(FOTOS EM EDIÇÃO – já, já o post tá lindo!)

Olá, Bellos!

Há muito tempo eu estava fascinada em bolos listrados, e queria muito compartilhar aqui como faze-los. Este fascínio veio por bolos de uma loja de bolos incríveis que conhecia em Londres há pouco tempo, chamada Peggy Porschen, que inclusive compartilhei a visita lá nos Stories no Instagram!

Mas infelizmente, justo no ida que estive na loja não havia nenhum bolo listrado para que eu pudesse ve-lo de perto, como realmente era feito, se havia fondant, que aqui é a pasta americana, ou se era feito com algum tipo de creme de manteiga.

Levei tempo até criar coragem de desenvolver o meu, comprei stencils, estudei mil forma de como fazer e montar, cheguei a assar um bolo, preparar o creme de manteiga, e deu tudo errado! Mal consegui cobrir o bolo, mas eu jamais desistiria de fazer o sonhado bolo listrado!

Semanas depois, desisti de tentar o stencil, pesquisei algumas formas de fazer as listras, e pasta americana com glacê real estavam fora de cogitação, gosto de sabor da cobertura precisava ser aromatizado com todo o restante do bolo, desde a massa, recheio. Tinha que ser bonito e apetitoso!

Como eu disse, foram semanas até eu conseguir tirar esse bolo do papel e dar vida à ele! E estou muito satisfeita com o resultado final e sabor incrível que consegui!

A primeira coisa que pensei foi que, não poderia ser simplesmente um creme com corante rosa, teria que ser demais! Então me lembrei de uma massa de cupcakes que fiz usando o purê de morangos, e além de linda, ficou deliciosa!

Então me dei conta de que estamos no meio do Verão, e frutas vermelhas estão por toda parte! Não poderia ser diferente!

Por que não fazer um bolo lindo, e colorido e sem o uso de corantes, usando um delicioso purê de frutas?

Você vai me perguntar: “mas e geléias?”, e eu te respondo, Você acha mesmo que uma geléia industrializada vai ter mais sabor e uma cor tão maravilhosa quanto a própria fruta?

E te digo mais, geléias vem compactadas, com pedaços de frutas, em sua maioria, e você terá provavelmente, um gasto maior com elas do que com as frutas congeladas, e no final, o mesmo trabalho!

Mas é uma opção para quem mora em regiões onde não encontramos frutas congeladas com tanta facilidade.

Se optar pelo uso de geléias, precisará fazer o mesmo processo, processar para retirar todo pedaço de fruta, peneirar para tirar as sementes, e se estiver líquida demais, reduzi la em fogo baixo até formar o creme.

Todo excesso de água pode alterar o creme de manteiga, assim como pedaços e sementes de frutas também! Fique atento à isso.

PURÊ DE FRAMBOESA

2 xícaras framboesas congeladas.

Para fazer o purê de frutas perfeitos eu sugiro que você use sempre frutas congeladas!  Elas darão ao purê mais cor, sabor e consistência, principalmente se seu intenção é usa lo em uma cobertura de manteiga como faço neste bolo.

Frutas frescas tem muita água, e talvez não deixe seu creme com uma cor tão viva!

Quais frutas você pode usar para este purê? Qualquer frutas congelada que você quiser! Desde que ela tenha textura cremosa e não líquida demais.

Minhas favoritas para creme de manteiga são morangos, framboesas, amoras, mirtilos, mangas, kiwis, abóbora.

Use a imaginação, tenha coragem de testar receitas, criar sabores! Se der errado, você vai aprender algo bom deste teste também!

Já frutas como limão e laranja, sugiro fazer um Curd da frutas desejada e só depois que eles estiver bem firme, adiciona lo ao creme de manteiga, mas ainda assim, acho arriscado demais optar por frutas com tanto suco assim.

PREPARO

1. Deixe as frutas descongelarem naturalmente dentro de uma peneira. Dependendo da sua região, elas podem descongelar rapidinho, no meu caso, gosto de deixar descongelando de um dia para o outro, assim na manhã seguinte todo excesso de água já foi escoado.

2. Assim que estiverem macias, e sem muita água, bata no processador ou liquidificador, ou até mesmo mixer. Precisa virar um creme, sem nenhum pedaço da fruta!

