Sobre a receita
Cheesecake de Caramelo
Uma sobremesa delicada e refrescante, cremosa que derrete na boca, para todo mundo que ama caramelo, este cheesecake aveludado e suculento é simplesmente perfeito para qualquer ocasião.
Sabor: Delicado, suave, equilíbrio perfeito entra a doçura do caramelo e frescor do Cream Cheese.
Textura: A crosta e amanteigada, as lascas do topo crocantes são o contraste perfeito para o recheio de cheesecake, que é ultra cremoso, aveludado e delicioso.
Dificuldade: receita fácil e rápida, mas demanda tempo de forno e geladeira.
PRÓS: Uma sobremesa que vai deixar todo mundo feliz e encantado!
CONTRAS: Acabou rápido demais! Dobre a receita! 🙂
Ferramentas
Processador de alimentos ou liquidificar (opcional), assadeira 20cm, de fundo falso (ideal), batedor de arame e tigela.
Uma deliciosa sobremesa
Cheesecakes são com toda certeza a sobremesa mais amada aqui em casa!
Sempre um novo sabor é testado, e sempre é a sobremesa que levo para toda reunião em família ou com amigos!
Recentemente notei sobras de caramelo na geladeira que precisava ser utilizada em breve em algum preparo, então decidi juntar o útil ao agradável e logo tinha essa cheesecake deliciosa siando do forno.
Para este cheesecake em especial, escolhi usar farinha de amêndoas junto com biscoitos outros na base, e também na finalização, em mistura ao caramelo do topo.
A crosta crocante e levemente amendoada combina perfeitamente com o recheio cremoso e suave, cheio de sabor de caramelo. Cada fatia derrete na boca, Trazendo um equilíbrio delicioso entre o doce do caramelo e o toque sutil das amêndoas. É a sobremesa perfeita para qualquer ocasião, fácil de fazer e ainda mais fácil de amar
Precisa de banho-maria?
E a resposta é não!
Banho-maria é apenas a forma mais comum para assar uma cheesecake e garantir bons resultados, como cozimento suave e uniforme, topo sem queimar e sem rachar.
Mas existem outras formas de garantir um cheesecake lindo e, sem rachaduras e deliciosamente cremoso:
- Baixa temperatura: Você pode assar o cheesecake em forno baixo (100°C a 120°C) por mais tempo. Isso ajuda a evitar rachaduras, mas pode demorar um pouco mais, até 2h30.
- Assadeira com água quente: Coloque uma assadeira com água quente na grade inferior do forno, criando um ambiente úmido que irá gerar vapor, condensação que ajuda a prevenir rachaduras, sem a necessidade de imersão direta.
- Resfriamento gradual: Após assar sem banho-maria, deixe a cheesecake esfriar lentamente dentro do forno desligado, com a porta entreaberta. Isso evita rachaduras causadas por mudanças bruscas de temperatura.
- Amido de milho ou farinha: Adicionar um pouco de amido de milho ou farinha ao creme ajuda a estabilizar o cheesecake, reduzindo o risco de rachaduras mesmo sem banho-maria.
Essas são algumas das técnicas que uso para evitar usar banho-maria, mas ele ainda é a maneira mais segura de garantir um cheesecake perfeito.
Receita
Cheesecake de Caramelo e Amêndoas
A sobremesa perfeita existe, e posso provar, ou melhor, você pode preparar na sua casa!
preparo: 20 min | forno: 50 min | descanso: 6h | assadeira: 18-20cm | tempo total: 8 hr
INGREDIENTES
Para o Caramelo Salgado
- 250g açúcar cristal ou refinado
- 60g manteiga sem sal, gelada, cortada em cubos
- 5g extrato de baunilha (opcional)
- 3g de flor de sal ou sal marinho
Para a Crosta
- 200g biscoito neutro, tipo maisena, triturado em farelo
- 50g farinha de amêndoas
- 80g manteiga sem sal, derretida e fria
- 1 pitada de sal
- 40g açúcar cristal ou demerara
Creme de Queijo e Caramelo
Para melhores resultados, é importante que todos os ingredientes estejam em temperatura ambiente.
- 120g ovos (2 grandes), temperatura ambiente
- 1 gema extra (20g), temperatura ambiente
- 10g extrato de baunilha
- 15g amido de milho (Maisena)
- 100g caramelo salgado, temperatura ambiente
- 150g iogurte natural, temp. ambiente
INGREDIENTES
Para o Caramelo Salgado
- 1 1/4 xícara açúcar cristal ou refinado
- 1/4 xícara manteiga sem sal, gelada, cortada em cubos
- 1cl ch extrato de baunilha (opcional)
- 1/2cl ch flor de sal ou sal marinho
Para a Crosta
- 1 3/4 xícara biscoito neutro, tipo maisena, triturado em farelo
- ¹/² xícara farinha de amêndoas
- ¹/³ xícara manteiga sem sal, derretida e fria
- 1/8 cl ch pitada de sal
- 3cl sp açúcar cristal ou demerara
Creme de Queijo e Caramelo
Para melhores resultados, é importante que todos os ingredientes estejam em temperatura ambiente.
- 2 ovos grandes
- 1 gema extra
- 2cl ch extrato de baunilha
- 2cl sp amido de milho (Maisena)
- ¹/³ xícara caramelo salgado
- ²/³ xícara iogurte natural, temp. ambiente
MODO DE PREPARO
- Comece pelo caramelo de amêndoas, colocando em uma panela de bordas altas e fundo grosso a água e o açúcar. Mexa delicadamente e leve para aquecer em fogo baixo. Essa mistura não deve ser mexida novamente; deixe o açúcar derreter lentamente até começar a dourar.
