Olá, Bellos!!
Hoje venho compartilhar com vocês uma experiência pessoal!
Para quem acompanha a Bellaria há anos, como cliente ou nas redes sociais, sabe que uma das nossas principais matérias prima no Brasil era o Doce de Leite Argentino Havana.
Pois bem! Desde que cheguei no Reino Unido minha maior dificuldade tem sido encontrar o dito doce de leite para criar novas receitas. Estou aqui há 1 ano e meio e vi apenas uma ÚNICA vez, já em promoção na principal rede de supermercados, e como na época eu não havia retomado a produção ou vendas de doces na Bellaria ainda, achei que seria um produto comum por aqui e pensei: “ah, bom saber que tem, outra hora compro”.
Claro, depois desse dia NUNCA mais vi em lugar algum.
Sendo assim, minha primeira ideia foi procurar por alternativas, substituir o doce de leite por algo mais comum por aqui, sim, já optei mil vezes pela Nutella, já que aqui é baratíssimo, assim como testei a pasta de amendoim, mas poxa, não tem nada a ver com o sabor que o doce de leite dá à algumas receitas.
Há tempos minha amiga Cecília do Fly Burgers de Americana/SP, pegava no meu pé, ela dizia que pelo tipo de produto que eu oferecia deveria usar o meu próprio doce de leite, aquele tipo caseiro, que era super fácil de fazer em casa, que isso, que aquilo…
Mas gente, eu MORRO de medo da panela de pressão!! E ficar ali minutos cozinhando, para mim, seria uma eternidade, não seria legal.
Relutei com a ideia da panela de pressão por meses, até que, decidi fazer um Bolo Tres Leches no canal, que por sinal, também foi ideia dos queridos Cecília e Matias, mas qual seria meu ingrediente indispensável? Sim, claro, o querido doce de leite.
Confesso que foi uma das coisas que mais tive medo na vida!!
Mas enfim, respirei fundo, tirei o rótulo da lata, limpei a cola, coloquei na panela e … fiz como me indicaram!
Bom, 45 minutos depois de muita tensão, ele ficou pronto e gostei muito do resultado, mas ainda não era ele, não era o doce de leite que combinaria com o tipo de produto que a Bellaria oferecia.
Então, há umas 2 semanas, criei coragem, respirei fundo e pensei: vou fazer meu próprio doce de leite!
E foi o que eu fiz!
Juro, tentei seguir várias receitas que encontrei na internet, testei algumas, mas por algum motivo, ele virou um caramelo salgado, então, pensei nos ingredientes básico, leite e açúcar e notei que meus testes faltavam gordura, para que ficasse mais cremoso e saboroso.
Pois bem, foi então que aquela frase me veio à cabeça: “Não faça isso”, “mas isso não pode, estraga”…
Ahhh, me deixa, o doce de leite é meu, a cozinha é minha e vou testar sim!!
Ok! Quebrei uma regra importante na culinária, para muitas pessoas, e cozinhei o creme de leite!
E sim!!!! Foi a melhor coisa que pude fazer, o resultado foi de extremo sabor e cremosidade!
Então, neste post vou compartilhar com vocês as duas formas de fazer Doce de Leite Caseiro, e como eu disse, esta foi uma alternativa de receita, que tem me ajudado muito quando não tenho doce de leite fácil.
Agora é só você escolher qual das duas opções prefere!
Se analisar, em questão de tempo de cozimento, a cozido leva mais tempo, mas o sabor… ah… o sabor!
Vou começar pelo mais gostoso!
É uma receita alternativa para a falta do doce de leite, ou no meu caso, para fugir do valor absurdo do leite condensado por aqui! Vale o teste, vale o tempo de cozimento, vale o sabor!
DOCE DE LEITE CASEIRO BELLARIA
♥ 600ml creme de leite
♥ 600ml leite integral
♥ 1 xícara de açúcar
♥ 1/4 cl chá de bicarbonato
♥ 1 cl chá extrato de baunilha
MODO DE PREPARO
Em uma panela alta, coloque o o leite, o creme de leite e o açúcar e mexa bem, para que o açúcar dissolva totalmente!
mantenha em fogo médio até que levante fervura.
Quando começar a espumar e levantar fervura, baixe o fogo e adicione o bicarbonato de sódio e extrato de baunilha.
Continue mexendo por uns 2 minutos.
Regule o fogo para que esta mistura não ferva e transborde a panela e nem que fique baixo demais a ponto de demorar demais para cozinhar.
O tempo de cozimento vai depender do ponto que você deseja usar o Doce de Leite, o meu deixei bem grosso, então levou cerca de 1h40 a 2 horas, sim, como todo doce de vó, precisa de fogo baixo, horas na panela, atenção e paciência!
Mas juro, vale a pena!
Depois que atinge o ponto desejado, coloque em um refratário bem fechadinho e utilize em até no máximo 10 dias, na geladeira.
Rendimento = 380ml – 420ml
DOCE DE LEITE NA PRESSÃO
♥ 1 lata de leite condensado
♥ 1/4 colher de chá de extrato de baunilha
MODO DE PREPARO
Coloque a lata na panela e cubra com água, uns 4 dedos acima da lata é o suficiente.
Feche bem a panela, leve ao fogo alto até pegar pressão.
Quando pegar pressão, baixe o fogo, e marque entre 35-40 minutos. Desligue o fogo, retire toda a pressão, e leve a panela para debaixo da água gelada.
Não toque a lata de modo algum, até ter certeza de que ela está fria o suficiente. Use um pegador para manuseá-la e deixe na água fria até que possa ser aberta, cerca de 10 minutos.
Depois de abri-la, transfira o Doce de Leite para um refratário e depois que estiver frio, embale bem com plástico filme e reserve até a hora de usar.
Eu gosto de colocar 1/4 de cl de chá de extrato de baunilha para realçar o sabor adocicado, e também bater por uns 3 minutos usando o fouet para deixa-lo mais macio e cremoso.
Ok, minhas dicas de hoje são apenas estas.
Se gostou, compartilhe este post com seus amigos, e se testar nossa receita, publique uma foto usando a #bellariachocolatier no Instagram!
Obrigada pela vista e até a próxima receita,
Raquel