Olá, Bellos!!

Nessa época do ano uma das coisas mais gostosas a fazer é ficar imaginando quais pratos fazer para mimar e agradar à todos na Ceia ou almoço de Natal, não é mesmo?

É um momento tão especial, em pensar na apresentação, no sabor, na cor do prato especial ou sobremesa, na louça que serão servidos, em quem irá saborosa los, isso é tão mágico!

E algo que aprendi de verdade nestes anos todos na cozinha, foi: coloque amor em cada ingrediente que fará parte da receita, prepare com amor, decore com amor, sirva com amor!

Eu estava há meses sofrendo uma “pressão psicológica” aqui em casa para fazer um cheesecake! É sério, Dirk vinha me pedindo isso há meses, acredito que desde o Verão passado, que fomos colher frutinhas na fazenda, numa cidade que fica aqui perto, até compartilhei com vocês esse momento lá nos Stories do Instagram. (clica aqui pra me acompanhar lá!)

Mas como eu disse acima, um prato, uma sobremesa fica ainda mais gostosa quando feita com amor, e dedicação. Eu não queria fazer o Cheesecake só pelo fato de ter frutas na geladeira! Eu queria pensar em uma receita especial, queria imaginar como monta la, que sabor teria, que cor teria, e qual seria o detalhe especial.

E digo mais, acredito que 99% das receitas publicadas aqui e no Canal foram desenvolvidas assim, e só compartilhadas depois de ter certeza que estavam quase que perfeitas!

E finalmente, o dia do Cheesecake chegou!

Há alguns meses, em Outubro, quando comecei a definir as receitas de Natal que iria gravar para. canal, defini que o Cheesecake seria uma delas! OK! Não temos frutas frescas aqui na Inglaterra nessa época do ano! Ótimo, as congelado farão muito bem esse papel! Darão ainda mais sabor à sobremesa! Sendo assim, não briguem comigo por eu usar muita framboesa nas sobremesas aqui!rs

No Verão elas são mato, e você encontra em qualquer esquina, na rua mesmo! Depois de agosto, apenas congeladas e caras! Morangos são ainda pior, são extremamente delicados e não aguentam o clima aqui, este Verão mal tivemos morangos lindos e saborosos de tão quente e seco que foi o Verão, então desde já eu aviso: use e abuse das frutinhas congeladas para este tipo de receita! Independente de onde estiver!

Esse Cheesecake é muito, mas muito fácil de fazer mesmo, e se seguir a receitinha que vou passar, ele pode resultar num sabor incrível,  – claro, há diferença de sabor para as frutas daqui comparada às frutas no Brasil, por aí são muito mais saborosas! – Mas a combinação com as frutas vermelhas com o chocolate branco e Cream Cheese fica tão perfeita que lembra demais aquele iogurte que todos nós amarávamos quando criança, e que até hoje quando vimos na geladeira do mercado faz cócegas não mãos pra comprar!

Como eu disse, estou usando frutas congeladas alguns poucos morangos frescos, e a partir delas faço um geléia muito simples, que pode ser feita algumas horas ou até mesmo uns 2 dias de antecedência, para agilizar o processo!

Claro que, se estiver com muita pressa, ou fazer geléia não faz parte de seus planos, sim, você pode usar uma geléia pronta, desde que ela não tenha muito açúcar em sua composição, mas faça a caseira, prometo que valerá demais os 30 minutinhos a mais na produção, que passará tão rápido que não irá nem notar!

Primeira coisa, preparar a geléia!

GELÉIA SIMPLES DE FRUTAS VERMELHAS

350g framboesas congeladas
150g morangos frescos
¹/4 xícara água
2cl sp açúcar
1cl ch licor de cereja (opcional)

  1. Deixe as framboesas descongelaram naturalmente, gosto de deixa las em uma peneira escoando na pia ou numa vasilha. O ideal é deixar da noite anterior ou por pelo menos umas 4 horas.
  2. Lave muito bem os morangos, retire os cabinhos.
  3. Junte as duas frutas e os demais ingredientes numa panela média, leve para cozinhar em fogo baixo/médio, mexendo de vez em quando por uns 30 minutos, ou até que a água seque quase que completamente.
  4. Quando passar a espátula e conseguir ver o fundo da panela, as frutinhas estiverem bem cozidas e desmanchando, água quase seca, geléia pronta!
  5. Depois que retirar do fogo, pode adicionar algum licor ou extrato, mas
  6. Coloque em um outro potinho, cubra com plástico filme encostado á geléia, mantenha na geladeira até a hora de usar.

BASE DO CHEESECAKE

Para a base estou usando biscoito maltado, mas pode ser feito com qualquer biscoito doce, sem recheio que prefira, com biscoito Maria fica maravilhoso também.

200g biscoito maltado
80g manteiga sem sal

  1. derreta a manteiga em fogo baixo.
  2. Processe o biscoito no processador ou liquidificador, até virar uma farinha fina.
  3. Junte a manteiga derretida, processe mais um pouco, ou mexa com uma espátula, até virar uma farofa úmida.
  4. Coloque a faria numa assadeira de 20cm, pressionando bem com um copo ou uma xícara, até ficar lisinha e todo igualada em todo a base.
  5. Leve para a geladeira enquanto prepara o creme de queijo.

