Olá, Bellos!
Por aqui, Outono chegou gelando! E com eles as melhores sobremesas inglesas, são bolos, tortas, e pãezinhos feitos com muita abóbora, maçã e claro, muita canela.
Receitinhas tão gostosas e queridinhas por aqui que você pode encontra las em qualquer café ingleses até meados de março, pelo menos!
E é claro que vou aproveitar minha estação favorita para compartilhar aqui no Blog várias dessas delícias de inverno. Que por sinal, combinam muito bem com a época de Natal, também!
Ah! Elas mão precisam ser super sovadas, e se preferir, não precisa usar batedeira!
Aliás, quem lembra do Bolo de Cenoura com especiarias que compartilhei aqui no blog? Ele também é um bolo exclusivo dessa época, e vale muito a pena experimentar!
BOLO DE CENOURA COM ESPECIARIAS
A primeira que trago este ano, hm, é tão fofinhas, tão gostosas e muito queridinha pelos Ingleses, são Rosquinhas de Canela, conhecidas como Cinnamon Rolls.
Eu jurava que rosquinhas de canela eram algo bem americano, e decidi fazer de sobremesa logo para uma festa repleta de ingleses. E para minha supresa, eles amaram e ficaram felizes por eu ter levado algo tão original! Fiquei super feliz com esta descoberta! ha ha
E confesso que só depois desse dia comecei a notar que elas estão por toda parte em cafés, mercados…
Na versão original eles são cobertas com um glaze de açúcar de confeiteiro, mas acho que é um pouco doce demais para nosso paladar, então decidi trocar essa calda, pela calda de leite condensado, aquela bem gostosinha que usamos para regar as nossas rosquinhas de coco.
Mas se você quiser testar a receita original, vou deixar o passo a passo para o Glaze abaixo também.
São perfeitas para acompanhar o cafezinho da tarde, o chocolate quente!
Elas precisam descansar por pelo menos 1 hora antes de irem para o forno, então programa se, que vale muito a pena!
dica 1
Na receita original ela não leva iogurte, eu adaptei para deixar a massa fofinha por mais tempo, e ficou super macia, super gostosa, e eu amei o resultado.
Se não quiser usar o iogurte, troque pela mesma quantidade de leite, em temperatura ambiente.
MASSA
125ml água (¹/² xícara)
50g manteiga sem sal
365g farinha de trigo – peneirada – (2 e ²/³ xícaras)
65g açúcar refinado (¹/³ xícara)
7g fermento biológico seco – aquele para pães e pizzas (2cl chá)
1cl ch de sal
65ml iogurte natural (1/4 xícara)
1 ovo
- Junte a água e a manteiga em um panelinha e leve para aquecer em fogo baixo, não pode ferver, apenas ficar quentinha (uns 60C) para ajudar o fermento a agir.
- No bowl da batedeira, pode usar as mãos se preferir, junte a farinha, o açúcar o sal e o fermento, misture.
- Assim que a manteiga derreter, retire do fogo.
Batedeira em velocidade mínima, vá adicionando os ingredientes líquidos aos pouquinhos.
Ou, se preferir não usar a batedeira, sobre uma superfície limpa, coloque os secos com um buraco no centro e despeje o líquido, vá misturando, puxando os secos das gordinhas, até misturar bem. - Bata por uns 4 minutos, até ficar uma massinha bem lisa, e comece a desgrudar da lateral do bowl, ela ainda vai estar grudenta ao toque, é assim mesmo.
- Retire a massa do bowl e coloque sobre uma bancada, polvilhada com bastante farinha de trigo.
- A massa deve ser levemente sovada por uns 5-6 minutos, enquanto ela ainda gruda nas mão, vá puxando um pouco da farinha da bancada, esticando a massa e puxando de volta.
dica 2
Não precisa fazer força, só estica e puxar, até sentir que ela está lisinha, brilhante, bem aveludada e já não gruda tanto nas mãos. Mas não exagere na quantidade de farinha, as rosquinhas podem ficar duras e pesadas depois de assadas. - Molde uma bolinha com a massa e leve de volta ao bowl coberto com pano de prato, o glúten precisa relaxar por uns 15-20 minutos. Não pule esse passo!
Enquanto isso, prepare o recheio!
CREME DE CANELA
80g manteiga sem sal, ponto pomada
70g açúcar mascavo
2cl sp canela em pó
- Junte todos os ingredientes em um bowl, e com uma espátula misture muito bem, até formar um creminho bem macio. Só isso!
