Olá, Bellos!!

A época mais gostosa do ano já chegou aqui na Bellaria, e para celebrar o Natal teremos várias receitinhas deliciosas nas próximas semanas!

Para começar, a escolhida foi Chocotone, mas calma!! Se você é fã mesmo de Panetone, não desista ainda desta receita, o passo a passo é o mesmo para os dois sabores!

Não tem como falar de Natal sem falar sobre Panetones, Chocotones, frutas cristalizadas, aquele cheirinho da comida da vovó e canela pela casa. Família reunida, amigo secreto, troca de presentes, com certeza, pra mim, é uma época que sempre me deixa muito feliz e inspirada!

Em 2008 meu pai tinha uma fábrica de biscoitos de polvilho, e neste ano ele quis de todo jeito fazer algumas honradas de Panetones para testar a venda, mas não deu muito certo pois a produção de biscoitos já era trabalhosa o bastante e isso tomaria tempo demais na fábrica, e para produzir um produto como este em grande quantidade seria necessário usar muito conservante, o que fez com que ele desistisse.

Quando comecei a pesquisar receitas, confesso que grande parte de grandes Blogs e Sites de receitas que visitei, por muito pouco não me fizeram desistir de tentar a receita, mas como sou muito teimosa, pesquisei, testei várias, que inclusive não deram certo algumas, mas decidi pegar as boas dicas e juntar em uma única receita.

Então, compartilho com vocês a receita que tentei ao máximo facilitar e deixar ainda mais gostosa! Espero que gostem tanto como meus cobaias de plantão.

Fazer Panetones e Chocotones não é difícil! Difícil é controlar a ansiedade e não não atropelar as horas de fermentação, crescimento e descanso da massa. Sim! Tem que ter muita paciência para faze-los, mas não tem nada de complicado, acredite!

Minha principal dica é, separe um dia para faze-los, comece cedo pela manhã para ter um delicioso Panetone para o chá da tarde, ou antes de dormir e assa-los logo pela manhã.

Pode ter certeza que toda essa dedicação e carinho te renderá um dos melhores Panetones que você já comeu na vida! E o melhor de tudo, sem conservantes, mais macio e muito saboroso!

Aqui na Inglaterra tive muita dificuldade em encontrar as formas para assa-los e também a essência, mas isso não foi problema, afinal sempre damos um jeitinho, usei laranjas e noz moscadas e ficou perfeito!

Você pode substituir o suco de laranjas por água e usar a essência de Panetones sem problema algum!!

INGREDIENTES:

♡ 7g de fermento para pão
♡ 240ml de suco de laranja morno (aprox 2 laranjas grandes) – aprox 40ºC
♡ 5 gemas
♡ 100g de açúcar
♡ 1 colher (ch) de extrato de baunilha
♡ 2 colheres de sopa de raspas de laranja
♡ 160g de manteiga sem sal – amolecida
♡ 450g de farinha de trigo
♡ 1 cl (ch) de sal
♡ 350g de frutas cristalizadas ou gostas de chocolate

Como Fazer:

♡ Comece pela esponja, ela é a fermentação responsável pela leveza, sabor, maciez e também fará que seu Panetone dure mais dias.
Em um bowl médio-grande coloque o suco de laranja morno, 2 colheres do açúcar total e o fermento, mexa e reserve até fermentar, cerca de 10 minutos.

 

♡ Quando essa misturar fermentar, adicione à ela 4 colheres de sopa do trigo total. Mexa e proteja com plástico filme, reserve e deixe fermentar por aproximadamente 30 minutos, para que triplique de volume. Ela cresce bastante e cuidado para que não transborde, sim isso já aconteceu comigo!rs

♡ Daqui para frente é muito importante respeitar todo o tempo de fermentação e crescimento da massa.

♡ Depois que a espera fermentar, coloque na batedeira, a esponja, as gemas, a baunilha, o açúcar restante e mexa por uns dois minutos.

♡ Usando o batedor de gancho da batdeira, e sem parar de bater adicione aos poucos o restante da farinha. Depois que adicionar toda a farinha coloque em velocidade máxima e deixe sovar por 8-10 minutos.

♡ Pode sovar com as mãos também, porém a massa é pesada e bem grudenta.

♡ Depois de sovada, a massa vai parecer chiclete, e é esse ponto mesmo que precisamos, agora vamos adicionar a manteiga amolecida aos poucos.

♡ Quando adicionar toda a manteiga, pegue um pedaço da massa com as pontas dos dedos e estique, ela deve ficar lisinha e transparente, como véu e não rasgar facilmente, este é o ponto correto.

♡ Quando ela atingir essa textura, basta adicionar as gotas de chocolate ou frutas cristalizadas, mexer por alguns minutos.

♡ Polvilhe uma superficie com trigo e sove esta massa com as mãos por uns 2 minutos.

♡ Lambuze o bowl com óleo e volte a massa pra lá, cubra com pano limpo e agora é a hora de testar a paciência, essa massa precisa descansar por 3-4 horas ou até que triplique de volume! 4 horas é o ideal.

♡ Depois de 4 horas, essa massa terá crescido bastante, mas agora já não podemos mexa-la demais. Com uma faca divida a massa em 2 partes para 2 panetones de 500g e coloque em duas forminhas para Panetone.

♡ Você pode assar em forma de bolo alto, unte apenas com óleo.

♡ Mais um pouquinho de paciência, como mexemos na massa ela baixa, agora ela vai precisar crescer até atingir a borda da forma. Aproximadamente 1 hora.

♡ Forno pré aquecido a 180ºC, leve para assar por cerca de 30-40 minutos. Minha dica é, se você quiser um panetone mais molhadinho, coloque uma forma com água na grade debaixo, isso manterá o forno úmido e ajuda bastante!

♡ Quando retirar os Panetones do forno, espete palitos de churrasco na base e os coloque para esfriar de ponta cabeça, isso manterá o topo alto mesmo depois de frios.

♡ Agora é só decorar como quiser e servir! Eu escolhi uma caldinha de açúcar, mas acabei polvilhando açúcar de confeiteiro e colocando jasmin desidratado por cima.

 Para finalizar, fiz uma faixa usando acetato encapado com papel branco e uma fita dourada. Ficou clássico e delicado.
Nos próximos post vamos fazer Panetones Trufados e Decorados!

OBSERVAÇÕES

♡ A questão de tempo de fermentação e crescimento da massa, assim como a quantidade de água e farinha, depende muito da umidade e temperatura da sua região, podendo lavar mais tempo ou menos tempo, assim como mais água ou mais farinha.

♡ Tempo de forno, varia demais! Algumas vezes ele doura bastante por fora e continua cru por dentro, minha dica é baixar o forno para 150ºC e deixar até que o palito saia limpo.

♡ A massa é realmente pesada, e precisar ter força nos braços ou uma batedeira bem potente.

Espero que tenha gostado da receitinha de hoje!
Se testa la, mostre pra gente, publique uma foto com a #bellariachocolatier ou lá no Instagram @bellariachocolatier!

E na próxima semana, vamos fazer Panetones Trufados e Decorados, você não pode perder!
Obrigada e até a próxima!
Raquel