3. Peneire esse creme, retirando qualquer fibra ou sementes.

4. Coloque em uma panela pequena e aqueça em fogo baixo/média até que reduza para 1/3 da quantidade ou até que a água evapore completamente, resultando em uma creme firme.

5. Reserve até esfriar.

Rende aproximadamente 1/4 de xícara, o que é suficiente para este bolo!

Dura até 5 dias na geladeira em potinho bem fechado.

PARA A MASSA

Para esta massa vou usar o Leiteilho (buttermilk), para que o bolo fique leve e suave. Eu sei que em muitos lugares não se encontra leitelho, mas é super fácil de fazer uma versão falsa, mas que também funciona para a receita.

FALSO LEITELHO

1 xícara de leite desnatado
2 colheres (sp) suco de limão ou vinagre branco

PREPARO

misturo muito bem os dois ingredientes e reserve por 10-15 minutos até talhar!

Claro que o falso buttermilk não trará um resultado tão incrível quanto o original, mas ajuda na pressa!

Mas, se você também pode fazer o verdadeiro leitelho em casa, só vai levar alguns minutos a mais, e você ainda de quebra, terá manteiga caseira na produção, com apenas 1 ingrediente! Veja no link abaixo:

Pode substituir o leitelho nesta receita?
Pode, por 200ml de iogurte ou leite integral, mas a massa ficará mais ácida pelo uso do bicarbonato, e no caso do uso do leite integral, ela não ficará tão fofinha.

COMO FAZER LEITELHO EM CASA

MASSA DE CHOCOLATE COM CAFÉ

220g manteiga sem sal, levemente amolecida
1 1/2 xícara açúcar cristal ou refinado (270g)
4 ovos grandes
1 xícara buttermilk (240ml)
1 xícara farinha de trigo (140g)
1 xícara de cacau ou chocolate em pó (100g)
1/2 xícara de amido ou farinha tipo “00” (60g)
1¹/² cl (ch) fermento em pó
1cl(ch) fermento em bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
2cl (ch) café solúvel
2cl (ch) extrato de café (opcional)

Bom, não preciso nem dizer que teremos muito café nesta massa, certo? 🙂

E um dos meus ingredientes favoritos nessa receita é o Extrato de Café Caseiro , que é super fácil de fazer, leva 1 minuto, e vai deixar seu bolo ainda mais intenso do que acrescentar apenas o café solúvel, que eu no caso, eu também adiciono nessa massa!

COMO FAZER EXTRATO DE CAFÉ EM CASA

PREPARO

1. Pré-aqueça o forno à 180C. Unte 3 assadeiras de 15 ou 17cm com manteiga e cacau, e fundos forrados com papel manteiga.

Essa massa também funciona com 2 assadeiras de 20cm, para bolos mais altos, ou 3 para bolos finininhos.

2. Peneire todos os ingrediente secos juntos e reserve.

3. No bowl da bateria junte a manteiga e o açúcar, bata por uns 3-5 minutos, ou até que forme um creme volumoso e branquinho.

4. Junte os ovos, bata por um minuto e acrescente o leitelho, e o extrato de café, mexa com um fouet mesmo para não bater demais a massa.

Quanto menos bater massas de bolo, mais leve e fofa ficam!

5. Acrescente os ingredientes secos, bata até incorporar, em velocidade média.

6. Divida a massa nas assadeiras preparadas e leve para assar por 25-30 minutos, ou até que o palito saia limpo.

7. Deixe esfriar por 10 minutos, retire da forma e deixe terminar de esfriar sobre uma grade.

dica 1
Caso você tenha apenas 1 assadeira do tamanho que deseja assar seus bolos, mantenha o restante da massa no próprio bowl que preparou, lacrada com plástico filme, sem contato com o ar.

Rende: aproximadamente 1,3kg de massa.

CALDA DE CAFÉ PARA REGAR BOLO

Quando faço bolos á base d manteiga, como este, eu gosto de regar todas as camadas, para ficar mais molhadinho e ainda mais saboroso.

Esta calda é opcional, você pode optar por não regar seu bolo, ou até mesmo usar a calda de chocolate que usei no bolo de brigadeiro!

¹/² xícara de água
¹/² xícara de leite
2 colheres (sp) de açúcar
2 colheres (ch) extrato de café ou café solúvel

1. Junte todos os ingredientes numa panelinha, aqueça em fogo médio, mexendo de vez em quando até levantar fervura.

2. Ferveu, reserve até esfriar.

Dura até 5 dias na geladeira, em pote bem fechadinho.

