Olá, Bellos!!

Hoje compartilho uma das receitas mais diferentes, fofa e deliciosa daqui do Blog.

Strawberry Shortcake é uma sobremesa muito comum nos Estados Unidos. E se você é ou já foi fã da Moranguinho (que aliás é este o nome dela em Inglês), já viu esta sobremesa diversas vezes no desenho, e aposto que sempre teve vontade de experimenta-la.

Strawberry Shortcake, acho que a melhor forma de traduzi-lo é Tortinha de Morango. Uma combinação perfeita de massa amanteigada que derrete na boca, chantilly e morangos frescos.

Esta receita é feita, geralmente, com Scones, um “pãozinho” amanteigado muito comum aqui no Reino Unido, e também nos Estados Unidos, pelo menos fisicamente são muito parecidos não posso dizer que são iguais pois nunca provei o americano.

Estes Scones são geralmente servidos para o chá da tarde aqui e há 3 versões deles, a natural levemente adocicado, o de uvas passas e o de queijo parmesão, que para mim, apesar de não ter nada a ver, é o que mais me ajuda a matar a saudade do nosso Pão de Queijo.

Para esta receita vou fazer a versão mais leve dos Scones, a natural, e a partir desta receita você consegue criar as demais versões, acrescentando as uvas passas ou diminuindo o açúcar e aumentando a quantidade de sal e acrescentando o parmesão, ou ainda, criar sua própria receita!

Você pode servir esta sobremesa logo após um almoço leve, ou fazer naquele domingo de manhã que você quer caprichar no café da manhã, ou talvez servir um delicioso brunch, chá da tarde, enfim, ela é linda, gostosa e todo mundo vai querer provar!

Essa tortinha de morango é muito fácil, não leva mais de 30 minutos para ser feita e tenho certeza que vai fazer sucesso por aí!

Existem diversas maneiras de fazer Shortcake, inclusive usando massa de bolo de baunilha, mas acho que com  Scones fica mais bonitinho, mais charmosa!

Esta receita pode ser reduzida pela metade ou até mesmo ¹/³ dela, assim como duplicada, triplicada. Testei também a versão glúten free e ficou perfeito e ainda mais bonito!

✿ Antes de mais nada, mantenha a manteiga no congelador até a hora de usa-la! Quanto mais gelada, ou melhor, congelada, melhor!

Por que ralar a manteiga congelada?
Há bons motivos, que tenho certeza que você vai lembrar desta dica quando for fazer uma receita que peça por manteiga gelada

O principal motivo é que ela se mistura muito mais fácil à farinha quando ralada, esta massa deve ser pouco manuseada, evitar contato demais com as mãos, afinal queremos que a manteiga vá gelada para o forno. Então ralando a manteiga congelada, fica muito mais fácil mistura-la à farinha.

O segundo motivo, desta forma ela irá derreter melhor no forno, criando vapor e assim deixará a massa mais delicada, com a textura perfeita, douradinha por fora, macia por dentro, daquela que derrete na boca, sabe?
E no caso de folhados, ela cria as camadas perfeitas!

É uma ótima técnica para testar em muffins, bolachas e biscoitos também!

Importante, depois que retirar a manteiga do congelador, ela dura poucos minutos congelada, então gosto de ralar antes de começar a separar os demais ingredientes, e volto ao congelador até a hora de usar.

PARA OS SCONES – Rende 6 unidades grandes

✿ 2 ovos grandes (levemente batidos com um garfo)
✿ ¹/4 xícara de açúcar (45g)
✿ ³/4 manteiga congelada (ou muito gelada) (180g)
✿ 30ml de creme de leite fresco ou lata (sem soro) – um pouco menos de ¹/4 de xícara – ou iogurte natural
✿ 2 ³/4 xícara de farinha de trigo (385g)
✿ 1cl chá de sal
✿ 2cl sp fermento químico
✿ 1cl sp extrato ou essência de baunilha

PREPARO

✿ Deixe o forno bem quente à 200ºC!

✿ Rale a manteiga congelada usando o ralador de queijo, aquele que deixa tipo lascas, e leve de volta ao congelador até a hora de usa-la.

✿ Em um refratário junte os ovos, batidos ligeiramente com o garfo, adicione a a baunilha, o creme de leite

✿ Em um outro bowl, maior, adicione todos os ingredientes secos e misture.

✿ Agora é só acrescentar a manteiga o mais gelada possível e mexer bem. Tente fazer esse processo rapidinho, digo, evite manusear demais a massa, assim a temperatura se mantém na temperatura ideal para o forno.

✿ Retire do bowl, amasse até ficar uma massa lisa, não precisa sovar, apenas ter certeza de que todos os ingredientes estejam misturados, evite o calor das mãos por tempo demais na manteiga.

✿ Abra a massa com as mãos ou usando um rolo, e corte os scones com um copo de boca larga ou cortador de biscoitos, eu gosto de faze-los grande, mas se preferir fazer menor, fique a vontade! Usei cortador de biscoitos de 9cm de diâmetro.

✿ Coloque os em uma forma untada com papel manteiga e leve ao forno bem quente à 200ºC até dourar, cerca de 15-20 minutos dependendo do seu forno.

✿ Pincele os scones comum pouco de leite ou 1 ovo batido e polvilhe açúcar cristal.

✿ Assim que assados, retire do forno e deixe esfriar.

CALDA DE MORANGOS

✿ 400g de morangos frescos, lavados
✿ 1cl ch extrato de baunilha ou essência, se preferir
✿ 1/2 xícara de açúcar

MODO DE PREPARO

Enquanto os Scones estão assando, vamos preparar o recheio! Maravilhoso por sinal!

✿ Corte os morangos grosseiramente, adicione a baunilha e o açúcar, mexa bem e reserve em temperatura ambiente até a hora de usar.

Os morango vão liberar o suco e criar uma calda maravilhosa.
Deixe para fazer no máximo 1hr antes de usar. Use tudo em no máximo 24 horas.

CHANTILLY

✿ 300ml creme de leite fresco ou lata (sem soro)
✿ 1cl ch extrato de baunilha, ou fava ou essência
✿ 2cl sp de açúcar – se quiser mais docinho, aumente para ¹/² xícara.

PEPRARO

✿ Na batedeira, junte todos os ingredientes e bata em velocidade máximo até dobrar de volume e ficar mais espesso, não bata demais pois pode virar manteiga, e ficar firme demais, como ficou o meu no video.

Reserve na geladeira até a hora de usar.

MONTAGEM

Deixe para montar na hora de servir.

✿ Assim que os scones estiverem frios, corte ao meio, adicione os morangos e coloque um pouco do chantilly. Tampe e agora é só decorar como quiser.

✿ Eu gosto de colocar um pouquinho mais de chantilly  finalizar com um morango fresco, ou seja, a maneira mais fofa e clássica desta receita!

Depois é só servir, se deliciar, mimar e esperar pelos elogios!

Se gostou desta receita, compartilhe com seus amigos, e se testa-la, publique uma foto com #bellariachocolatier, vou amar ver a sua versão!

Não esqueça de seguir a Bellaria lá no Instagram, sempre posto os bastidores dos videos, testes de novas receitas e compartilho coisas que gosto daqui do Reino Unido.

Obrigada, e até a próxima receita!
Raquel