Quindim
é um docinho delicioso e muito fácil de fazer!
Sua origem é disputada entre brasileiros e portugueses, mas existe diferença entre os docinhos feitos no Brasil e os de Portugal.

No Brasil, os docinhos tiveram origem no Nordeste e são tipicamente feitos com coco ralado, já em Portugal o docinho ganha o nome de Brisa-do-Lis, e o coco é substituído por amêndoas.

Para quem está longe de casa fazer receitas tradicionais brasileiras para que conforta o coração e traz um pouco do Brasil onde quer que a gente esteja.

Quindim é assim, docinho leve, super saboroso que acalenta o coração e sempre nos deixa cheio de alegrias em cada mordidinha!
Um dos meus docinhos favoritos que venho compartilhar a receita com vocês hoje!

Gosto de fazer o Quindim em poucas quantidades, é possível fazer apenas uma única unidade, e assa-los em forminhas individuais, mas você pode dobrar ou até mesmo triplicar esta receita e fazer em forma de pudim.

Para fazer os Quindins, eu gosto de usar o coco ralado desidratado, sem açúcar, o doce fica mais leve e mais saboroso.

Então começo hidratando o coco com gotas de água, respingando sobre ele e massageando com os dedos, até sentir que está ficando macio, é possível sentir que ele começa a soltar seu óleo e quando você pressiona-lo, ficará todo grudadinho, isso significa que ele está pronto para usar, esse passo á rápido, 2-3 minutos e não exagere na água, são apenas poucas gotas mesmo!

Coco hidratado, vamos separar as gemas das claras! Nesta receita vamos usar apenas as gemas, mas reserve as claras para uma futura receita como omeletes de claras ou até mesmo suspiros!


Ingredientes separados, agora vamos colocar em um bowl a manteiga em temperatura ambiente, precisa estar bem molinha, depois adicione o açúcar, o leite de coco e mexa até que o açúcar e a manteiga se dissolvem juntos.

O coco vai liberar seu óleo e ajuda nesse processo.

Depois que manteiga e açúcar estiverem dissolvidos, adicione as gemas peneiradas, sim tem que peneirar, assim o Quindim não ficará com cheiro forte de ovos, e até o sabor fica melhor.

Agora é só finalizar, adicionando o extrato de baunilha e mexendo delicadamente, se mexer demais daqui em diante o doce ficará pesado demais, quanto menos mexer, mais gostoso e levinho.

Unte a formas, ou as formas escolhidas com manteiga e açúcar, o açúcar será o responsável por aquela caldinha brilhante em cima do Quindim.

Divida a massa entre as formas e pré aqueça o forno à 180ºC, sim, é só agora que vamos pré aquece-lo, pois é importante que a massa descanse esses minutinhos para que o coco comece a se separar das gemas, ficando aquela casquinha de coco embaixo e uma massa cremosa em cima.
Então, caso seu forno já esteja aquecido, espere uns 10 minutos antes de leva-los ao forno.

Leve em banho-maria ao forno, eu costumo já colocar água aquecida antes de levar ao forno, mas faça como preferir.
Deixe assar por 30 minutos ou até que o coco esteja douradinho!
O tempo de forno varia muito, então vai depender do seu forno, apenas fique de olho para que não asse demais e o Quindim fique seco.

Quando retirar do forno, deixe esfriar por uns 10 minutos antes de desenformar, mas desenforme ainda quentinho-morno.
Deixe esfriar em cima de uma grelha ou papel manteiga.

Caso goste, decore com coco ralado ou lascas de coco, fica ainda mais apetitoso!

Leve à geladeira por pelo menos 1 hora antes de servir.

Ingredientes:
♡ 12 gemas de ovos grandes – caso esteja pequenas demais, coloque 14
♡ 70g de coco ralado
♡ 150ml de leite de coco
♡ 45g de manteiga sem sal – temperatura ambiente
♡ 1 colher (chá) extrato de baunilha
♡ 200g açúcar

Sobre o leite de coco, a quantidade talvez seja menor que a quantidade da garrafinha, aqui no meu caso na Inglaterra, encontro apenas latas de 400ml, e costumo fazer meia receita de Quindins, ou seja, pouco mais de 50ml, mas isso não é problema!
Você pode colocar o restante do leite de coco em forminhas de gelo e congelar para usar futuramente.
Obrigada e até a próxima receita!
Raquel