Olá, Bellos!

Hoje quero compartilhar com vocês minha receita favorita de Cheesecake, aquela tradicional, assada!

Essa receita é tão fácil, que vc prepara em 10 minutos, desde que todos os ingredientes estejam em temperatura ambiente!

Mas o segredo para uma boa Cheesecake, branquinha, super macia, sem rachaduras, está no forno, na forma como assar.

Apesar de ser uma receita super fácil, demanda paciência na hora do forno, e é mais gostosa no dia seguinte, bem geladinha.

A base pode ser feita com qualquer biscoito de sua preferência, eu geralmente escolho os mais neutros, e adiciono algum tipo de farinha de oleaginosas, deixa o adocicado do biscoito mais acentuado, e ainda traz mais sabor á massa, totalmente opcional.

A farinha de oleaginosas também pode ser trocada pelas próprias castanhas, é só começar com elas no processador, e colocar os biscoitos depois. Fique atento para não processar demais as castanhas, como o nome já diz: oleaginosas, e processadas por muito tempo, soltam óleo e pode deixar sua base da Cheesecake pesada.

Para dar sabor ao Creme de Queijo, escolhi a tradicional baunilha, vou usar favas, mas extratos fazem bem esse papel, e para trazer mais acidez, raspas e suco de limão, qualquer limão.

Aqui na Alemanha, a maioria das padarias oferecem Cheesecake Plain, ou seja, simples, sem decoração, sem caldas ou frutas.

Mas como preparei esse conteúdo no Verão, 3 meses atrás, era época de Frutas Vermelhas, que curiosamente durante esse período do ano são encontradas pelas ruas, como se fossem mato, por aqui.

Se frutas vermelhas não forem uma opção no momento, use o que tiver em casa, como mangas, goibada, maracujá, use a imaginação.

E uma outra dica para finalizar, é o xarope de frutas, ou mesmo usar o purê no misturado ao creme.

XAROPE E PURÊ DE FUTAS

Fiz uma versão da Cheesecake não assada, exatamente usando o purê de frutas vermelhas aqui no Blog, ótima opção de sobremesa também.

CHEESECAKE SEM FORNO

Comece deixando todos os ingredientes em temperatura ambiente, tire da geladeira pelo menos 30 minutos antes de usar.

Você sabe o que significa temperatura ambiente na Confeitaria?
Ingredientes entre 18º-22ºC.

E para chegar nessa temperatura, depende muito da região aonde você estiver, aqui em torno de 12ºC hoje, minha manteiga leva até 2 horas para chegar em 18ºC.

E a temperatura dos ingredientes na hora da preparação influenciam no resultado, tanto do creme antes do forno, quanto da cheesecake depois de assada.

pré-aqueça seu forno à 180ºC.

Prepare a assadeira.
Para essa quantidade de ingredientes, usei uma assadeira de 18cm. A receita pode ser dobrada, triplicada.

Algumas dicas sobre o preparo da assadeira:
unte com manteiga.
Se sua assadeira for de fundo removível e tiver um “degrauzinho”, inverta a base, ou forre com papel manteiga, isso facilita na hora de desenformar.

Se sua assadeira gruda, forre as laterais também com papel manteiga.

Se vaza, coloque um pedaço de papel alumínio protegendo todo os exterior da assadeira na hora de assar.

INGREDIENTES DA BASE
100g biscoito neutro
20g farinha de amêndoas
1 pitada de sal
45g manteiga derretida

Preparo
Coloque os biscoitos no processador, bata até começar a esfarelar, adicione o restante dos ingredientes e processe até virar uma farofa úmida, quando pressionar entre os dedos deve ficar compacta.

Se não tiver processador vale usar o liquidificador na função gelo ou pulso, ou ainda, colocar os biscoitos dentro de uma saquinho e “martelar” até virar farelo.

EXTRATO DE BAUNILHA CASEIRO

Espalhe pela assadeira, e pressione para ficar compacta e lisinha. Não pode ficar fofa, ou sua torta vai despedaçar na hora de cortar.

Se quiser bordinhas, suba uma pouco dessa farofa pelas laterais da assadeira, pressionando. Vale até aumentar um pouco da quantidade da base para fazer a bordinha.

Leve para assar em forno à 170º-180ºC por 5min, no máximo 8. Essa massa vai voltar ao forno logo mais.

Quando começar a dourar, retire do forno, e baixe a temperatura do seu forno para 100º-110ºC, no máximo!

Enquanto a base assa, prepare o creme.