CREME DE QUEIJO

Lembre se que Cheesecake é um bolo ou uma torta de queijo! E esta é uma versão sem forno!

dica 1
Eu já fiz esse creme de duas formas diferentes, nesta vou bater todos os ingredientes, o que deixará o creme com uma textura mais fofa e consistente, como uma mousse. Se não quiser bater os ingredientes pode simplesmente fazer um ganache a partir do chocolate e creme de leite e então juntar os demais ingredientes, a textura será similar a de um pudim, tão gostoso quanto!

300g chocolate branco, de boa qualidade (não use fracionado)
250g cream cheese, temperatura ambiente
300ml creme de leite gelado

  1. Derreta o chocolate me banho-maria, ou microondas. Depois de derretido, reserve até baixar a temperatura.
  2. Em um bowl bata o cream cheese até ficar fofo. Pode ser simplesmente com garfo ou fouet.
  3. Assim que a temperatura do chocolate baixar um pouco, junte ao Cream Cheese e bata por uns 5 minutos, até formar um creme fofo e mais clarinho. Reserve.
  4. Em um outro bowl bata o creme de leite gelado e bata até atingir ponto de Chantilly, fofo e formando picos médios. Não bata demais senão seu Cheesecake ficará duro! Lembre se que,  quanto mais gelado, mais rápido para virar chantilly.
    dica 2
    O que fazer se bater demais o creme de leite e ficar firme demais?
    Acrescente mais um pouco de creme de leite, e misture delicadamente, com uma espátula!
  5. Junte o creme de chocolate ao chantilly e misture delicadamente, de preferência com a espátula para não alterar a textura do chantilly. Reserve.

Tudo pronto para começar a montagem do Cheescake, e aqui vc tem alguma opções para isso.

Você pode monta lo simples, base, creme de queijo e geléia para finalizar.

Você também pode misturar a geléia toda de uma vez ao creme.

Ou, fazer camadas degradê como fiz.

MONTAGEM

Eu montei meu cheesecake numa assadeira com a folha de acetato porque eu não tinha certeza se iria caber todo o creme em questão de altura, se sua assadeira for alta, não precisa da folha, mas é importante que seja fundo removível. Se não for removível, as opções são, usar a folha na lateral sim, e forrar com papel manteiga, e desenformar quando estiver bem gelada e firme.

  1. Divida o creme de queijo em 3 partes iguais. Adicione geléia aos poucos em cada potinho de creme, com com quantidades diferentes. Por exemplo, no primeiro potinho coloquei 3 colheres de sopa de geléia para começar, no segundo 2 colheres e no terceiro 1 colher. Assim o tom de cada camadas será diferente. E vá adicionando nesta proporção até usar a geléia toda.
    Dica 3
    A geléia não pode ter água em excesso, isso pode talhar o creme de queijo. Na dúvida, deixe escoar em uma peneira por alguns minutos antes de usar.
  2. Retire a base de biscoito da geladeira, agora pode escolher entre começar pela camada mais clara ou a mais intensa. Eu comecei pela camada mais escura, coloque sobre a camada de biscoito, bata a assadeira na superfície pra tirar o excesso de ar, alise bem, leve para a geladeira por pelo menos 30-40 minutos, ou congelador por 15 minutos, ou até que esteja seca ao toque.
  3. Retire da geladeira, coloque a segunda camada de creme, bata para retirar oe excesso de ar, alise. Geladeira novamente.
    Dica 4
    Limpe a lateral da assadeira com papel toalha entre cada camada, assim as listras ficarão mais visíveis.
  4. Coloque a última camada de creme, bata, alise, limpe a lateral. Cubra com plástico filme para evitar odores e sabores da geladeira, e até mesmo alterar a cor, geladeira por no mínimo 6 horas, ou congelador por 4 horas. O meu passou a noite na geladeira.
  5. Retire da assadeira ainda firme, coloque no prato de servir, limpe todo farelo de biscoito, decore.

Aqui em casa somos divididos por servi la geladinha e mais firme e crocante, ou um pouco mais cremosa menos gelada. Então fica à seu critério sobre mante la na geladeira até a hora de servir, ou retirar elo menos 30 minutos antes de servir.

 

DECORAÇÃO

Para a decoração usei ouro de frutas vermelhas, na verdade eram apensas framboesas congeladas!

Usei 350g de framboesas descongeladas, cozidas da mesma forma que fiz com a geléia acima, com menos açúcar. Processei, passei pela peneira para retirar as sementes e só!

Também usei as frutinhas açucaradas que ensinei a fazer neste post, clique aqui pra ver.

 

VALIDADE E RENDIMENTO

O Cheesecake é feito de queijo, então é importante mante lo sempre geladinho, e consumir em até 5-8 dias, ou até notar qualquer alteração na cor e sabor! Use sempre ingredientes frescos,  com validade mais longa, isso também vai refletir na validade da sobremesa.

Rende uma assadeira de 20cm, 860g de creme de queijo aproximadamente.

Se preferir fazer em assadeira de até 25cm, não tem problema algum, ele só vai ficar mais baixinho.

A geléia rende um pouco mais de 1 picara e o purê cerca de ¹/³ de xícara.

Espero muito que tenha gostado desta receita, e quero muito ver sua versão quando testa la! Me mostre uma foto publicando com a #bellariachocolatier!

Obrigada, e espero te ver por aqui antes do Natal, tem muita receita deliciosa chegando até lá!

E me acompanhe lá no Instagram para ver os bastidores e mais sobre a Bellaria!

Obrigada, e até breve!

beijos,
Raquel