Olá, Bellos!!

O Natal é daqui alguns dias, e a sobremesa que vou compartilhar hoje é simplesmente perfeita para servir na Ceia ou almoço de Natal!

Este Bolo de Cenoura diferente do nosso Bolo de Cenoura brasileiro, este é a combinação perfeita de especiarias, nozes, e cream cheese. Ele  é muito tradicional aqui no Reino Unido, e também nos Estados Unidos, entre Setembro-Fevereiro, é o bolo do outono/inverno, e você o encontra em todos os cafés, mercados e até mesmo em PUBs!

É um bolo muito leve, fofinho, macio, molhadinho e cheio de sabor, e que fica ainda melhor se feito no dia anterior!
E o mais gostoso, é super fácil de fazer, e perfeito para o Verão, afinal ele precisa ficar na geladeira e servido geladinho!

A receita pede bastante ingrediente, deve ser assado em forma grande com furo, redonda, quadrada, qual tiver em casa.
Se quiser fazer em camadas como fiz, 1 receita completa rende 4 assadeiras de 25cm, eu geralmente faço meia receita da massa e 1 receita da cobertura. Se preferir menos doce ou com menos recheio, faça apenas meia receita do creme de Cream Cheese para meia receita de bolo.

Se seu paladar não for para nozes ou qualquer outra castanha, substitua por passas, é importante que sejam substituídas por um ingrediente úmido, pois as nozes são responsáveis pela umidade do bolo, assim como as cenouras.

Observação
Para o bolo do video e fotos fiz meia receita da massa e uma receita completa da Cobertura de Cream Cheese. Sim, ele fica bem doce desta forma, se preferir menos doce, faça meia receita de cobertura para meia receita de bolo.

MASSA

6 ovos grandes
2 xícaras de óleo (aprox. 450ml)
2¹/³ xícara de açúcar
1 xícara nozes picadas (aprox. 150g)
2cl (sp) canela em pó
1cl (ch) gengibre em pó
¹/4cl (ch) de sal
2 cenouras grandes raladas (aprox.380-400g)
1cl (ch) bicarbonato de sódio
1cl (sp) fermento em pó
3 xícaras de farinha de trigo (aprox 420g)

Não é necessário batedeira para este bolo, assim como no bolo de iogurte, quanto menos bater, mais fofinho e macio ele fica. Basta um bowl e um fouet.

1. Peneire e misture todos os ingredientes secos (farinha, bicarbonato, canela, gengibre, sal, fermento e nozes), e reserve.

2. Junte o açúcar e os ovos e bata por alguns minutos, até que fique um pouco mais clarinho e mais volumoso.

3. Comece a juntar o óleo a fio, sem para de bater.

4. Adicione as cenouras raladas, misture bem, e junte os ingredientes secos, misture bem até ficar uma massa homogênea.

5. Distrua a massa na(s) assadeira(s) escolhida, unatada com manteiga. É uma massa bem úmida, não precisa untar demais.

6. Asse em forno pré-aquecido por aproximadamente 202-25 minutos para assadeiras menores, ou por até 40min ou mais para assadeira maior. Sempre faça o teste do palito limpo, e topo dourado.

Dica
Se for fazer um bolo de várias camadas e quiser que todos fiquem na mesma altura, antes de começar a preparar a massa, pese o bowl vazio, e quando terminar de preparar pese o bowl cheio, calcule o peso da massa e divida entre o número de formas.

COBERTURA E RECHEIO DE CREAM CHEESE (icing)

Para recheio e cobertura estou usando o creme de manteiga com açúcar de confeiteiro, da receita tradicional aqui da Inglaterra.
É bastante creme, caprichei na quantidade de recheio e usei todo o restante na cobertura, se preferir, faça meia receita.

Apesar da quantidade de açúcar de confeiteiro ser bem grande, ele derrete em contato com o cream cheese, sendo necessário usar toda a quantidade para firmar e cristalizar (dependendo da temperatura na sua região, ele seca, criando uma casquinha).

Peneire muito bem o açúcar para que não fiquem grumos no creme.

200g de manteiga sem sal, macia (não mole)
270g de Cream Cheese
1cl (ch) extrato de baunilha
5-6 xícaras açúcar de confeiteiro (aproo 950g-1kg)

1.Na batedeira bata a manteiga até que fique bem macia e volumosa, por uns 3-5 minutos, ou até que fique mais clarinha e fofa.

2. Acrescente o cream cheese e a baunilha, bata apenas o suficiente para misturar bem todos os ingredientes.

3. Junte parte do açúcar e bata em velocidade mínima até misturar.

4. Acrescente todo o restante do açúcar, bata em velocidade mínima até misturar todos os ingredientes. Aumente a velocidade e bata por uns 3 minutos até formar um creme volumoso e branquinho.

5. reserve em um refratário fem fechado ou coberto com plástico filme. Reserve até a hora de usar.

Se estiver muito calor, mantenha na geladeira e retire uns 30 minutos antes de usar. Se estiver frio, mantenha em temperatura ambiente para facilitar na hora de espalhar pelo bolo.

Dicas
É possível deixar o creme mais firme acrescentando mais açúcar, e menos doce, porém mais molinho, aumentado a quantidade de Cream Cheese.

Caso você prefira cremes sem açúcar de confeiteiro, abaixo deixo outras opções de cremes que combinam muito bem com este bolo.

CREME DE BAUNILHA

MERENGUE SUÍÇO

MONTAGEM

Este bolo não precisa ser regado, apesar de parecer que está esfarelando na hora de nivelar e montar, depois de pronto a cenoura e as nozes liberam bastante umidade.

1. Nivele os bolos, se for o caso.

2. Intercale uma camada de bolo, com uma generosa camada de recheio.

3. Não precisa prensar, mas facilita para por cobertura, deixe na geladeira por pelo menos 1 horas antes de por a cobertura. Eu pulei esta parte, e meu bolo ficou um pouco torto na montagem.

4. Caso tenha sobrado bastante creme para a cobertura, coloque em camadas finas, com intervalo de 30 minutos de geladeira entre cada uma delas.

5. Decora à gosto, eu usei nozes picadas e ramos de tomilho.

Dica
Caso tenha sobrado bastante creme para a cobertura, faça em camadas, isso vai facilitar muito, coloque um pouco da cobertura espalhe muito bem, leve de volta à geladeira por uns 30 minutos, coloque uma nova camada, volte à geladeira, e repita o processo até usar toda a cobertura.

6. Mantenha na geladeira até a hora de servir, quanto mais geladinho, mais gostoso.

Espero que tenha gostado desta versão do Bolo de Cenoura!

Se testar esta receita, me mande uma foto publicando no Instagram com a #bellariachocolatier.

Obrigada pela visita, Feliz Natal e até a próxima receita!
Beijos,
Raquel