Olá, Bellos!

Hoje vou te dar uma dica de como aproveitar sobras da Páscoa, ou qualquer barrinha de chocolate que tiver perdida aí no seu armário!

Estou devendo esta receita desde que morava na Inglaterra e sempre mostrava as barquinhas e lojas de Fudge espalhadas pelo país.

Fudge é um dos principais docinhos da Inglaterra e são encontrados em todo lugar, assim como o marzipã aqui na Alemanha.

O Fudge original é feito com açúcar, manteiga, xarope e leite evaporado, e seu preparo é bem mais complexo.
Cozido por um bom tempo em panela pesada e grossa, tem massa caramelizada, feito com temperatura precisa e controlada, depois resfriado e modelado sobre uma enorme bancada de mármore.

temperatura é essencial para o fudge perfeito

Aliás, já fiz um post sobre isso aqui no Blog!

Não consegui anexar o video, mas deixo abaixo uma foto que fiz em 2015, de como o Fudge é resfriado e modelado numa loja chamada Fudge Kitchen, em Cambridge, no Reino Unido.

Esse Fudge de Chocolate é rápido, prático e e muito fácil de fazer, e leva apenas 3 ingredientes.

Para essa receita, estou usando leite condenado como espessaste e escolhi usar o chocolate 54% cacau, que na verdade são sobras de Ovos de Páscoa, e que pode ser substituído por Chocolate ao Leite ou Branco, mas quanto menos cacau no chocolate, mais doce o chocolate, ou seja, mais doce e mais macio o Fudge.

A dica é, quanto mais cacau o chocolate tiver, acha de 54%, menos doce e mais firme o Fudge fica.
Quanto menor a quantidade de cacau no chocolate, mais doce e mais macio o resultado.

No caso do chocolate amargo, acima de 70%, recomendo adicionar um pouco de creme de leite para deixar o fudge mais macio.

A manteiga da receita é opcional, ela ajuda a deixar o Fudge mais brilhante e macio, mas evite seu uso em Fudge de chocolate branco, afinal esse tipo de chocolate tem muita manteiga de cacau em sua composição, já deixando o chocolate macio e amanteigado.

Dependendo da gordura do chocolate usado, ou manteiga em excesso pode deixar o Fudge com aspecto oleoso na superfície, então para evitar que ele fique esbranquiçado depois que gelar, tire o excesso de gordura com um papel toalha antes de decorar com os confeitos.

O Fudge pode ficar ainda mais gostoso acrescentando pedacinhos de castanhas, pistaches, frutas secas, passas, amendoim, ou ainda, fazer a receita em duas partes com diferentes sobras e ter um fudge com duas camadas, como esses que são vendidos na Inglaterra, use a imaginação!

cores e sabores diversos nos Fudges Ingleses

FUDGE DE CHOCOLATE SIMPLES

1 lata leite condensado
550g chocolate meio amargo
20g manteiga (1cl sp)
1 pitada de sal (opcional)

A receita pode ser reduzida pela metade, com a quantidade de chocolate que tiver disponível no momento!

Estou usando uma assadeira de 15 cm com fundo removível, se não tiver uma dessas em casa, faça em qualquer refratário que posso espalhar a massa por igual pra poder cortar quadradinhos.

Se preferir quadradinhos menores, mais baixinhos, use uma assadeira de 20 ou 25cm.

A assadeira ou qualquer refratário que usar deve ser untado com óleo vegetal e forrado com papel manteiga para facilitar na hora de desenformar.

Se usar manteiga pra untar, ela seca e endurece na geladeira, papel manteiga vai grudar nas laterais da forma e será difícil remover.

Em assadeira sem fundo removível, deixe um pedaço de papel sobrando nas laterais pra poder puxar o fudge pra fora dela depois que firmar.

Para calcular as medidas em xícaras, use o conversor na lateral direita do site.

  1. Junte todos os ingredientes em uma panela, de preferencia de fundo grosso, e leve para aquecer em fogo baio, mexendo sem parar para não queimar o chocolate.
  2. Não precisa cozinhar, apenas derreter o chocolate e a manteiga, e continuar a mexer até que o creme fique espesso, cremoso e suculento.
  3. Neste ponto é hora de acrescentar nozes, frutas secas, licores, o que você quiser. Misture muito bem, massa pronta!
  4. Retire da panela quente, espalhe na assadeira preparada com papel manteiga, deixe bem retinho, pra ficar bonitinho an hora de cortar.
  5. Se ficou oleoso, retire o excesso de gordura com papel toalha, e decore.
    Decore enquanto o Fudge está morno, nem quente demais pra não derreter os confeitos, nem frio demais que a decoração pode não fixar à massa.
  6. Cubra com papel alumínio ou plástico film.

O fudge precisa resfriar completamente para firmar e poder cortar.

Formas de resfriar:

  1. temperatura ambiente por pelo menos 10-12 horas ou até 24 horas dependendo da temperatura na sua região e tipo de chocolate usado, quanto mais macio o chocolate, mais tempo para firmar.
  2. Na geladeira por pelo menos 2 horas.

Se optar usar a geladeira pra resfriar, o fudge vai ficar bem firme, e difícil pra cortar.

Então retire da geladeira, espere voltar em temperatura ambiente, e então corte os quadradinhos com um faca lisa e afiada.

Não precisa se preocupar, o Fudge não derrete em temperatura ambiente.

RENDIMENTO E VALIDADE

Usando uma assadeira de 15cm, dependendo do tamanho cortado rende de 16 a 20 pedaços.

Ele dura bem até 2 semanas, bem armazenado em pote hermético, temperatura ambiente ou geladeira (aqui ele vai ficar duro).

Pode ser congelado por até 2 meses! Deixe descongelar na geladeira, ou se for consumir no mesmo dia, pode deixar descongelar em um pratinho, na pia da sua cozinha até ficar macio de novo.

Espero muito que tenha gostado dessa receita, e se fizer, me mande uma foto lá no Instagram pra eu ver sua versão!

Obrigada, Feliz Páscoa!

Te vejo na próxima receita,
beijos,
Raquel