Olá, Bellos!

Como disse no último post, aquele Chocolate Quente Italiano super cremoso, este mês vou compartilhar receitas especias para o Dia dos Namorados e também para aproveitar com muito sabor e charme o friozinho do Inverno!

A escolhida de hoje é um delicioso Suflê de Chocolate com Nutella, uma sobremesa francesa, queridinha no mundo todo, um bolinho muito leve, fofinho, molhadinho.

Uma boa opção para quem não pode comer farinha de trigo, pois é possível faze-lo sem farinha e fermento. Existem mil receitas, testei várias, notei que cada pessoa faz de um jeito, com ingredientes diferentes, inclusive alguns com farinha e fermento.

Depois de vários testes fracassados, sem sabor ou seco demais, decidi fazer do meu jeito, me baseando na ideia de bolo simples, sem farinha e sem fermento, e para minha surpresa, aquilo que parecia resultar num grande fracasso, foi a melhor receita que provei até agora!

O segredo para um Suflê bem feito é claras em neve bem batidas e forno bem quente.

Então, prepara o forno pré aquecendo na temperatura mais alta possível enquanto prepara toda a receita, e também já escolhe um potinho de cerâmica ou uma caneca bem linda para valorizar ainda mais este bolinho delicioso e cheio de charme, que para ficar melhor ainda, recheei com Nutella, e uau, você precisa experimentar!

Eu gosto de servi lo com uma calda bem leve de baunilha, que combina perfeitamente com este bolinho molhadinho, fica maravilhoso!

Esta receita é super rápida e fácil, mas antes de mais nada prepare com antecedência estes dois próximos passos:

* Unte a caneca ou potinhos (ramekins) com manteiga sem sal e açúcar cristal, deixe na geladeira o máximo de tempo possível antes de usa-los.

* pré aqueça o forno na temperatura máxima enquanto prepara a massa, mas na hora de assar, quando colocar o Suflê dentro do forno, baixe para 200ºC.

INGREDIENTES

40ml(2cl sp) de leite
1/4 xícara (45ml) creme de leite
20g de manteiga sem sal
80g de açúcar
80g (¹/³ xícara) de chocolate amargo
2 gemas
3 claras
1/4cl (ch) sal
1/4 xícara de cacau
3 colheres de Nutella (opcional)

Rendimento 3 unidades médias ou 4 pequenas

PREPARO

Derreta o chocolate e a manteiga juntos, pode ser no microondas ou em banho maria, e reserve.

Em uma panela junte o creme de leite e o leite aqueça até levantar fervura, quando começar a ferve, junte o chocolate derretido, mexa e adicione o cacau em pó, mexa bem, fica uma massinha firme, e reserve até esfriar.

Agora, um dos principais passos para um bom Suflê, que é bater as claras em neve, pode ser na batedeira ou em um bowl com fouet,  junte as claras com o sal e comece batendo em velocidade média, até começar a espumar.

Quando espumar, comece a adicionar o açúcar, mas é muito importante que seja aos poucos, assim ela mantém a estabilidade, elasticidade da clara em neve, evitando que quebrem as bolhas de ar que foram criadas.
As claras são as responsáveis pelo crescimento do Suflê, substituindo a farinha e fermento.

Depois de adicionar todo o açúcar, aumente a velocidade e bata até atingir ponto de pico duro.

Junte ¹/³ das claras em neve com a mistura de chocolate e mexa delicadamente, sempre do fundo do bowl pra cima, esta primeira parte de claras vai amaciar a mistura de chocolate, dar leveza, quando estiver bem macia, bem misturada, adicione o restante das claras e mexa ainda delicadamente, para não tirar o ar das claras em neve.

Reitre os potinhos da geladeira, encha quase até a borda, se quiser, adicione uma colher de Nutella bem ao centro do potinho, leve para assar, e assim que fechar a porta do forno, baixe a temperatura para 200ºC e asse por aproximadamente 12-13 minutos, ou até que esteja bem alto e opaco no topo.

Importante, o Suflê baixa minutos depois que retirar do forno, então o ideal é assar perto da hora de servir, não que baixinho ou requentado seja ruim, apenas mais charmoso.

CALDA DE BAUNILHA (opcional)

1¹/² xícara de leite
1cl(sp) de extrato de baunilha
2 gemas (peneiradas)
1cl (sp) amido de milho
4cl (sp) de açúcar
1 fava de baunilha (opcional)

PREPARO

Para fazer a calda de baunilha, basta juntar todos os ingrediente numa panela, mexer muito bem antes de levar ao fogo, caso o leite esteja gelado, melhor ainda, assim o amido irá se dissolver mais facilmente no leite.

Cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre por alguns minutos, quando levantar fervura, deixe cozinhar por pelo menos 3 minutos, assim o amido começará a agir, dando cremosidade à esta calda.

Desligue o fogo e reserve coberto com plástico filme, para evitar que crie uma “nata” por cima.

MONTAGEM

Você pode servi-los assim que retirar do forno.

Mas se quiser servir de forma mais apetitosa, charmosa, polvilhe açúcar de confeiteiro e regue com a calda de baunilha e decore com moranguinho.

Sirva imediatamente pois o Suflê baixa poucos minutos depois em temperatura ambiente.

Espero que tenha gostado desta receita, e se testa-la, publique uma foto usando a #bellariachocolatier para que eu possa ver!
Obrigada, e até a próxima receita.
Raquel (Bella)