Olá, Bellos!

Hoje vou te mostrar um jeito super fácil e muito rápido de fazer Trufas deliciosas, macia, saborosas e que derretem na boca! Eu optei em faze las de Café, mas é claro que ele pode ser excluído da receita, ou até mesmo substituído por qualquer extrato ou essência, ou ainda raspas de frutas cítricas!

Trufas são simples de fazer, levam poucos ingredientes, e são um dos docinhos mais famosos e amados no mundo todo!

Como eu disse acima, o café dá apenas um toque à trufa, é suave e intensifica o sabor do chocolate, sem ele o resultado é uma tradicional trufa de chocolate, o que é maravilhoso também!

TRUFAS DE CAFÉ

300g Chocolate Amargo (50%) – 1 ¹/² xícara
150ml creme de leite  – ²/³ xícara
1cl chá café solúvel
1cl ch extrato de café
50g manteiga sem sal, gelada e picada em cubos – 4cl sp

Extrato Caseiro de Café para Trufas e Chocolates

Aqui no Blog eu já ensinei a fazer o extrato de café básica para massas e bolos, mas aquele contém água e não pode ser usado para chocolates. Mas dá pra fazer seu próprio extrato de café em casa, mas ele leva tempo, então vou dar duas sugestões.

Extrato Natural de Café – 1 mês em conserva

1¹/² xícara vodka ou cachaça
¹/² xícara grãos de café puro

  1. coloque os dois ingredientes num potinho hermético e mantenha num cantinho na sua cozinha longe da claridade, mas que você veja com frequência, e sempre que possível dê uma chacoalhada no potinho, pelo menos uma vez ao dia,  durante esse tempo que ele ficará em processo.
  2. depois de no mínimo um mês que ele estiver lá, retire os graças de café e o extrato está pronto para ser usado.
  3. Conforme usa, reponha a vodka ou cachaça e acrescente novos grãos por pelo menos 2 semanas.

Dura a vida toda!

A segunda opção, e instantânea

1 xícara café solúvel
¹/² xícara vodka

  1. junte os dois ingredientes e chacoalhe mito bem até que o café dissolva.

Pronto para uso, mas não tão saboroso quanto o primeiro!

Por que usar manteiga no ganache?
O Chocolate Amargo tem alta quantidade de grãos de cacao e baixa quantidade de gordura, o que faz com que o ganache fique firme em poucas horas depois de frio.
Então imagine a manteiga, quando ela está na geladeira, vira uma pedra, pouco tempo depois em temperatura ambiente , fica macia e derrete na boca, certo?
É isso que ela faz com o ganache! Quanto mais gordura no ganache, mais macio, mais brilhante e molinho por mais tempo!
por isso que o Ganache de chocolate branco é tão molinho, pelo fato do chocolate branco ter muita manteiga de cacao em sua composição!

  1. coloque o chocolate e o creme de leite numa panela e leve para aquecer em fogo baixo, mexendo sempre para evitar que o chocolate queime!
  2. Acrescente o café e mexa muito bem até que o chocolate derreta completamente. Se optou em usar essência e não extrato, esse é o momento de adiciona la.
  3. Assim que o chocolate derreter, retire do fogo, e adicione a manteiga, um cubinho de cada vez, mexendo muito bem até que derreta completamente.
    dica
    Se tiver uma processador, use para esse passo, além de ser bem mais rápido, o ganache ficaram lisinho e sem bolhas.
  4. Adicione o extrato, misture muito bem.
  5. cubra com plástico filme encostado ao creme e leve para geladeira por pelo menos 1 hora. Esse tempo depende muito da temperatura da sua geladeira e quantas vezes ela foi aberta e fechada enquanto o creme estava resfriando. Se em 1 hora continuar molinho demais, leve ao congelador por 30 minutos, mas não deixe por muito tempo ou vai ficar duro demais e terá dificuldade pra enrolar.
    Prepare um pratinho com cacau peneirado.
  6. Quando o creme estiver firme, faça as bolinhas com as mãos untadas com manteiga, e passe palo cacau em pó.
  7. Trufas prontas para serem devoradas!

Eu disse que era fácil! Agora corre pra cozinha, e depois me mande uma foto com a #bellariachocolatier lá no Instagram! 🙂

RENDIMENTO E VALIDADE

A medida das minhas trufas é uma colher de chá de ganache para cada bolinha, o que rendeu 26 trufas.

Temperatura ambiente duram cerca de 5-7 dias, na geladeira até 10-12 dias, sempre de olhos em alteração de textura, cor e sabor.

Obrigada pela visita, te vejo em breve numa nova receita!
beijos,
Raquel