Olá, Bellos!
Hoje a receita é bem especial, um bolo de chocolate super fofinho, super molhadinho com um leve toque de café!
Mas hoje é ainda mais especial pois este bolo foi feito em comemoração aos 25 mil inscritos no canal da Bellaria no Youtube!

Este bolo é super fácil de fazer, a combinação perfeita de leite, chocolate e café! E esta receita rende bastante. Se preferir faça meia receita.

Eu quis fazer um bolo bonito e simples. Confesso que minha primeira escolha havia sido um bolo-cookie, testei e gravei 3 receitas, mas ainda não eram elas!

Fiz outra receita americana, mas achei agressivo demais usar a farinha sem assar, por mais que não faça mal, o sabor de uma massa crua não seria legal. Cheguei a fazer a receita, e desisti na hora de montar o bolo.

Na verdade, este é o terceiro bolo que fiz para esta comemoração, fiz este outro a baixo quando o canal completou 20 mil, mas nunca publiquei a receita, se alguém quiser eu passo a receita! (logo posto a foto! me cobre!!)

Eu faço bolos pequenos, afinal aqui em casa somos apenas Dirk e eu, então geralmente asso em formas de 16 ou 20cm, se sobra massa, faço cupcakes extras e Dirk leva para o trabalho. Ou seja, nada sobra, tudo se aproveita!

Eu costumo dizer que tenho apenas 2 receitas favoritas de bolo branco e chocolate, que na verdade ainda é a mesma receita para os dois tipos de bolos, e vou fazendo adaptações para cada ocasião.

Neste não foi diferente, a partir da receita do bolo branco de iogurte, criei esta e ela ficou divinamente fominha e saborosa. Adoro!

PARA A MASSA DE CHOCOLATE

1 xícara de óleo (180ml)
1¹/² xícara de açúcar, se optar por um recheio mais adocicado como brigadeiro, reduza para 1¹/4 (270g)
4 ovos
200ml iogurte natural (3/4 de xícara)
3/4 xícara de cacau em pó ou chocolate (75g)
1cl (ch) café solúvel
1cl (ch) bicarbonato de sódio
1cl (sp) fermento
2 xícaras de farinha de trigo (280g)

O segredo para uma massa leve e fofinha é não bater demais! Adicione um ingrediente por vez, e bata o suficiente para que todos se misturem, se preferir, bata à mão com um fouet!

Na batedeira, adicione o óleo junto com o açúcar e mexa bem, então adicione os ovos e o iogurte, se peneirar as gemas seu bolo não terá cheio de ovos, não que este tenha, mas é uma boa dica para qualquer receita.

Adicione o cacau e o bicarbonato, misture por mais alguns minutinhos e adicione a farinha, aos poucos, e mexendo com carinho, para não pesar a massa.

Por último adicione o fermento, bata o suficiente para que a massa fique homogênea.

Distribua em formas de 20-25cm, untadas com manteiga e cacau, e leve para assar em forno pré aquecido à 180C, por uns 25 minutos ou até que o palito saia limpo.

Quando estiverem frios nivele e se estiverem altos demais, corte cada bolo em 2 camadas. (como no video)

Optei por uma cobertura simples de fazer, e super saborosa, um Chantilly de Doce de Leite com gotas de chocolate.

CHANTILLY DE DOCE DE LEITE

600ml de creme de leite fresco, ou lata sem soro, mas BEM gelado (2 ¹/² xícaras)
1cl (sp) de extrato de baunilha
¹/² xícara de doce de leite (120g)

Para fazer a cobertura, é só bater o creme de leite por alguns minutos, até que atinja ponto de chantilly, cuidado não bater demais, pode virar maneira. Bata até começar a formar desenhos da batedeira no creme.

Adicione a baunilha e o doce de leite, mexa com a espátula até ficar homogêneo, eu adicionei 1Q4 de xícara de gotas de chocolate, para dar a ideia de cookie, e uma leve crocância,  reserve na geladeira até a hora de usar.

MONTAGEM

Para montar, use a mesma forma que assou, coloque uma folha de acetato em toda a volta interna, isso facilita na hora de desenformar o bolo e você também pode montar bolos mais altos.

Se não tiver uma folha de acetato, você pode fazer folhas duplas de papel manteiga que também funciona.

Esta massa é bem úmida, geralmente não rego, mas quero este bolo bem molhadinho, então vou regar todas as camadas de bolo com leite e chocolate em pó.

Agora é só montar, uma camada d bolo, regue bastante, coloque uma boa camada de recheio, outra camada de bolo, pressione bem, regue novamente e vá intercalando desta forma, repetindo o processo até chegar na altura desejada.

Embale com plástico filme e leve para a geladeira por umas 2 horas para firmar o recheio.

Retire da geladeira e decore como preferir.

Eu optei por um bolo rústico, sem muita cobertura, simples e bonito! Apenas passei a espátula em toda volta “limpando” e espalhando todo o excesso de recheio, e pincelei um pouco mais do chantilly.

Para decorar finalizei com ganache escorrida e mais gotas de chocolate.

Espero que tenha gostado desta receita!

ARMAZENAMENTO e CONGELAMENTO

Este bolo pode ser mantido na geladeira por até 5 dias ou congelado em fatias por até 3 meses!

Obrigada pela visita!
beijos
Raquel