Olá, Bellos!

Continuando nossa Especial de Inverno, é claro que não poderia faltar Churros e Doce de Leite quentinhos, não é mesmo?

Eu queria muito compartilhar essa combinação com vocês, mas queria que fosse algo muito gostoso, suculento, e claro, diferente!

Eu nunca havia feito Churros, apesar de amar este doce, então pesquisei muito, testei mais de 5 receitas que amigas me passaram, e como eu já disse antes, o que mais sofro aqui na Bellaria é meu bloqueio em usar receitas de outras pessoas, SEMPRE erro! Então vou tentando adapta-las e criando uma outra receita em que gosto do resultado em questão de sabor, textura e visual.

Como ainda estamos perto do Dia dos Namorados, e friozinho sempre é bom para gordices como essas à dois, fiz uma versão bem calórica e bem romântica para aquecer e adoçar.

Churros, eu sei, tem cara de ser difícil, complicado e você já pensou em pular esta parte da receita, mas não, dá uma chance para esta que é bem fácil, juro! E tão gostosa, que vale muito a pena!

E eu sugiro que você faça esta receita bem perto da hora de servir, eu sou da opinião de que Churros bom é aquele servido fresquinho, quentinho.

E melhor ainda, se for servido com um delicioso Doce de Leite Quente.

CHURROS

2cl(sp) de manteiga sem sal (30g)
¹/² xícara de água (120ml)
¹/² xícara de leite (120ml)
1cl (sp) açúcar (10g)
1/4 de cl(sp) sal (2g)
¹/² cl(ch) de extrato de baunilha (5ml)
1 cl (sp) fubá (opcional) (15g)
1 xícara não muito cheia de farinha (aprox 130gr)
açúcar e canela a gosto
RENDE: 15-20 corações

Na panela coloque a manteiga, água e o leite e leve em fogo médio para aquecer, adicione a baunilha e o açúcar e mexa bem.

Quando levantar fervura, adicione o fubá e o sal e mexa bem rápido usando um fouet ou colher de pau.

Adicione a farinha e continue mexendo bem rápido até virar uma bolinha de massa.

Agora o ideal é usar uma colher de pau ou uma espátula, baixe o fogo e mexa por uns 3 minutos, para que a farinha e o fubá cozinhem, evitando o sabor de farinha nos Churros.

Para fazer Churros é preciso manusear a massa ainda quente, então tome muito cuidado, e se você tiver luvas de tecido, use.

Retire do fogo e despeje esta massa na pia, ou uma superficie lisa, e sove por uns 5 minutos, ela precisa ficar bem lisinha, de novo, cuidado com as mãos, esta massa está bem quente!

A massa talvez fique um pouco grudenta na superfície, mas está tudo certo, ela não pode grudar às mãos, se estiver muito grudenta, polvilhe um pouquinho de farinha ou fubá.

Colque a massa num saco de confeitar, se tiver bicos de confeitar, use, senão, sem problemas, não é necessário, só fica mais bonitinho.

Eu fiz os churros em forma de coração, mas você pode dar à ele o formato que quiser, tubinhos, circular, tirinhas…

Para fazer o coração, faça os dois lados, e pressione as emendas para que ele não desgrude na hora de fritar.

Essa massa gruda no papel manteiga, então deixe os churros na pia ou superfície lisa e limpa, até a hora de fritar.

Se não for fritar todos de uma vez, reserve em um refratário bem fechado na geladeira e use no máximo em 24 horas. Retire da geladeira meia hora antes de fritar.

FRITO OU ASSADO?

Muita gente gosta de Churros, mas evita por ser fritura, então eu testei assar essa receita e deu certo, porém, ele fica um pouquinho borrachudo depois de frio. Tire do forno e consuma logo em seguida.
Forno pré aquecido à 180º e asse por 20-25 minutos, até que esteja bem dourados.

Para fritar, coloque uns 3 dedos de óleo na panela e aqueça bem, precisa estar bem quente, para que frite rápido e fique bem sequinho.

Não coloque muitos na mesma panela, pois eles grudam entre sim, coloque um de cada vez, e use um garfo para afasta-los.

Frite por uns 4-5 minutos, até que estejam bem dourados.

Deixe secar por uns 2 minutos no papel toalha e passe imediatamente no açúcar com canela.

Sirva em seguida.

DOCE DE LEITE QUENTE (receita para 2)

Inverno pede uma bebida bem quentinha, e todo mundo ama e pensa logo no Chocolate Quente, aqui mesmo já compartilhei várias receitas dele.

Mas, por que não experimentar algo diferente e igualmente delicioso e que vai combinar ainda melhor com esses Churros maravilhosos?

Doce de Leite Quente é a combinação perfeita e você precisa de poucos ingredientes e apenas 5 minutos.

2¹/² xícaras de leite (600ml)
4 colheres generosas de doce de leite (tem receita aqui)
1 cl(sp) de amido de milho
1cl (ch) extrato de baunilha
1 xícara de creme de leite gelado para o chantilly (opcional)

Numa panela coloque o leite e o amido, mexa bem para dissolve-lo, leve ao fogo médio, adicione a baunilha e o doce de leite, e mexa com um fouet até dissolver o doce de leite, deixe levantar fervura, baixe o fogo e deixe cozinhar por uns 3 minutos, para que o amido seja cozido, e dê textura cremosa e não fique com gosto de farinha.

Sirva numa caneca bem linda, decorada com doce de leite, e se quiser, bata um pouco de creme de leite bem, gelado, ele viras um chantilly perfeito para ser servido com este Doce de Leite Quente.

Espero que tenha gostado desta receita, se testa la, publique uma foto com #bellariachocolatier, assim posso ver sua versão!
Acompanhe a Bellaria também no Youtube, Insta e Facebook!

Obrigada, e até a próxima receita!
Beijos,

Raquel