Olá, Bellos!

UAU! Já é JUNHO!

Junho = Festa Junina, e claro que teremos várias receitinhas típicas por aqui!

Apesar de já ter compartilhado uma receita de Paçoca ano passado, aqui em casa somos apaixonados por este docinho de amendoim maravilhoso, e sempre testamos novas receitas.

O melhor desta receita é que são apenas 3 ingredientes, sem farinha e sem leite condensado, e pronta em poucos minutos!

E quem não ama Paçoca de Rolha, aquela delicadinha, saborosa, que na hora de comer despedaça e faz aquela sujeira?

A receita é super simples, leva apenas 3 ingredientes, e testei 3 tipos de amendoim torrado, o que altera demais o sabor final.

Aqui na Inglaterra é muito difícil encontrar amendoim cru, no mercado se encontra apenas o torrado, mas geralmente casca ou já bem salgado.
Então meu primeiro teste foi com este amendoim com casca, mas torrado e sem sal.

E questão de sabor, foi ok, mas com muito sabor de amendoim cru, e a paçoca ficou clarinha demais, aparência meio triste, sem cor, sem vida.

O segundo teste, peguei o mesmo amendoim com casca e sem sal, torrei por mais 10 minutos e ficou perfeito, em questão de cor e sabor final. Ficou muito igual aquela famosa, vendida no mercado!

Mas, eu cometi um erro e processei demais o amendoim! ele solta óleo demais, e minha paçoca ficou mais molinha, mas tão gostosa quanto a de rolha que quebra na hora de comer, então, só atenção para não processar demais.

Na semana passada entrei em uma loja, acredito eu, de indianos, e encontrei o amendoim cru, apenas com a pele vermelhinha! Claro que resolvi comprar e testar também.

Torrei por quase 20 minutos no forno à 180º, retirei a pele e segui a receita. A paçoca ficou perfeita em questão de maciez e bem sequinha, mas em questão de sabor, achei que ficou um pouco amargo, talvez, assando o amendoim por no máximo 15 minutos, seja mais que suficiente.

Ou seja, o ideal é que o amendoim esteja um dourado bem suave, nem branco e nem escuro demais isso é essencial para o sabor final da paçoca.

INGREDIENTES

1 xícara de amendoim levemente torrado, sem pele e sem sal
¹/² xícara de açúcar
1 pitada de sal

No processador ou liquidificar, coloque o amendoim e bata por uns 3 minutos, abra, mexa bem, se ainda tiver muito pedacinho de amendoim bata por mais alguns minutinhos, mas cuidado para não bater demais.
Ele precisa virar uma farofa, bem soltinha.

Adicione o açúcar e o sal, mexa bem com uma espátula, verifique se precisa de mais sal.

Coloque essa farofa em outro refratário, e agora é “massagear” essa farofa com os dedos por alguns minutos.
O amendoim vai aquecer, liberando óleo, que será nosso “líquido” da receita, este óleo que vai dar liga na hora de prensar a paçoca.

Esta farofinha é perfeita para fazer brigadeiros de paçoca, decorar bolos e cupcakes!

MONTAGEM

Você pode usar um cortador de biscoito, aquele em forma de cilindro, ou criar seu próprio molde para a paçoca, como eu fiz.

Usei uma folha de acetato, fiz um cilindro de aproximadamente 4cm de diâmetro por 6cm de altura, e fechei usando cola adesiva, tipo dupla face, só tome cuidado para que esta cola não tenha contato com a paçoca.

Caso você não tenha muita paciência para artes, e fazer seu próprio cilindro, você pode comprar tubos de pvc, em lojas de materiais para construção, pedir que cortem no tamanho desejado.

Ou ainda, se você não se importa com a forma da paçoquinha, e quer apenas degusta-la, pode prensar a farofa direto numa forma de bolo e cortar em quadradinhos, ou usando um cortador de biscoitos.

Moldes definidos e prontos, agora é só encher os moldes com paçoca e pressionar o máximo possível, tire do molde puxando o com um das mão, e segure a paçoquinha com a ponta dos dedos, para ter certeza de que ela não irá quebrar quando puxar o molde.

Pronto! Agora é só servir, levar na Festa Junina e fazer sucesso!