Olá, Bellos!

Arroz doce é uma sobremesa que me remete à infância, e me lembro muito bem, em dias friozinho, sentada com minha mãe vendo tv, e do nada ela exclamava: “Hm, vou fazer arroz doce quentinho!”

E é assim que ele sempre me vem à cabeça, em dias geladinho de inverno, uma boa lembrança de uma sobremesa quentinha, com muito cravo e canela.

Mas eu também amava come-lo no dia seguinte, mais cremoso, e geladinho. E como éramos apenas eu e minha mãe quem mais comia em casa, eu tenho certeza de que ela sempre deixava o restinho pra mim! Obrigada mãe!

Algum tempo atrás, li que este doce é asiático e consumido em vários países do mundo, e é feito de diversas formas. Em Portugal, por exemplo, acrescentam uma gema à receita.

Aqui na Inglaterra, descobri que eles amam arroz doce, eles tem inclusive um arroz próprio para isso no mercado, que na embalagem diz apenas: Rice Pudding! Muito parecido com o arbóreo, aquele usado para risotto.

Mas o arroz doce aqui é bem diferente do nosso, sempre via no café da manhã em um hotel que ficamos quando chegamos, parecia um mingau, estranho, mas nunca diria que aquilo era nosso amadinho Arroz Doce. É bem mais cremoso, mais firme, e claro, na Inglaterra, sem sabor!

Depois descobri que existem redes especializadas nesta sobremesa, a mais famosa está em Nova Iorque e aqui em Londres, se chama Rice to Riches, com sabores incríveis, daquele que nem imaginaríamos que seria possível,  mas ainda não tive a oportunidade de visitar, mas irei em breve com certeza!

A receita que vou compartilhar aqui hoje, claro é a da minha querida mãe Neusa, que provavelmente aprendeu com minha linda Vó Paulina, saudades!

Como optei por experimentar esta receita com este arroz especial para isso, vendido aqui, fiz algumas alterações na receita, e já aviso, se você é aquela pessoa apaixonada por arroz doce geladinho no dia seguinte, use nosso tradicional arroz de cada dia, ele ficará mais liquido, com bastante caldinho.
Este arroz tipo arbóreo suga todo o liquido da receita, tornando firme e borrachudo no dia seguinte, ou seja, só faça com este tipo de grão se for consumir no mesmo dia, e de preferência, assim que  ficar pronto!

A partir da receita da minha mãe Neusa, linda, criei vários sabores inspirados nas opções oferecidas pela rede Rice to Riches, vou usar uma receita base para todos os sabores, fazendo pequenas adaptações para intensificar o sabor de cada um.

RECEITA BASE

100g de arroz (qualquer tipo)
300ml de água
¹/4cl (ch) de sal
raspas de ¹/² limão (apenas para a receita tradicional, abaixo)

Esta receita acima é base para o cozimento do arroz, para amolecer.

As quantidades das receitas abaixo tendem porções para 2-3 pessoas!

PREPARO DA RECEITA BASE

Em uma panela junte todos os ingredientes, mexa e leve para cozinha em fogo baixo, sempre! Quando a água estiver quase secando, acrescente a receita do sabor desejado abaixo.

TRADICIONAL

O tradicional é meu favorito! Claro, é a receitinha de mãe, sabor de infância!

200ml de leite
¹/² xícara de leite condensado
canela em pau
cravos da índia (à gosto)

Enquanto a receita base (acima) está cozinha, em uma outra panela junte todos os ingredientes e leve para cozinhar em fogo baixo. Assim que levantar fervura, desligue e reserve.

Quando a água do arroz estiver quase seca, adicione a mistura de leite,prove o açúcar, se preferir mais doce acrescente mais um pouco de leite condensado. Continue cozinhando em fogo baixo até ficar bem cremoso.

Desligue o fogo, sirve em porções, polvilhe canela em pó e decore com cravinhos e um ramo de canela em pau.

CHOCOLATE

O de chocolate também fica muito gostoso e precisa ser provado! Eu optei pelo chocolate amargo, então se preferir usar chocolate ao leite, controle a quantidade de açúcar.

200ml de leite
100ml de leite de côco
4 cl (sp) de açúcar
¹/²cl (ch) de extrato de baunilha
¹/4 xícara de chocolate amargo

Enquanto a receita base cozinha prepare a mistura de leite juntando todos os ingredientes, menos o chocolate.

Quando a água do arroz estiver quase seca, adicione a mistura de leite e deixe cozinhar em fogo baixo até engrossar. Assim que engrossar, retire do fogo, adicione o chocolate, mexa bem até o chocolate derreter totalmente.

CÔCO

Este fica muito sabor, muito suave, e acho que depois do tradicional, é meu segundo favorito!

200ml de leite de côco
¹/² xícara de leite condensado
100ml de leite
2cl (sp) de côco ralado

Mesmo passo a passo acima, enquanto a receita base cozinha, junto todos os ingredientes e levo para cozinhar em fogo baixo até levantar fervura.

Quando a água do arroz estiver quase seca, junte a mistura de leite e cozinhe em fogo baixo até engrossar. Se preferir mais adocicado, adicione mais um pouquinho de leite condensado.

Sirva em porções, eu gosto de decorar com lascas de côco levemente torradas. Coloco por apenas 5 minutos no forno à 180C, antes de começar a receita.

NUTELLA e DOCE DE LEITE

Este não tem erro para quem ama Nutella e Doce de Leite!

Para este arroz doce, uso como base a receita de Arroz Doce de côco, mas retiro o côco ralado. Assim que engrossar, retiro do fogo e adiciono ¹/4 xícara de doce de leite ou se preferir 2 colheres de sopa bem cheia de Nutella!

Prove, se preferir sabores mais intensos, é só aumentar a quantidade!

Sirva e decore o de Nutella com nozes ou avelãs picadas e o de Doce de Leite com côco ralado!

Rendimento 2 porções.

ARMAZENAMENTO E CONGELAMENTO

Se a sobremesa não for consumida em até dois dias, você pode congelar em porções individuais, bem embaladas com plástico filme, ou refratário bem fechado por até 3 meses.

Para descongelar basta deixa-lo em temperatura ambiente por algumas horas.

Se você é um fã de arroz doce, precisa provar todas! Depois me conte se gostou! E se já comeu algum outro tipo ou sabor de arroz doce, deixe nos comentários para eu saber!

Espero que tenha gostado!

Acompanhe a Bellaria lá no Instagram e também Facebook!

Obrigada, e até a próxima receita!
Beijos

Raquel