Olá, Bellos!

Se você trabalha com confeitaria isso já te aconteceu algumas vezes! Acontece da gente calcular a quantidade errada da receita, acontece de cliente cancelar de última hora, o bolo criar um topo mais alto do que o desejado e assim acabar sobrando material.

Mas não se desespere, você não precisa sair doando pela vizinhança ou fazer a família toda comer seu trabalho no final de semana todo. Guarde, congele! Crie novos produtos! Aumente seu cardápio de doces e lembrancinhas! E tenha uma renda extra!

Bolo no Palito, ainda conhecido como Pirulito de Bolo, Cake Pop é uma ótima opção para aproveitar material que seria desperdiçado.

Em sua grande maioria, massa de bolos e recheios podem ser congelados por até 2 meses, e manter qualidade, textura e sabor, se muito bem embalado.

Então, a partir de hoje, nada mais de se desfazer de sobras de material.

Por exemplo, quando estava testando o Bolo Boston Cream, eu subestimei a tamanho das minhas assadeira e fiz 6 cupcakes a mais, na esperança de adoçar meus sobrinhos que estavam chegando para passar as próximas duas semanas aqui comigo.

BOLO BOSTON CREAM

No fim, meus bolos ficaram baixinhos demais, e não teria como aproveita los para o vídeo no youtube, então o bolo aproveitei montando um bolo de brigadeiro para a família no fim de semana, e os cupcakes congelei!

Para congelar, embrulhe com bastante plástico filme, evitando qualquer contato com outras comidas no congelador. Se trabalha com confeitaria e tem uma congelador apenas para seu trabalho, melhor ainda.

Potinhos herméticos também funcionam muito bem. E nos dois casos estarão seguros para serem usados em até 2 meses.

Dias atrás, precisava muito de espaço extra no congelador, me deparei com os cupcakes, e pensei, “por que não compartilhar essa ideia no Blog?”

E aqui estamos, eu acabei me confundindo e tirei apenas 5 cupcakes do congelador, sim – ainda temos um por lá – perfeitos, e saborosos.

Para descongelar, deixei por algumas horas na geladeira, até ficarem macios de novo, depois temperatura ambiente até usar.

Vou deixar abaixo o material que usei para estes 5 cupcakes, e é claro que as quantidades mudam de acordo com a quantidade e tipo de massa de bolo que estiver usando.

MATERIAL

5 cupcakes tamanho tradicional
4-5 cl sp geléia (cremes, recheios, nutella, doce de leite)
1cl ch licor (opcional)
200g chocolate nobre (de boa qualidade, aquele que precisa de temperarem)
palitos de sorvete
moldes de sorvete
confeitos para decorar

Onde encontrar o molde?
Estes moldes são da marca Silikomart, a mesma do Molde do Ovo 3D que tem lá video no Youtube, ganhei em 2017, e vieram direto da Itália, onde são fabricados.

Fiz uma rápida busca pelo Google, digitando: molde para sorvete em silicone, e encontrei similares, não exatamente a mesma ou mesmo fabricante, mas é possível encontra las no Mercado Livre e outras bem parecidas no Aliexpress.
Nunca usei o site Chinês, mas acho que vale a pesquisa.

As minhas você encontra em sites de fora do Brasil, vou deixar ano link abaixo todo material que uso em todos os vídeos, inclusive os moldes e confeitos.

O site que uso e recomendo é o Amazon, mas o material vem dos Estados Unidos ou Inglaterra, alguns vendedores enviam produtos para o Brasil – usei muito o serviço quando morava em São Paulo, e nunca tive problemas – mas é preciso ter conhecimento em Inglês, e ver se compensa o valor convertido de dólar ou libras para o real e também o frete.

ONDE ENCONTRAS MEUS MOLDES, CONFEITOS E UTENSÍLIOS

PASSO A PASSO

  1. esfarele todo o restante de bolo em um bowl, depois vá acrescentando o creme escolhido para dar liga.
    eu acrescentei também um pouco de licor.
  2. O ponto, é até que consiga modelar uma bolinha com a massa. Reserve.
  3. Derreta e tempere o chocolate escolhido. Usei o branco com um pouquinho de corante comestível em pó. Só pra ficar um amarelinho mais suave.
  4. Forre os moldes com chocolate, retire o excesso, e leve à geladeira por 5 minutos.
  5. Repita o passo anterios, e geladeira por mais 5 minutos.
  6. Retire da geladeira e verifique se o chocolate está seco ao toque, caso esteja, pronto para rechear, coloque a massa aos poucos, preenchendo todo o espaço interno e pressionando bem, ela precisa ficar compacta para segurar o palito firme. Deixe a borda livre para fechar com mais chocolate.
  7. Cubra com chocolate, alise, e geladeira até cristalizar, mais ou menos 15 minutos ou até soltar do molde com facilidade.

DECORAÇÃO

Para decorar usei o restante do chocolate, e confeitos coloridos, flores desidratadas, e também modelei algumas flores com pasta americana, usando molde de silicone.

Espere secar muito bem por algumas horas antes de embalar.

RENDIMENTO E VALIDADE

Se você usar massa de bolo fresca, sem processo de congelar e descongelar, eles duram muito bem até 5 dias.

No caso de bolos descongelados, deve ser consumido em no máximo 2-3 dias.

Com 5 cupcakes fiz 6 pirulitos de bolo, mas isso vai variar muito de acordo com o tamanho do molde, tipo de massa e tudo mais.

Espero muito que tenha gostado, se fizer seu Bolo no Palito, me mostre publicando uma foto com a #bellariachocolatier nas redes sociais!

Obrigada, te vejo na próxima receita!
beijos,
Raquel