Olá, Bellos!

Bolo de Fubá é como arroz e feijão, existem milhões de receitas e todo mundo tem uma especial de família, não é mesmo?

A receita que vou compartilhar hoje, não é bem da minha família, ela foi compartilhada pela Dona Jeny, sogra da Ellen, prima do Dirk, e claro, hoje minha prima também, e esta receita chegou até à minha sogra, e há alguns meses atrás ela chegou até mim! Ufa! Rodou, rodou e chegou até mim!!!rs

Eu gosto de bolo de fubá, meu pai teve uma empresa de farináceos durante toda a minha infância até uns 7 anos atrás, e fubá óbvio, era algo que não faltava em casa, mas sempre achei bolo de fubá um bolo gostoso, mas seco!

Me lembro de dias frios e chuvosos no inverno em que minha mãe fazia bolo de fubá cremoso, hm… ainda vou compartilhar esta receita com vocês também, é divina!

Mas, a receita de hoje, desde que que foi compartilhada comigo, se tornou algo do tipo, uma tradição aqui em casa. Imagine, inverno, frio, dias mais chuvosos que ensolarados… e não existe nosso pãozinho francês, ou seja….

Com uma clima destes, nada mais gostoso que um delicioso bolo de fubá com café fresquinho ou uma bela caneca de chocolate quente, concorda?

Este é um Bolo de Fubá Cozido! Incrivelmente macio e saboroso!
Confesso que a primeira vez que fiz tive a certeza de que essa receita era furada e não daria certo nunca!

Mas não tinha o que dar errado mesmo, é receita de vó, daquelas sem medidas corretas, tudo feito à olho, uma xícara disso, um copo daquilo, uma colher bem cheia disso….sabe?

Me enganei! O bolo cresceu lindamente, espere até o último minuto para retirar do forno, senão ele baixa, o sabor ficou maravilhoso com uma textura incrível, molhadinha, macia, hm! Preciso fazer de novo!

Apenas teste! Tenho certeza de que será o melhor Bolo de Fubá do cafezinho da tarde, ou do fim de semana chuvoso! Fará sucesso!

Eu adaptei as medidas da melhor forma possível antes de compartilhar com vocês! E lá no final do post deixo algumas sugestões incríveis para variar esta receita.

INGREDIENTES

❤ 2 xícaras (aprox 300g) de fubá bem cheias
❤ 2 xícaras de açúcar rasas (aprox. 340g) – explico melhor nas sugestões
❤ 1 xícara (240ml) de óleo
❤ 1 piatada de sal
❤ 2 xícaras de leite (480ml)
❤ 3 claras  batidas em neve – só no final
❤ 3 gemas – adicionada 1 a 1 no final
❤ 1 colher de sopa bem cheia fermento
❤ 2 colheres de erva doce – opcional

MODO DE PREPARO

❤ Em uma panela coloque todos os ingredientes, exceto os ovos e o fermento! Mexa bem.

Dica preciosa: reserve aproximadamente ²/4 de xícara da açúcar e bata junto com as claras, isso vai deixa las mais macia, mais elástica.

❤ Leve em fogo médio, mexendo sempre, por uns 5-10minutos. Essa mistura iá engrossar e logo começar a desgrudar de toda lateral da panela, tornando uma massa cremosa, e linda! É este ponto que queremos.

❤ Desligue o fogo, coloque todo o conteúdo em um bowl maior e reserve até que esfrie, cerca de 20 minutos, ou caso tenha um termômetro, cerca de 60ºC. Não quero que ele cozinhe os ovos antes de ir ao forno.

❤ Unte a forma escolhida, eu gosto de usar apenas manteiga, se preferir, use spray ou coloque farinha também.

❤ Assim que a massa estiver mais fria,  pré aqueça o forno à 180ºC, e separe as gemas das claras de 3 ovos.

❤ Bata as claras em neve, não precisa ser batedeira, pode ser simplesmente em um refratário comum usando o garfo ou um fouet. Assim que começar a formar bolhas, comece a adicionar aqueles ²/4 do açúcar, mas aos poucos, conforme for aumentando o volume.

❤ Quando as claras estiverem prontas e a mistura fria o suficiente para não cozinhar os ovos, adicione as gemas, mexa bem.

❤ Se quiser adicionar erva doce ou parmesão, esta é a hora. Minha sugestão são 2 colheres de erva doce ou 1 xícara de parmesão ralado. Quanto mais forte o queijo, mais saboroso ficará o bolo.

❤ Adicione as claras em neve e daqui a adiante mexa carinhosamente, sempre do fundo do bowl pra cima.

❤ Quando estiver bem misturadinho, adicione o fermento e mexa mais um pouquinho, sempre delicadamente.

❤ Coloque toda a massa na forma escolhida e untada, uso apenas manteiga para untar.

Meu forno é elétrico e leva exatamente 35 minutos, nem um minutinho a mais, nenhum a menos.
Em forno convencional pode levar entre 45 minutos até 1 hora para assar.
Ou seja, a melhor forma, é o velho e bom palitinho, até que saia limpo.

❤ Retire do forno, espere alguns minutos antes de desenformar. Depois é só servir com café passado na hora ou chocolate quente!

SUGESTÕES

❤ Como eu disse, é receita de vó, sem medidas corretas.
Capriche no fubá, xícara transbordando e o açúcar, eu deixei uns 2 dedinhos abaixo da borda da xícara, se preferir mais doce, aumente esta quantidade sem problemas!

❤ A partir desta receita você poderá criar outras versões maravilhosas. Crie! Invente! Arrase!

❤ Se quiser, pode trocar a erva doce por 1 xícara de parmesão, antes de adicionar o fermento.

bolo de fubá cozido com parmesão.

❤  Ou ainda acrescentar no final, antes de ir ao forno, trocar a erva doce ou parmesão por geléia de frutas vermelhas ou pedaços de goiabada cascão. Mexa o mínimo possível, para que fiquem pedaços da geléia ou goiabada depois que o bolo estiver assado.

❤ Só retire do forno no último minuto, senão ele baixa, então precisa estar bem assadinho, ou seja, palito sair bem limpo.

Espero que tenha gostado desta receita, e se testa la, faça uma foto e publique usando a #bellariachocolatier.

Obrigada, e até a próxima receita!
Raquel