Olá, Bellos!

Hoje vou mostrar como deixar o tradicional Bolo Formigueiro, aquele de vó, com sabor de infância, ainda mais gostoso!

Uma receita, fácil, leve, saborosa e perfeita para fazer no fim de semana, ou ainda, para uma festa!

Eu tinha um monta de sobras de Ganache da receita anterior, e Dirk doido por um bolo simples, então ele me sugeriu fazer um bolo de formigueiro para o final de semana, e eu claro, sem problema alguma, logo pensei numa forma de não deixar nada simples, brincadeira, na verdade só pensei em aproveitar as sobras.

E acredite, é um combinação perfeita de massa, granulados e ganaches! Pode fazer esta receita sem medo que seu bolo será sucesso garantido!

Sobre a Ganache, coloquei tudo num post só, e sempre falo dela aqui no Blog, e existem vários videos no canal também.

Eu adoro fazer alterações na textura da Ganache e adapta la para o que eu estiver cozinhando, como dizem por aqui, baking, no momento. Aliás, sinto falta de uma palavra para baking no português, por que nunca usamos a expressão: “eu estou confeitando”, mesmo que seja um simples bolo?
Não sei você, mas pra mim, quando ouço a palavra “confeitando” já imagino um bolo de festa sendo decorado… enfim.

Para massa, claro eu usei a minha receita favorita de massa de iogurte, e queria falar sobre ela. No Youtube tenho recebido muitas perguntas do tipo “por que  usar óleo e não manteiga?”.

Eu explico!

Se você notar receitas antigas, aquelas de vovó mesmo, a maioria delas é feita com óleo, eu acredito que talvez fosse até por economia na época ou sei lá.
Mas há uma razão para usar óleo, apesar de muita gente achar que ele não é nada saudável e decidir troca-lo por margarina! Ela sim fará mal pior à sua saúde que um óleo de boa qualidade.

Quando vou fazer bolos que ficarão horas prensados na geladeira, ou simplesmente quero que fique mais úmido e mais macio e levinho, opto pelo óleo.

Já usando a manteiga, o bolo normalmente ficará mais seco, e se for prensado e ficar na geladeira por horas, assim como a manteiga fica firme em horas, o bolo também ficará e dificilmente ele voltará a ficar macio depois em temperatura ambiente.

Eu uso por este motivo, e sempre funcionou muito bem! Agora vamos à receita!

PARA A MASSA

1¹/² xícara de açúcar (260g)
1 xícara de óleo (240ml)
3/4 de xícara de iogurte natural (aprox. 200ml)
4 ovos grandes
1cl (ch) de extrato de baunilha
2 xícaras de farinha (280g)
1/4 de xícara de granulado de chocolate (50g)
1cl(sp) de fermento

PREPARO

Na batedeira, ou bowl usando um fouet, junte o açúcar e óleo e mexa bem, adicione os ovos, e daqui pra frente mexa apenas o suficiente para misturar bem os ingredientes. Esta massa quanto menos bater, mais leve e fominha ela ficará.

Adicone o iogurte e a baunilha, misture, e junte a farinha, de preferência peneirada, junte o fermento, mexa bem e por último adicione o granulado.

Distribua a massa em formas untadas com manteiga, e fundo forrado com papel manteiga, ou papel toalha.

Asse em forno pré-aquecido à 180C por uns 20 minutos, ou até que o bolo esteja douradinho e o palito saia limpo.

DICA:  Quando for dividir massa de bolo em várias formas, pese seu bowl (refratário) vazio, antes de preparar a massa. Quando terminar de bater a massa, pese novamente, desconte o peso do bowl vazio e divida a quantidade de massa pela quantidade de formas que irá assar, assim seus bolos ficarão todos na mesma altura e peso.

Esta massa rende 2 formas de 25cm, eu assei em 4 de 15cm.

Enquanto o bolo assa e esfria, hora de preparar os recheios e cobertura, é tudo opcional! Você pode trocar tudo isso por brigadeiros, por exemplo.

