265

Eu fiz vários testes, vários, foram muitos pacotes de gelatinas até achar a melhor forma de fazer as bolhas, de maneira simplificada e mais transparentes possíveis.

A diferença no uso de folha ou pó é nítido.
A gelatina em pó resultou em bolhas mais amareladas, mais firmes, porém, com mais bolhas de ar. Mas como ela fica mais firme o balão se solta mais facilmente dela.

Já a gelatina em folha resultou em bolhas mais delicadas, brilhantes e lisas. Como fica mais fina, mais delicada, algumas vezes é necessária a ajuda de um palito para remover a bexiga de dentro da bolha, mas nada trabalhoso demais.

Não há uma medida exata de quantas folhas ou quantas gramas de gelatina você vai precisar para fazer determinada quantidade de bolhas.

Tudo depende! Depende da gelatina escolhida, folha ou pó, depende do clima onde você está, depende do tamanho do balão que vai usar, depende da quantidade de camadas de gelatina que vai passar em cada balão, e depende também da qualidade e fabricante da gelatina que está usando

Vou compartilhar o que usei e como usei, e dar algumas dicas importante para o uso da gelatina em sobremesas.

Eu usei gelatina em folhas da Dr. Oetker, e segundo a embalagem, a cada 4 folhas de gelatina (aprox 6,5g) devo usar 12g de gelatina em pó.
Então,  para fazer 6 bolhas no tamanho ideal para cupcakes, eu usei 8 folhas (13g) de gelatina, o que seria equivalente à 2 saches de 12g, ou total de 24g de gelatina em pó.

Este tipo de informação sempre terá na embalagem ou no site do fabricante, leia antes que talvez as quantidades e medidas possam ser diferente do que estou colocando aqui.

Resumindo as minhas medidas: Para cada 4 folhas de gelatina, usei 6,5g de gelatina em pó.

Gelatina em folha, apesar de deixar o trabalho mais bonito e delicado, ela aceita mais umidade, mais água que a gelatina em pó, que se exagerar na quantidade de água, as bolhas não irão firmar.

MATERIAL QUE USEI

Para fazer as bolhas você precisa de algumas “ferramentas” extras. Para fazer 6 bolhas tamanho cupcake usei:

-13g de gelatina em folha ou 24g de gelatina em pó
– água gelada
– 6 balões (usei bexigas menores que os tradicionais, 12cm)
– 6 hastes para bexigas, palitos de dente ou churrasco
– fita adesiva
– base de isopor ou papelão

COMO FAZER AS BOLHAS

1. Hidrate a gelatina de sua preferência, com água gelada por 10-15 minutos.

2. Se usar gelatina em folha, drene e antes de levar para derreter, acrescente 1 colher (sp) de água temp. ambiente para cada 4gr de gelatina usada. (para 13g gramas de gelatina em folha usei 3cl de sopa da água drenada)

Se estiver usando gelatina em pó, não exagere na água, ou as bolhas não irão firmar, Salpique apenas algumas gotas sobre a gelatina já hidratada. (Para 24g use no máximo 1cl de chá de água extra).

3. Enquanto a gelatina hidrata, encha os balão no tamanho desenhado e fixe os nos palitos de forma que fique o mais reto possível, o ideal é aquele suporte para bexiga, que deixa ela em pé e firme.

4. Derreta a gelatina de preferência na panela, fogo baixo, cuidado que ela derrete em segundos, ela não deve ser super aquecida.

5. Coloque em um refratário para que ela pare de aquecer, de preferência um bowl menor, que será mais fácil banhar e girar os balões, sem muito desperdício de gelatina.

Se quiser fazer balões coloridos, este é o momento.
Você pode colocar algumas gotas de corante em gel, se preferir pode ser pó, pode ser glitter comestível, afinal terá contato com alimento, pode acrescentar essências também.

6. Tenha certeza de que a gelatina não esteja quente demais, comece a passar os balões, um a uma, girando para que a gelatina pegue em todos os lados. Eu gosto de polvilhar glitter comestível nesta hora. Deixe secar por 5-10 minutos e repita o processo.

Eu coloco no máximo 2 camadas de gelatina por balão, quanto mais camadas, mais firme , mais opaco e mais tempo para secar.

7. Deixe secar por pelo menos 24 horas em temperatura ambiente e local bem ventilado, sem muita umidade.

8. Corte a bexiga perto do nó, ela não vai estourar, vai apenas murchar. Dependendo do balão e da quantidade de gelatina usada, e bexiga pode se soltar facilmente e sozinha, ou talvez você precisa da ajuda de uma palito de dente para descolar, mas é tranquilo retirar.

9. Corrija as imperfeições das bordas e rebarbas na medida que precisa, por exemplo, que seja suficiente para o topo de um cupcake.

10. Para tirar o opaco, passe um papel toalha com um pouquinho de manteiga ou gordura vegetal, ele ficará ainda mais transparente!

DICAS IMPORTANTES PARA AS BOLHAS

– Deixe a gelatina baixar um pouco a temperatura antes de usar, se estiver quente demais o balão pode estourar.

– Se optou por gelatina em pó, provavelmente depois de derretida ficou cheia de bolhas de ar, espere alguns minutos que as bolhas sobem para a superfície e podem ser retiradas com a ajuda de uma espátula.

– as bolhas podem ser coloridas, adicione corante comestível aos poucos até atingir a cor desejada. Pode ser em gel, em pó, glitter comestível.

– usando a gelatina em pó, muitas vezes é possível que apenas uma camada seja o suficiente para este tipo de trabalho que fiz. A quantidade de camadas fica à seu critério, pode fazer 2, 3, 5…
Recomendo pelo menos 2 camadas.

– os balões podem ser untados, eu não unto pois tenho a impressão de que a gelatina não fixa bem, mancha, mas é opinião pessoal. Se preferir untar use em pouquíssima quantidade gordura vegetal ou manteiga.

– Teoricamente elas são comestíveis, mas não recomendo degusta las, depois de secas ficam firmes com plásticos, cheira esquisito e o sabor não é legal.

– podem ser feitas com meses de antecedência pois não estragam.

– em contato com água podem amolecer.

DICAS IMPORTANTES SOBRE O USO DA GELATINA

– como eu disse acima, ao substituir gelatina em folha por pó, e vice-versa, leia a embalagem ou site do fabricante, pode variar de marca para marca.

– A gelatina sempre precisa ser hidratada antes de ser usada, e sempre a hidrate com água gelada. A água precisa ser absorvida pela gelatina, o que não acontecerá usando água em temperatura ambiente ou morna. Se a gelatina em folha tiver contato com água morna ela irá derreter e rápido.
No caso da gelatina em pó, se o processo de hidratação for rápido demais, os grânulos da gelatina vão apenas inchar por causa da alta temperatura, o que não significa que ela seja totalmente hidratada.

– ao hidratar várias folhas de gelatina ao mesmo tempo, tenha certeza de que elas estejam separadas na água, e não grudadas, isso também pode afetar a hidratação, não absorver toda a água necessária.

– hidratação da gelatina deve levar ente 10-15 minutos.

– gelatina não pode ser aquecida em temperatura superior à 60ºC, o que significa que não deve ser fervida também. Caso passe desta temperatura ela perde toda suas propriedades e deve ser descartada.

Agora é só fazer suas bolhas, usar a imaginação e criar trabalhos incríveis! Espero que estas dicas te ajudem de alguma forma!

Obrigada pela visita e me mostre o resultado do seu trabalho publicando uma foto com a #bellariachocolatier!

Beijos e até a próxima receitinha ou dica de confeitaria!
Raquel