Olá, Bellos!

Junho, friozinho, quermesse em todos os cantos, festa de São João, quentão, vinho quente, Minho na espiga, e claro, os docinhos mais queridos do Brasil fazem parte dessa época tão gostosa, acredito que pra muita gente, seja difícil escolher em Festa Junina e Natal!

Você faz parte do time de qual época do ano? Eu prefiro não responder, afinal, não saberia escolher! 🙂

Cajuzinho!
Um dos docinhos de festa mais simples e mais gostoso, e fácil de fazer! Apesar do nome, eu desconheço quem o faça com castanha de Caju, mas com toda certeza se você está vendo esse post do norte do nosso Brasil deve usar essa preciosidade com muita facilidade e rindo da nossa cara no resto do país usando o amendoim!
Aliás, se você é uma pessoa que faz com a castanha, por favor, me conte como é a receita no norte do país! E se puder, compartilhe essa receita comigo, por favor!

Existem muitas receitas diferentes de Cajuzinho, como eu disse acima, no norte do país é muito comum, senão apenas feita com castanha de caju, manteiga e leite condensando.

Algumas outras não levam leite condensado, outras não vão ao fogo, e por aí vai. Brasil é enorme e como nosso simples feijão de todo dia, a culinária em geral tem grande diversidade, e é essa a magia de cozinhar.

Acredito o amendoim seja o ingrediente escolhido no restante do brasil, por ser muito mais em conta e fácil acesso à todos, afinal é um docinho de festa popular, e castanha de caju é cara na maioria dos estados brasileiros, sendo assim, vamos de amendoim!

A receita é super simples, e esta que vou compartilhar, surgiu num descuido meu na cozinha, mas amei o resultado e desde então se tornou minha favorita.

Eu gosto de trocar o achocolatado por cacau, e um dia preparando a receita me distraí, achei que estava fazendo brigadeiro e usando mais cacau do que deveria.

O resultado foi um docinho mais escurinho, e nada doce demais, e super leve, cremoso e saboroso.

Ele também pode ser usado como recheio de bolo, basta não deixar em ponto de enrolar e acrescentar pelo menos ¹/4 de xícara de creme de leite no final da receita.

Cremoso é devido ao creme de leite, que sempre gosto de adicionar algumas colheradas no final da receita deste tipo de docinhos, assim a massa fica brilhando, e o doce mais macio e cremoso por mais tempo, parecendo fresquinho mesmo no dia seguinte.

É apenas uma dica, se preferir, não use!

O AMENDOIM

O amendoim pode ser comprado já sem pele e torrado. Por aqui só encontro salgado ou com casquinhas saboreadas ou cheios de óleo de palma, sendo assim, compro cru em lojas de produtos naturais e torro em casa.

Eu gosto de torrar logo 2 xícaras, mas 1¹/² é suficiente!

Espalho os grão, numa assadeira e levo ao forno pré-aquecido à 180º por uns 15 minutos, parando de pouco em pouco e mexendo com uma espátula para que doure por igual.

Quando estiver dobradinha, retire do forno, espere esfriar completamente.

Se o amendoim estiver com cascas, ainda morninho, esfregue entre as mãos ou embrulhado num pano de prato, que a pele solta facilmente.

O amendoim deve estar completamente frio na hora de moer, e esse passo pode ser feito como achar mais fácil, moedor, processador ou liquidificador, esse último use a função pulsar ou gelo.

Se o amendoim estiver morno, vai virar pasta de amendoim!

Bata ou processe até virar uma farofa, reserve 1 xícara para a massa.

CAJUZINHO

1 lata leite condensando
1 cl sp manteiga sem sal
1 xácara amendoim torrado e moído
2 cl sp cacau ou chocolate em pó
2-4 cl sp creme de leite
açúcar refinado ou de confeiteiro para finalizar
amendoim extra para decoração

Ás vezes coloco também 1cl de ch de rum ou licor.

PREPARO

  1. Na panela junte todos os ingredientes, exceto o creme de leite, esse sempre no final, mexa muito bem ainda fora do fogo.
  2. Leve para cozinhar em fogo baixinho, mexendo sem parar, apesar de ser muito semelhante ao brigadeiro ele dá ponto muito mais rápido!
  3. Quando engrossar e cair suave da espátula, desligue o fogo e acrescente o creme de leite.
    Dependendo da textura acrescente entre 2 e 4 colheres.
  4. Retire da panela quente, se manter o docinho lá ele vai continuar a cozinhar até a panela esfriar e você pode perder o ponto.
    Cubra com plástico filme encostado ao creme e reserve até esfriar.
    Para acelerar o processo pode manter na geladeira por 1-2hr.
  5. Unte as mãos com pouca manteiga, ou ela pode derreter o açúcar da decoração.
  6. Modele os docinhos, passe pelo açúcar refinado ou de confeiteiro, finalize com um amendoim torrado e pronto!

RENDIMENTO E VALIDADE

Uma receita rende em média 40 docinhos, mas depende do tamanho modelado. Os meus tem em média 4cm (20g).

Devem ser consumidos em até 5 dias em temperatura ambiente, e até 8 na geladeira.

Podem ser congelados por até 2 meses.
Para descongelar retire do congelador e mantenha na geladeira até por umas 4 horas, depois em temperatura ambiente até consumo.

Bom, espero muito que tenha gostado!

Se testar essa receita, me mostre seus docinhos publicando uma foto com a #bellariachocolatier.

Obrigada, e até a próxima receita,
beijos,
Raquel