Olá, Bellos!
Quero muito compartilhar com vocês um dos meus doces favoritos feitos pela minha querida mãe, Neusa.
Cocadinha de leite condenado tem pra mim sabor de infância, de domingo à tarde de preguiça, daqueles que a gente fica jogado no sofá debaixo da coberta vendo TV a tarde toda.
Um docinho tão gostoso, tão fácil de fazer, que a parte mais chata é esperar esfriar pra poder cortar, o que demora uns 20 minutos, mas que parece levar horas. Pura ansiedade, mas é deliciosa mesmo quentinha! Ela fica mais sequinha e mais crocante depois de fria.
Só de escrever esse post, posso sentir o gostinho dessa cocadinha, só falta o colinho de mãe, o sofá e a coberta quentinha.

Eu faço essa cocadinha um pouco diferente da minha mãe, mas apenas uma adaptação. Ela costuma resfriar a massa da Cocadinha na pia gelada, untada com manteiga, se forma definida, apenas espalhada e depois cortada em pequenos pedaços.
Aqui em casa, minha pia não é de pedra, e demora demais pra esfriar, então coloco numa assadeira e deixo resfriar na geladeira por 1 hora ou em temperatura ambiente até firmar.
Minha mãe também prefere com uma textura mais crocante e douradinha, já eu prefiro mais macia, molinha e clarinha, mas isso tudo é pessoal, e você define o ponto na hora de cozinhar.
COCADINHA
1 lata leite condensado
160g coco fresco ralado(1 xic)
1cl sp manteiga sem sal
270g açúcar refinado (1¹/² xic)
sugestão: Se optar em usar coco desidratado, acrescente 60ml de água ou leite de coco (¼ xícara
Prepare uma superfície limpa e seca, untada com manteiga, pode ser um canto da sua pia, ou uma assadeira forrada com papel manteiga, pincelado manteiga e coco ralado polvilhado, como fiz.
Usei uma assadeira quadrada 25x25cm.

Dica!
O que define a diferença de texturas são a hora de adicionar a manteiga e o tempo de cozimento.
Então, se prefere uma cocadinha mais firme, crocante por fora e macia por dentro, coloque a manteiga no começo, como todos os ingredientes.
Para uma cocadinha mais molinha, macia, pra comer de colher, adicione a manteiga apenas no final, e bem gelada, como é feito com o ganache.
- na panela junte todos os ingredientes, com atenção à manteiga para o ponto desejado.
- Mantenha em fogo médio, mexendo sem parar – queima fácil – até começar a borbulhar.
- Começou a ferver, baixe o fogo para mínimo, sem para de mexer que ela pode dar ponto a qualquer momento.
- Quando engrossar, ficar cremosa, caindo lentamente da espátula, é o ponto cremoso, desligue o fogo, adicione a manteiga gelada, e mexa até que ela derreta completamente.
- Despeja a massa na superfície preparada, alise, polvilhe coco ralado e deixe resfriar em temperatura ambiente por pelo menos 2 horas antes de cortar.
Para a cocadinha mais crocante: - Adicione a manteiga no início da receita, quando atingir o ponto do passo 5, Mantenha cozinhando em fogo baixo, sem parar de mexer, por mais uns 3 minutos, até engrossar mais, quando passar a espátula pode ver o fundo da panela, ou forme um traço na massa que não desapareça em menos de 10 segundos.
- Coloque na superfície preparada, polvilhe coco ralado e deixe esfriar por pelo menos 2 horas.
Depois de fria ela firma bastante, então é só cortar os quadradinhos no tamanho desejado.
RENDIMENTO E VALIDADE

Rende uma assadeira de 25cm.
Deve ser mantida em pote bem fechado, em temperatura ambiente, e consumida em até 1 semana, 10 dias. Sempre de olho em alterações de cor, cheiro e sabor.
Espero muito que tenha gostado dessa receita, se testa la, me mostre a sua versão, publicando uma foto com a #bellariachocolatier.
Obrigada, te vejo na próxima receita!
beijos,
Raquel