- Quando o açúcar estiver bem dourado, sem traços de cristais, com cuidado adicione o creme de leite e mexa vigorosamente. Atenção, pois o creme quente vai ferver e subir. Continue mexendo até que o creme baixe novamente, sem borbulhar.
- Retire do fogo, adicione a manteiga gelada, 5 g de extrato de baunilha, e, se desejar caramelo salgado, adicione 1/4 de colher de chá de sal marinho ou flor de sal.
- O caramelo está pronto e pode ser armazenado em recipiente hermético na geladeira por até 3 semanas. Enquanto o caramelo esfria em temperatura ambiente, prepare a crosta da torta.
- Prepare uma assadeira de fundo falso de 20 cm, protegida com papel alumínio no exterior, e reserve. Aqueça seu forno a 180ºC.
- No processador ou liquidificador, coloque os biscoitos e processe até virar uma farofa. Neste ponto, adicione a farinha de amêndoas, a manteiga, o sal e o açúcar e processe novamente até formar uma farinha úmida, parecendo areia de praia. Quando pressionada com as mãos, ela se mantém intacta e não quebradiça.
- Distribua a farofa de biscoitos na assadeira e pressione com um copo ou com as mãos até que fique bem lisinha e nivelada ao fundo e nas laterais da assadeira. Pressione bem para fixar e não esfarelar na hora de adicionar o creme. Se a massa estiver esfarelenta demais, adicione mais uma colher de chá de manteiga derretida e monte novamente a base.
- Leve para assar por 5-8 minutos em forno a 180ºC. Quando começar a dourar, retire do forno e baixe a temperatura para 100-110ºC.
- Prepare o creme de queijo com caramelo, colocando em um recipiente os ovos, a gema, o extrato ou sementes de baunilha. Bata por 2 minutos com um batedor de arame e junte o amido; misture muito bem até que o amido esteja completamente dissolvido, e reserve.
- Em outra tigela maior, coloque o cream cheese em temperatura ambiente e bata por 2-3 minutos até ficar fofo. Junte o caramelo salgado, que deve estar em temperatura ambiente, e misture bem até homogeneizar. Em seguida, adicione o iogurte natural em temperatura ambiente e misture muito bem.
- Junte o creme de queijo com o creme de ovos. Se desejar um toque de caramelo mais intenso, pode adicionar um pouco mais de caramelo à mistura. Misture tudo muito bem, delicadamente, para não agitar demais o creme.
- Com o creme liso e homogêneo, coloque-o sobre a base de biscoito, alise bem e leve para assar, sem banho-maria, em forno baixo, em torno de 100-110ºC, por 2h30 a 3h, dependendo do seu forno. Caso prefira acelerar o processo, uma opção é assar em forno mais alto, com banho-maria. Prepare uma assadeira com água aquecida e leve para assar até que o centro esteja gelatinoso, mas seco ao toque. Com um termômetro de espeto, verifique se o creme atingiu entre 65ºC e 70ºC. Isso significa que estará no ponto correto, garantindo que a cheesecake esteja cozida corretamente, com o centro ainda um pouco macio, o que contribui para sua textura cremosa. Ao atingir essa temperatura, a cheesecake deve ser retirada do forno e deixada esfriar, pois ela continuará a firmar enquanto esfria.
- Deixe resfriar sobre uma grade. Depois de fria, cubra com papel alumínio e leve para gelar por pelo menos 4-8 horas antes de servir.
- Prepare a calda de caramelo com amêndoas tostando levemente as lascas de amêndoas em uma panela de fundo grosso. Quando estiverem levemente douradas, misture com a sobra do caramelo e coloque sobre a cheesecake fria antes de servir.
Outros sabores e texturas
Caso não queira utilizar amêndoas nesta receita, substitua pela mesma medida em biscoitos neutro ou maltados, de canela ou gengibre.
Se preferir biscoitos apenas na base deste cheesecake, deixando as laterais lisas, use apenas metade da receita da crosta.
Validade e Armazenamento
O cheesecake dura muito bem na geladeira por até 4-5 dias. Mantenha protegido, em pote ou embalagem vedada.
A calda dura muito bem na geladeira por até 2 meses.
Sempre observe qualquer alteração em cor, aroma, sabor e textura antes de consumir, o tempo de validade varia de acordo com o ambiente, manuseio e condições e qualidade dos ingredientes utilizados.
Como congelar?
O cheesecake congela maravilhosamente bem!
Coloque o cheesecake inteiro ou em fatias individuais, sem a cobertura de caramelo salgado, em uma assadeira na geladeira até ficarem firmes, cerca de 4h.
Embrulhe o cheesecake ou cada fatia individualmente em filme plástico e coloque em um saco de congelamento, tipo ziplock. Congele por até 2 meses.Para servir, descongele na geladeira durante a noite. Você também pode descongelar fatias individuais na geladeira durante a noite ou em temperatura ambiente por cerca de 30 minutos. Cubra com calda de caramelo e sirva.
Quando fizer esta receita, quero muito ver seu resultado, então, não deixe de compartilhar comigo publicando uma foto em suas redes sociais e me marcando! 🙂
Aproveite a receita, te vejo num próximo post, com mais uma sobremesa deliciosa!
com carinho,
Raquel Cicolin