Olá, Bellos!

Hoje vou compartilhar a receita de um bolinho de chocolate com Nutella muito gostoso, muito molhadinho e super fácil de fazer!

Aqui na Inglaterra esse tipo de bolinho é chamado de Molten Cake ou Chocolate Molten Pudding, em outros países como Estados Unidos ele também é chamado de Lava Cake.

Este é aquele tipo de bolinho que precisa ser servido morno, minutos depois de retirado do forno, ele leva bastante ovos e pouquíssima farinha e nada de fermento, como o suflê, e precisa de bastante carinho na hora de assar, se assar demais ele ficará um bolinho seco, e o recheio não vai ficar cremoso, escorrendo na hora de comer, se assar por menos tempo que o ideal ele ficará bem molinho e será impossível desenforma lo, e não ficará tão gostoso para comer não.

Opte por forminhas de alumínio ou de cupcakes mais altas, evite as de cerâmica que usei no video, elas dão um pouquinho mais de trabalho na hora de desenformar, se preferir, não desenforme, e sirva como um bolinho de Nutella de caneca!

Você pode trocar a Nutella por Doce de Leite, Pasta de Amendoim, ou qualquer outro recheio que prefira, mas quanto mais cremoso, mais gostoso ficará.

INGREDIENTES

3 ovos médios
3 gemas – guarde as claras para fazer merengue, omeletes – elas duram até 3 dias na geladeira
1 xícara de chocolate picado ou gotas – pode ser ao leite ou amargo (170g)
3/4 de xícara de manteiga sem sal (170g)
¹/² de xícara de açúcar (90g)
2 cl (sp) de farinha de trigo – se preferir, use farinha de oleaginosas
1/4 cl (ch) café solúvel
¹/² cl (ch) de extrato de baunilha
manteiga e cacau para untar as forminhas

Quantidade suficiente para 8 bolinhos, pode fazer metade, 1/3 da receita ou duplica la, triplica la.

MODO DE PREPARO

1. unte as forminhas com manteiga e cacau e pré aqueça o forno à 200C.

2. Num bowl junte a manteiga e o chocolate, derreta em banho-maria ou microondas. Reserve até baixar um pouco a temperatura.

3. Enquanto isso, com um fouet ou uma batedeira de mão, junte as claras, os ovos e o açúcar, bata por uns 10 minutos, até que forme um creme bem volumoso e cremoso, parecendo uma mousse.

4. Creme de ovos pronto, adicione o café e a baunilha, misture.

5. Assim que o chocolate baixar um pouco a temperatura já pode junta lo ao creme de ovos, coloque o chocolate aos poucos, mexendo muito bem.

6. Por último, adicione a farinha – peneirada.

7. Coloque a massa até pouco mais da metade das forminhas, adicione uma boa colherada do recheio escolhido, bem ao meio da massa, complete as forminhas até a borda com o restante da massa.

O ponto mais importante como eu disse acima, é o forno, ele precisa estar bem quente, e os bolinhos assarem por no máximo 12min, no meu forno, que é elétrico, eles assam por 10 minutos, mas isso varia de forno para forno.

8. Leve para assar, e não saia de perto do forno. Eles devem ficar altinhos, crescer cerca de 0,5-1cm, um pouco afundadinho no meio.

9.Retire do forno, passe uma faca em toda a volta dos bolinhos para solta los da forma, espere uns 10 minutos para desenforma los.

10. Depois de desenforma los, decore com cacau ou açúcar de confeiteiro peneirado, ou se preferir, regue com calda de chocolate, sirva ainda quentinho!

DICA

Se você fez a receita toda e sobraram bolinhos, embale bem com plástico filme ou coloque num refratário bem fechadinho, e congele por até 3 meses.
Eles podem ir ao forno congelados, mesmo passo a passo, forno pré-aquecido à 200C.

Espero que tenha gostado deste bolinho, se testa-lo, publique uma foto usando a #bellariachocolatier para eu ver sua versão!

Obrigada e até a próxima receita!

beijos,
Raquel