COMO FAZER CALDA DE CHOCOLATE PARA REGAR BOLOS

BUTTERCREAM DE FRAMBOESA

1/4 xícara purê de framboesas
6 claras
2 xícaras de açúcar refinado
440g manteiga sem sal, levemente macia, picada em pequenos cubos (nem firme e nem mole demais)

1. Junte as claras e o açúcar em um bowl que possa ir ao banho-maria, e aqueça por alguns minutos, mexendo sempre, até que o açúcar esteja completamente dissolvido.

2. Bata em velocidade média para alta por 10-15 minutos, ou até que comece a formar picos e o bowl da batedeira esteja em temperatura ambiente.

Neste momento este Merengue Suíço já pode ser usado para fazer suspiros!

3. Tenha certeza de que o bowl esteja frio, e comece a adicionar a manteiga, um quadradinho de cada vez. Parece que o creme ficará mole demais, mas calma, que conforme adicionar a manteiga, ele irá firmar novamente!

4. Depois de adicionar toda a manteiga, bata por mais uns 3 minutos, até ficar liso e branquinho.

5. Reserve pelo menos 100-150g do creme em um refratário e adicione 1/4 de colher (ch) de extrato de baunilha.

6. No restante do creme, junte o purê de framboesas e mexa delicadamente.

7. Divida o creme de framboesa em 3 partes iguais.

* Rende aproximadamente 650g (pode variar pelo tamanho dos ovos), e dura até 4 dias em temperatura ambiente!
Claro que, se não sua região estiver quente demais, mantenha na geladeira, retire 1 hora antes de usar.

COMO DEIXAR SEU BOLO RETINHO E COM CAMADAS PERFEITAS

Como faço para meus bolos ficarem com camadas idênticas e retinhas?

dica 2
Invista em uma balança!
É muito em conta, e te ajudará muito em bolos e sobremesas, até porque, nunca confie em medidas de xícaras! Apesar de em todos os videos eu compartilhar medidas em xícaras à pedidos de vocês, mas se você é fiel ao blog, e vem buscar as receitas aqui depois de ver os videos, sabe que aqui trago as medidas em gramas, e por que disso?

Por que existem mil tipos de xícaras! E eu mesma tenho dois jogos de medidas de que me trazem medidas diferentes em gramas, ou seja, são de tamanhos diferentes, e por mais que nelas estejam escrito as mesma quantidades! E sim, isso dá muita diferença em seus bolos!
Sem dize que, existem xícaras americanas e as tradicionais de cozinhe, confie em mim, vá na medida em gramas, você irá se surpreender com o resultado de seus bolos!

E o que a balança tem a ver com camadas perfeitas? 

Antes de começar a preparar qualquer receita eu peso todos os bowls que vou usar durante a receita, e anoto no meu caderninho de desenvolver receitas. Tenho todos os pesos anotados.

No final da receita pronta, peso os bowls novamente, subtraio o peso do bowl, e o valor final de massa divido entre a quantidade de formas ou recheio que vou assar ou usar no meu bolo.

Assim os bolos terão a mesma altura depois de assados, e também os recheio serão divididos em quantidades iguais.

Na hora de nivelar os bolos, coloque um do lado do outro e tente tirar apenas o topo arredondado, mantendo a altura das bordas.

O que acontece se não nivelar um bolo ou dividir recheio uniformemente? Isso:

Para montar, sempre prefira monta-lo dentro da assadeira que assou, forrando toda a lateral dela com uma folha de acetato, ou papel manteiga. isso vai deixar seu bolo ratinho, como todas as camadas uniformes verticalmente.

Quando montar seu bolo, a cada camada de recheio passe o pão duro espalhando por igual sobre a camada de bolo, e quando colocar a próxima camada de bolo, pressione bem para que o próprio bolo assente a camada de recheio!

Espero que tenha gostado desta dica!

Hora de montar o bolo? Vamos lá!

MONTAGEM

1. Depois de nivelar todas as camadas de bolo e dividir o recheio em partes iguais como falei acima, Use a assadeira que assou para montar seu bolo, e forre com uma folha de acetato ou papel manteiga para facilitar a montagem.

