Olá, Bellos!

Brigadeiro de Limão é um dos mais gostosos, suaves e também um dos mais delicados para fazer.
Como o limão é bem ácido, qualquer gotinha a mais do suco pode talhar seu brigadeiro, então, talvez você não acerte esta receita de primeira, mas acredite, teste, pratique, faça as adaptações que melhor funcione à você, mas não desista, foram vários testes, vários erros até esta receita, mas tenho certeza de que assim que pegar o jeito, será sua receita favorita, assim como esta é a minha há anos!

Sempre recebo pedidos de receitas de produtos que eu costumava vender quando a Bellaria ainda era uma Confeitaria. Acontece que, anos se passaram, eu adaptei, mudei e melhorei muito as receitas neste período, e aquelas antigas, poucas delas resistiram à essas alterações todas.

E com certeza, o que fazia muito sucesso em vendas, eram os brigadeiros gourmet. Na na semana passada eu recebi uma mensagem de uma leitora muito fofa no Instagram, a Carol, me pedindo ajuda para Brigadeiros para a festa da filha dela, eu pensei..  “- ué, as receitas de brigadeiro continuam as mesma, por que não compartilhar no Blog e no Canal?”.

Pois bem, quem conhece a Bellaria e, à mim, lá de trás, sabe o quanto de ciúme já senti de minhas receitas, e hoje sinto uma alegria imensa em poder compartilhar com vocês um pouco do sabor e do perfume da cozinha da Bellaria!

Então hoje, é um dia que compartilho uma receita pessoal de Brigadeiro de Limão Siciliano, e também mostro pequenos truques de com alterar a texturas e intensificar o sabor de uma brigadeiro de limão.
Claro que pode usar qualquer limão que preferir!

Como já mostrei em algumas receitas, a junção de leite e limão resulta na fermentação, no leite talhado, ou o Buttermilk. Sendo assim, no brigadeiro que leva leite condensado acontecerá a mesma coisa quando adicionar suco de limão, o que pode resultar em um creme de limão, e não em um brigadeiro lindo, macio e brilhante, vou falar mais sobre limão e leite lá pra baixo.

Já vi muita gente usar glucose em brigadeiros, desculpe, sou contra, opinião pessoal minha, se você gosta, continue usando, e não precisa me odiar por isso. rs

Sou a favor de brigadeiro feito com carinho no fogo baixo, poucos e bons ingredientes, e oferecido sempre fresquinho. Se você que está lendo este post agora, era um cliente Bellaria, saiba que você comeu sempre um brigadeiro feito horas ou no máximo 1 dia antes de prova-lo!

Se for vende los, trabalhe com validade máxima de 3 dias, você não precisará da glucose, isso faz toda diferença no sabor e qualidade, seus clientes agradecem, e sua fama se espalha na cidade, acredite!

Abaixo compartilho minhas duas receitas pessoais, e explico como trabalhar com elas!

Dica importate!

Quando raspar o limão é muito importante que não pegue a parte branca da casca, isso pode deixar o brigadeiro muito amargo, com um sabor bem ruim! Pegue apenas a parte amarelinha, ou verde , se for o caso.

BRIGADEIRO SICILIANO SIMPLES

Sabor suave, levemente perfumado

1 lata de leite condensado
2 colheres (sp) de manteiga sem sal
raspas de 1 limão siciliano
2 colheres (sp) creme de leite, sem soro

Na panela, coloque todos os ingredientes, exceto o creme de leite, de uma única vez, sempre fogo baixo, sempre mexendo muito bem! Brigadeiro branco queima fácil e precisa de atenção dobrada que brigadeiro comum.

Quando levantar fervura, prove, se preferir mais intenso, adicione mais raspas, ou deixe para coloca las junto com o granulado no final.

Para saber se o brigadeiro está no ponto, quando passar a espátula no fundo da panela tem que formar um caminho e ela não pode sumir, tem que manter o traço visível.

Quando chegar neste ponto, desligue o fogo e adicione o creme de leite. Mexa bem e deixe esfriar em um prato coberto com plástico filme, grudadinho nele para não formar película.

BRIGADEIRO SICILIANO COM CHOCOLATE BRANCO E SUCO DE LIMÃO

Esta receita fica bem mais intenso o sabor, mas bem mais adocicada e precisa de mais atenção, se preferir, retire o chocolate branco!

1 lata de leite condensado
2 colheres (sp) de manteiga sem sal
30-40g de chocolate branco em gotas ou picado
raspas de 1 limão
2 colheres (sp) de creme de leite, sem soro

Na panela coloque o leite condensando, manteiga e chocolate, cozinhe em fogo baixo até que amanteiga e chocolate derretam. Adicione as raspas de limão, e quando levantar fervura, começar a borbulhar, comece a adicione gotas de limão e mexendo bem rápido para que não talhe o brigadeiro.

Uso aproximadamente o suco de meio limão, não mais que isso, as raspas fazem um bom papel de aroma e sabor, e não coloque tudo de uma única vez.

Prove, se quiser ainda mais saboroso, coloque mais algumas gotas, e mexa bem rápido novamente, quando atingir o ponto do caminho visível no fundo da panela, desligue e acrescente o creme de leite.

E SE TALHAR?

Se talhar, não se preocupe, como eu disse lá pra cima, a junção do limão com leite pode resultar nisso, por isso tem que ser adicionado aos poucos, e mexer bem rápido.

Caso seu brigadeiro talhe, não jogue fora, ele não estragou, apenas não terá brilho e textura de brigadeiro para ser enrolado, você ainda pode utiliza-lo para recheios de tortas, bolos, cupcakes, e terá um resultado incrível, pois está bem macio para isso!

MONTAGEM E RENDIMENTO

Massas prontas, brilhantes e frias, agora é só modelar os brigadeiros e passar no granulado de sua preferência, e para dar mais amora e sabor, adicione raspas de limão também no granulado que será usado, ou polvilhe raspas nos brigadeiros já prontos!

Eu sempre trabalhei com brigadeiros gourmet de 28g, sei que hoje eles são bem menores e mais caros do que quando surgiram no mercado, então trabalhe da maneira que for melhor para você, com esta medida a receita rende entre 18-20 unidades.

Espero que tenha gostado das receitas e dicas, se testar estes brigadeiro, me mostre o resultado publicando uma foto com a #bellariachocolatier, ficarei muito feliz em ver seu trabalho!

Obrigada, e até a próxima receita,
beijos,
Raquel