Olá, Bellos!

Quem não ama Pão de Mel?

Me lembro quando era criança e meu pai ia à padaria buscar pão e sempre voltava pra casa com vários pães de mel para a família toda, mas quem comia quase tudo era ele mesmo! Ele ama pão de mel!

A receita que compartilho hoje é a mesma receita que eu sempre usei para os pães de mel vendidos na Bellaria, quando Confeitaria Gourmet, massa leve, massa, saborosa, fácil de fazer e não fica esfarelenta.

Vou fazer estes pães de mel decorados de Unicórnios e um especial para o Dia das Mães, e eles podem ser assados e decorados de mil maneiras diferentes e em qualquer tema. Eu decidi faze-los no palito, assim ficam mais charmosos.

INGREDIENTES

✿ 1 lata de leite condensado
✿ 400ml de leite (1 xícara e ²/³)
✿ ¹/² xícara de mel (120ml)
✿ 3 cl (sp) de canela em pó
✿ 1 cl (sp) de cravo em pó
✿ 1 cl (ch) bicarbonato de sódio
✿ 3 xícara de farinha de trigo peneirada (360g)
✿ 1 cl (sp) de fermento em pó

Rende: 26-28 unidades, dependendo da forma usada.
Asse em uma forma de aproo. 30cm, ou em formas invadais para facilitar o trabalho e evitar desperdício de massa.

Assei em formas de silicone para sorvete, tamanho 9x5cm.

RECHEIO

Eu optei pelo tradicional doce de leite cozido, mas fica divino também com outros recheios como ganache, brigadeiro, beijinho.

✿ 1 lata de doce de leite cozido por 40 minutos na pressão.

Suficiente para rechear 12-15 unidades médias.

COBERTURA

Gosto de banhar com chocolate 50% cacau, assim não fica doce demais, mas como estes eram temáticos, banhei com chocolate branco e ficaram divinos!

Outra opção para banhar, é o ganache bem molinho!

✿ 250g – suficiente para banhar 6 unidades grandes ou 8 menores.

PREPARO

✿ No liquidificador, eu não tenho, usei  a batedeira, então ficam alguns gruminhos, se tiver liquidificador, melhor, coloque o leite, o leite condensado, o mel, a canela, o cravo e o bicarbonato. Bata por uns 2 minutos para que estes ingredientes se misturem muito bem.

✿ Adicione então a farinha aos poucos, o mel dificultas um pouco a mistura dos ingredientes, então se ela não misturar muito bem, use a função pulsar que facilita bastante o trabalho.

Depois de adicionar toda a farinha, coloque o fermento e pulse mais uma vez.

✿ Coloque na forma desejada e levar ao forno pré aquecido à 180ºC por aproximadamente 20 minutos na forma grande e cerca de 12-15 minutos em formas individuais, isso varia de forno pra forno, então o melhor a fazer, teste do palito limpo.

Se optou pela forma grande, use cortador de biscoitos para cortar, passe um pouco de manteiga e açúcar, que facilita para corta-los, e corte ainda morno, não quente demais.

Se não tiver cortadores, você pode desenhar um molde no papel manteiga e cortar com uma faca de corte liso, já que a massa não esfarela demais.

Capriche no recheio e limpe o excesso com os dedos ou uma espátula, para não vazar no chocolate na hora de banhar.

✿ Para banhar, derreta o chocolate em banho-maria ou microondas, não aqueça demais, deixe em torno de 30C, assim não é necessário o choque térmico.

✿ Se for colocar palitos, essa é a hora, assim que banha-los, coloque com bastante cuidado o palito em uma das extremidades, e se necessário, coloque mais chocolate perto do palito, assim garante que não sairá.

✿ Leve à geladeira por uns 5 minutos.

Agora é só decorar ou devorar! Se for embalar, espere pelo menos 2 horas.

PARA DECORAR

Como estes pães de mel foram para um video tutorial de como decorar, usei pasta americana e glacê que me facilitaria o trabalho, em questão de sabor, minha sugestão é o uso de pasta de leite Ninho no lugar da pasta de açúcar e ganache de chocolate branco colorido com corante em gel para o glacê real.

GLACÊ REAL CASEIRO – COM PÓ DE MERENGUE (passo a passo aqui)
500g de açúcar de confeiteiro
4 colheres de pó de merengue
1 colher de cremor de tártaro
70ml de água – temp ambiente

Usei 4 cores diferentes para os glacês, para fazer a crina do Unicórnio, uma dica muito legal é usar todas as cores juntas, criando um arco íris na crina, fica muito lindo e delicado, mágico!

Para os detalhes de orelhas e focinho usei a pasta de açúcar, mostro tudo no video lá no alto do post!

Inscreva se no canal para ver os pães de mel decorados para o Dia das mães, disponível ainda esta semana!

Espero que tenha gostado da receita, se testa-la, publique uma foto usando a #bellariachocolatier, e acompanhe os bastidores das receitas pelo Instagram @bellariachocolatier.

Obrigada e até a próxima receita!
beijos
Raquel