2. Comece a montagem intercalando uma camada de bolo, regue com bastante calda, mas sem exagero para não vazar!  Coloque uma das partes de recheio, espalhe igualando sobre toda a camada de bolo.

3. Coloque mais uma camada de bolo, prense bem com as mão, regue novamente com a calda. Coloque então a segunda parte do recheio, espalhe.

dica 3
Deixe para retirar o papel manteiga da última camada de bolo só no final, quando o bolo já estiver gelado, será mais fácil na hora de finalizar o bolo!

4. Coloque a última camada de bolo em um prato com a parte nivelada para cima (onde você cortou com a faca), e regue com a calda, vire o bolo de ponta cabeça e coloque esta parte cortada e regada em contato com o recheio, deixando a parte com papel manteiga para cima.

5. Pressione bem, cubra com plástico filme e leve para a geladeira por 4-6 horas.
Os meus, normalmente ficam de um dia para o outro.

COBERTURA E FINALIZAÇÃO

Enquanto seu bolo está gelando, mantenha o creme de manteiga em temperatura ambiente!

1. Assim que seu bolo estiver bem gelado, retire da geladeira e retire a folha de acetato, se precisar alisar o recheio, use uma espátula.

2. Coloque uma camada do creme de manteiga, e alise bem, retirando todo excesso de cobertura, vá limpando a espátula sempre que voltar ao bolo, e guarde esse excesso retirado do bolo para a camada seguinte e decoração.

Esta camada não precisa ficar perfeita, e se ficar falhas, coloque mais creme de manteiga e alise novamente.

3. Leve o bolo para gelar por 20-30 minutos, ou até que a cobertura esteja seca ao toque.

Enquanto isso, prepare sacos de confeitar com os cremes de manteiga de baunilha e restante de framboesa. Use sacos de confeitar com a ponta reta ou bicos redondos de 1cm ou bicos de pétalas.  Eu inventei de cortar os sacos com ponta imitando pétalas e foi uma caca! Deixo os nomes dos bicos abaixo.

4. retire o bolo da geladeira, e agora se você tiver um prato giratório, vai facilitar bastante seu trabalho. com uma das mãos você irá girar o prato onde está o bolo, e com a outra, bem firme você irá pressionando e formando as listras.

Não tem problema se ficarem falhas, você conserta no final!

5. Cuba o bolo todo circundando com os cremes intercalados, sem pressa, com a mão firme, uma lista junto da outra.

6. Com uma espátula alisadora ou costas de uma faca, mantenha ela reta e fixa num ponto, e tente girar apenas o prato, e não a mão onde está a espátula!

7. Limpe a espátula, retirando todo o excesso de creme de manteiga. Ela precisa estar sempre limpa ao voltar para o bolo, senão mancha e você perde todas as listras!

8. Vá alisando o máximo que conseguir, limpando o excesso.

9. Veja se ficou alguma falha, retoque com o creme de manteiga, e alise novamente.

10. Use o restante do creme para fazer as decorações no topo do bolo. E capriche nos detalhes!

Leve para a geladeira para secar.

MATERIAL USADO

Espátula alisadora Tala
Bicos para as listras (não usei nenhum), recomendo Wilton 103 ou 104, ou qualquer bico redondo liso de até 1 cm.
pétalas desidratadas e confeitos de açúcar branco

ARMAZENAMENTO E VALIDADE

Este bolo é um bolo 100% amanteigado, desde a massa, recheio e cobertura. Minha sugestão é sempre mante lo em temperatura ambiente, para que esteja macio na hora de servir.

Pode ficar em temperatura ambiente por até 3-4 dias! (abaixo dos 30C).

Porém, se você está em uma região quente demais, mantenha na geladeira depois de pronto e retire com pelo menos 1 ou 2 horas antes de cortar.

Eu acho que bolo gostoso é bolo fresco, diria para ser consumido com no máximo 3 dias. Mas dura até uns 5 na geladeira.

Pode ser congelado, muito bem embalado por até 3 meses.

Espero muito que tenha gostado deste bolo listrado, desenvolvi esta receita com muito carinho e tentei trazer as melhores dicas para o Blog!

Se testar esta receita, por favor, publique uma foto com a #bellariachocolatier pra eu poder ver sua versão!

Obrigada pela visita!
Te vejo na próxima receita, beijos,
Raquel