Essa quantidade de recheio é para um sabor suave de canela, se preferir uma camada mais grossa de recheio, um sabor mais intenso, dobre a quantidade!
MONTAGEM
- Enfarinhe sua bancada, ou use um tapete de silicone ou até mesmo um pedaço de papel manteiga para proteger a superfície.
- Abra a massa com um rolo de massa, formando um retângulo de aproximadamente 20x30cm, e de mais ou menos 0,5cm de espessura.
- Pincele o recheio sobre toda a massa, e gentilmente espalhe com uma espátula, com jeitinho para não “machucar” a massa, ela é bem fofinha e delicada.
dica 3
Também tenha atenção com as bordas e não exagere na quantidade de recheio muito próximo à elas, ele pode vazar no forno. - Escolha uma das laterais maiores da massa e comece a enrolar, pressionando para que a massa fixe ao recheio, ajeitando para ficar bem bonitinho.
- Para cortar usei a medida de 3 dedos de distancia entre um corte e outro, assim todas as rosquinhas terão a mesma altura. Pode faze las maiores se preferir.
dica 4
Na hora de cortar as rosquinhas não passa a faca de uma vez, vá serrando, como se fosse um pão duro. Desta forma não há riscos de amassar as camadas de massa e recheio, mantendo as rosquinhas bonitas e definidas. - Depois de cortadas, distribua em uma assadeira untadas com manteiga ou forrada com papel manteiga, de aproximadamente 30cm, mantendo uma espaço de 2cm entre elas.
dica 5
O espaço entre as rosquinhas não pode ser pequeno, nem grande demais, elas precisam se juntar quando crescerem. Eu geralmente vou observando o comportamento delas, e se preciso, mudo de assadeira, com jeitinho para não amassa las.
7. Cubra com um pano de prato e deixe descansar de 45min a 1 hora.
dica 6
Se você mora em um lugar gelado como eu há duas possibilidades de faze las crescer mais rápido!
Enquanto preprara a massa, deixe seu forno aquecendo à 50C e desligue assim que terminar de enrolar a massa. Depois de coloca las na assadeira, leve ao forno quentinho, desligado.
Ou se preferir, deixe crescer dentro do forno com a luz acesa, isso também vai mante lo mais quentinho e elas irão crescer mais rápido.
8. Rosquinhas ao forno pré-aquecido à 180C por 25 minutos, ou até que esteja bem douradinhas.
dica 7
Caso as rosquinhas se transformem em uma rosa dentro do forno, sem pânico!
Assim que estiverem assadas, mas ainda bem quentinhas, coloque um pano de prato sobre elas e com cuidado para não se queimar, pressione para baixo, elas voltarão ao normal!
Caso note que estão douradas demais na superfície, mas ainda precisa de mais tempo para assar a base, cubra a assadeira com papel alumínio, e mantenha no forno até que asse por completo.
Assim que retirar do forno, espere esfriar por uns 20 minutos antes de adicionar a calda, mas as rosquinhas devem ainda estar quentinhas.
Prepara a calda de sua preferência!
CALDA DE LEITE CONDESADO E COCO
¹/² xícara de leite condensado
¹/² xícara de leite de coco ou leite de sua preferência.
50g de coco ralado.
- Junte todos os ingredientes, mexa bem reserve.
GLAZE (calda original de açúcar)
120g açúcar de confeiteiro (²/³ xícara)
2cl sp leite (30ml)
1 pitada de sal
¹/2cl ch extrato de baunilha
- Polvilhe o leite, o sal e a baunilha sobre o açúcar e mexa muito bem, até formar um creme. Se achar necessário, ou preferir mais líquida, adicione mais um pouquinho de leite. Reserve.
Prontas para serem servidas e devoradas, e prometo que ainda quentinha são ainda mais gostosas!
RENDIMENTO E VALIDADE
Esta é uma receita para 12 rosquinhas, mas isso pode variar muito! Vai depender da espessura da sua massa, e medida que esticou, vai depender da largura que cortou as rosquinhas, e por aí vai.
A minha medida rendeu 15 rosquinhas.
Para mante las fofinhas, guarde em um refratário bem fechadinho, nada de geladeira, e consuma em até 3 dias. Elas até duram mais que isso, uns 5 dias, mas fofinha, fresquinha, 3 dias!
Espero muito que tenha gostado desta receita!
Não esquece de me mostrar a sua versão quando testa la usando a #bellariachocolatier
Obrigada pela visita, e eu te vejo na próxima receita!
Beijos,
Raquel