CREME DE QUEIJO
450g Cream Cheese, temp. ambiente
140 açúcar cristal
150g iogurte natural, sem açúcar, temp. ambiente

2 ovos
15ml suco de limão
raspas de 1 limão
15ml extrato de baunilha, ou sementes de 1 fava

Preparo
No bowl coloque o Cream Cheese e o açúcar, se estiver usando fava de baunilha, coloque as sementinhas nesse momento também, e bata em velocidade média por 3 minutos, até ficar liso e cremoso.

Se não tiver batedeira, ou não quiser limpa-la depois, pode usar uma tijela qualquer e um fouet ou espátula.

Acrescente os ovos, um de cada vez, misturando muito bem um antes de colocar o próximo.

Depois é a vez do iogurte, já pode juntar nesse momento o limão, as raspas, e se for o caso, o extrato.

Misture tudo muito bem, até ficar liso, homogêneo, e cremoso.

Coloque todo o creme na assadeira preparada, alise com a espátula e está pronto para o forno.

Se seus ingredientes ficaram em temperatura ambiente por muito tempo, provavelmente seu creme estará mais molinho que o meu, mas isso não afeta tanto, apenas tem mais bolhas, pra reduzir a quantidade de bolhinhas na massa, bata levemente a assadeira sobre uma superfície antes de levar para o forno.

Na hora de assar, paciência!

Existem 2 formas para assar essa Cheesecake, em questão de tempo, as duas são praticamente iguais, e pede paciência, pelo menos 2 horas de forno.

No banho-maria:
A forma mais tradicional para assar esse tipo de torta.
Forno entre 170º-180ºC no máximo, a água jádeve estar quente antes de ir ao forno.
Coloque água suficiente para cobrir até a metade da assadeira.
E lembre se que, essa torta vai ficar no forno por pelo menos 2 horas, então, a água provavelmente terá que ser abastecida no meio do processo, e use água já quente para isso.

à 180ºC existem alguns riscos para a Cheesecake, essa torta um massa creme delicado, e à alta temperatura ela pode crescer feito bolo e rachar, e ainda murchar depois de fria, sem dizer que pode ficar ressecada e super dourada nas laterais.

Dicas para não acontecer isso, cobrir na primeira hora!
Coloque um pedaço de papel manteiga no topo da assadeira e cubra com papel alumínio por cima, evitando excesso de calor direto no topo e laterais.

Agora, Se você é do tipo que se distrai fácil na cozinha, ou não está muito afim de ficar preocupada em controlar forno, água quente, temperatura, sugiro o método lento.

esse é meu método favorito!!
O forno deve ficar entre 100º-110ºC no máximo, e tem diversas vantagens!
Entre elas: não precisa de papel alumínio, não precisa de banho-maria, Cheesecake branquinha, lisinha, sem rachaduras, e super suculenta.

A desvantagem é que pode levar até 3 horas pra assar, então já se programe para fazer essa sobremesa com tempo, sem pressa!
mas você pode usar esse tempo que ela está no forno para fazer outras atividades, e só passa de vez em quando ver a temperatura do forno continua baixa! 😉

p.s.: eu já até fui pra aula de Alemão enquanto minha cheesecake estava no forno! Isso que é confiar no forno, hein! rs

Como saber se ela está pronta?

Algumas dicas, como falei acima, dificilmente ela ficará pronta em 2 horas, principalmente no método lento, antes disso, apenas se preocupe em verificar a temperatura do forno, como falei acima.

Depois da segunda hora, abra o forno, e balance gentilmente a assadeira, só de puxar a grade do fogão você já vai notar a consistência dela.

Se estiver molinha ainda, precisa de mais tempo, mas agora comece a controlar a cada 30min.

Depois de 30min volte, abra novamente, se já estiver mais firme, toque o miolo dela, se o dedo sair com creme, deixei mais uns minutos.

Até que quando abrir, o dedo sai limpo, sem grudar creme.

Depois de assada, desligue o forno, mantenha a torta lá dentro, e deixe resfriar junto com o forno.

Quando estiver completamente fria, retire do forno, cubra com plástico filme, ou papel alumínio e leve para a geladeira, por no mínimo 8 horas.

No dia seguinte, desenforme com carinho, decore como preferir, e sirva gelada!

Espero muito que tenha gostado da receita e todas essas dicas, se fizer essa Cheesecake, por favor, me mande uma foto lá no meu Instagram, vou adorar ver a sua versão!

Obrigada pela visita, nos vemos em breve!
beijos,
Raquel