PARA O RECHEIO

Como eu disse acima, usei sobras de Ganache, eu tinha em média 800g de Ganache de Chocolate Amargo e 300g de Ganache de Chocolate branco. Lembrando que meu bolo era pequeno, 15cm de diâmetro, mas você também, pode fazer camadas mais delicadas de recheio, certo?

A Ganache amarga dividi em 3 partes, 2 recheios e o restante para a cobertura, mais ou menos 250g de Ganache para cada camada de recheio.

Eu usei as Ganaches de duas formas diferentes, uma mais firme, que aquela famosa loja de bolos usa, e a minha textura favorita que é bem molinha, que se mistura à massa, e deixa o bolo ainda mais molhadinho, mais apetitoso!

RECEITA BASE DE GANACHE

Para cada 200g de chocolate amargo (65-70%) – 100ml de creme de leite – mais cacau, mais creme de leite
Para cada 200g de chocolate ao leite – 70ml de creme de leite
para cada 200g de chocolate branco – 50ml de creme de leite

Passo a passo de como fazer Ganache, clique aqui.

 O QUE ALTEREI NAS GANACHES

Na de chocolate amargo, como mantive mais firme, mas ainda macia, acrescentei só mais um pouquinho de creme de leite, média de 50ml para cada 100g de chocolate e 1 colher de chá de licor de chocolate, opcional, apenas para deixar mais macio e durar mais dias.

Na de chocolate branco, que ficou bem molinha, dobrei a quantidade de creme de leite da receita base, e adicionei 1 colher de chá de cachaça, também é opcional, e você pode tira-la da receita ou trocar por qualquer destilado de sua preferência.

MONTAGEM DO BOLO

Primeira coisa, nivelo todos os bolos, gostar de montar bolos deste tipo prensados, isso ajuda a mante-lo pretinho e bem firme depois de pronto, ideal se for usar cobertura.

Agora, se for um bolo simples, pode montar sem esta estrutura, que fica lindo e perfeito também!

Para fazer a prensa eu uso uma folha de acetato dentro da forma que assei, esta folha que você encontra em qualquer loja de confeitaria ou papelaria mesmo! Se você não tiver esta folha, for um domingo, ou um dia à noite, não se desespere, pegue bastante papel manteiga, dobre em várias camadas para ficar firme, ele precisa ter a altura que você deseja seu bolo, e pronto! Isso também ajuda a estruturar e prensar!

Assadeira limpa, folha de acetato em toda a volta, agora vou intercalando uma camada de bolo, uma de recheio. Para regar as camadas de bolo eu usei uma mistura de 50ml de leite com 50ml de creme de leite (tinha aberto sobrando, não precisa por se não quiser), e duas colheres de açúcar.

Prense, aperte bem cada camada de bolo, para que o recheio de espalhe por igual em todas as camadas – eu não prensei bem o miolo… ficou grosseiro – e não esqueça de umedecer a última camada de bolo também!

Embale com plástico filme e leve à geladeira por pelo menos 4 horas, como é ganache, vai firmar rápido!

A Ganache restante da cobertura, provavelmente neste momento esteja mais firme, volte em banho-maria ou microondas e deixe bem molinha, no primeiro ponto liso.

Agora é só lambuzar o bolo todo, e deixar o mais liso possível, gosto de por duas camadas de cobertura, então alisei a primeira, voltei o bolo à geladeira por mais uns 20 minutos, coloquei a segunda e decorei com ganache em ponto de bico e granulados!

Se sobrar massa, asse cupcakes! Ficam lindos e delicados!

NOTAS

Este bolo não precisa ser mantido na geladeira, ele dura bem até uns 3 dias em temperatura ambiente.

Caso prefira manter-lo refrigerado, tenha em mente que como é um bolo com muita ganache, ele ficará duro na geladeira, sendo assim, na hora de cortar será necessário aquecer uma faca para amolecer o chocolate.

Espero que tenha gostado das dicas desta receita! Se testa-la, publique uma foto usando a #bellariachocolatier pra eu ver!

Obrigada, e até a próxima receita,
Raquel