Olá, Bellos!

Sabe aquele bolo amanteigado, fofinho, suave, perfeito para acompanhar o cafezinho?

Pois é, Victoria Sponge, ou o Bolo Esponja da Rainha Victoria, – ou ainda Victoria Sandwich, ou também conhecido como Bolo Vitoriano – Uau, são tanto nomes, mas ele é sempre o mesmo, o Pão-de-Ló britânico, ele é um dos bolos mais tradicionais da culinária Inglesa, o bolo mais queridinho no famoso chá da tarde. Uma das sobremesas mais comuns em todo café inglês espalhados por aqui.

Ele tem esse nome todo pomposo porque a Rainha Victoria sempre fazia questão de uma fatia deste pão-de-ló em todos seus chás da tarde!

Existe várias versões, mas todas seguem as mesmas regras:

Quantidades iguais para manteiga, açúcar, ovos e farinha. Feito sempre em estilo rústico, recheado com geléia de framboesa, em algumas poucas versões você também encontra com geléia de morango, mas de preferência caseira e fresca.

Como o nome já diz ele é um bolo do tipo esponja, aquela massa firme, porém muito macia, aerada e úmida.

Na versão Victoria Sandwich, que por sinal é a versão que escolhi fazer para este post, entre duas camadas de pão de ló, além da geléia de framboesas tem também creme de baunilha ou chantilly de creme de leite fresco, sempre muito suave, e finalizado apenas com açúcar de confeiteiro polvilhado, nada de decoração, coberturas, talvez algumas frutinhas da estação.

Um fato curioso é que lá nos primórdios de sua origem, este bolo não levava nenhum agente químico como fermento em sua receita! Ele foi adicionado à receita penas a partir de 1843!

Mas qual a diferença entre o Bolo Esponja e o famoso Pound Cake, ou bolo inglês?

Aqui na Inglaterra estes dois tipos de bolo são bem tradicionais, e eles são bem diferentes, e ambos fazem parte da seleção de bolos e petiscos do chá da tarde, que por sinal, hoje em dia só pagando bem caro para desfruta lo em cafés requintados em cidades grandes.

Bolo esponja ou pão-de-ló, é aquele bolo fofinho, de massa leve e aerada como eu expliquei acima.

Pound Cake, que tem esse nome por pesar exatamente 1 pound, ou 453g na medida inglesa. A sua receita base leva os mesmos ingredientes usados no pão de ló, mas é o tipo de bolo amanteigado mais firme, mais pesado, assado inclusive na forma que dá nome à ele no Brasil: forma de bolo inglês!

É tipo aquele bolo que aquela marca famosa de bolos e pães vende no mercado, sabe? Que tem de todos os sabores, cheirosinho, e que bem antigamente vinha uma faquinha plástica junto pra corta-lo?
Pois bem, aquela é uma imitação industrializada de um Pound Cake, qualquer dia compartilho aqui uma receita maravilhosa desses bolinhos feitos em casa!

Agora já expliquei tudo sobre alguns dos bolos Ingleses, vamos por a mão na massa?

Começo pela geléia de framboesa, que na verdade, já mudei a receita original e vou usar frutas frescas que colhi recentemente, mas é claro que você pode ser prático (a) e usar uma pronta, de boa qualidade.

GELÉIA DE FRUTAS VERMELHAS

300g de framboesas frescas ou congeladas
água até cobrir
2 colheres de açúcar, ou mais se preferir mais adocicado
água até cobrir

  1. Coloque a frutas em um panela média, cubra com a água e adicione o açúcar, mexa bem e leve para cozinhar em fogo médio/baixo por 20-30 minutos ou até que a água tenha reduzido quase que totalmente.
  2. Deixe o mínimo possível de água. Desligue o fogo e reserve até esfriar.

dica 1:
Frutas congeladas resultam sempre em geléias e recheios mais saborosos! Deixe descongelar em uma peneira por no mínimo 6 horas antes de usar.

MASSA ESPONJA

O que define a quantidade dos ingredientes para esse bolo é a quantidade de ovos que você usar. O ideal, para a massa perfeita é sempre pesar e sempre medidas exatamente iguais dos principais ingredientes.

Aqui na Inglaterra essa massa é feita com a farinha que já contém fermento (self raising flour), caso opte em usa-la, retire o bicarbonato da receita!

Mas eu sei que nem todo mundo quer pesar a receita, então vou por as medidas da última vez que fiz esta receita, e você pode usa la como base, mas tenha em mente que as medidas são definidas pelos ovos, que variam muito de tamanho e peso.

Se você seguir medidas em xícaras, provavelmente terá uma massa mais seca, mais pesada, caso isso aconteça, dê uma olhada na dica 4 abaixo.

4 ovos grandes (245g) – levemente batidos com o garfo
245g manteiga em ponto pomada
245g açúcar refinado (1 e ¹/³ xícaras)
245g farinha de trigo (1 e ¹/4 xícaras)
1cl de chá de extrato de baunilha
1cl de sp fermento
açúcar de confeiteiro e frutas frescas para decorar

Pré-aqueça o forno à 180C, prepare duas assadeiras 20-25cm untadas com manteiga e forradas com papel manteiga.

Misture a farinha, o bicarbonato e fermento em um bowl e reserve.

  1. Na batedeira coloque a manteiga e bata por uns 3 minutos, até que fique macia e branquinha.
  2. Adicione o açúcar, bata até formar um creme fofo e volumoso.
  3. Acrescente os ovos, levemente batidos anteriormente com o garfo, bata até incorporar, e junte a baunilha.
  4. Junte os ingredientes secos, e misture muito bem, e sem bater demais essa massa.
  5. Divida a massa entre as duas assadeiras preparadas, e leve para assar por 25-30 minutos. Esse bolo fica bem douradinho, e para saber se está pronto, faça o teste do palitinho e observe se as bordas já descolaram da assadeira.
  6. Retire do forno, deixe esfriar sobre uma grade por 10-15 minutos antes de desenformar.

dica 2:
Caso você tenha esquecido, ou não teve tempo de deixar a manteiga amolecer horas antes de começar o bolo, tenho uma dica pra você!
Comece a separar os ingredientes pela manteiga, pesa a quantidade necessária e pique em pequenos pedacinhos e mantenha no local mais quentinho da sua casa até a hora de adiciona la à receita!
Caso ela ainda esteja durinha, pressione os pedacinhos com a ponta dos dedos enquanto adiciona um a uma na receita!

dica 3:
Os ovos batidos com o garfo anteriormente fará que eles se misturem mais facilmente à massa, evitando que ela seja batida em excesso quando adiciona-los.

dica 4:
Se achar que a massa ficou pesada demais, firme demais, adicione ou um ovo batido, ou colheres de leite em temperatura ambiente, mas qualquer um dos dois deve ser adicionado aos pouquinhos, até sentir a massa macia, como está a minha no vídeo acima.

CHANTILLY

A versão mais comum por aqui é com o bom e velho Chantilly de creme de leite fresco batido. Em alguns Cafés eles optam por um creme bem suave de baunilha. Eu escolhi o chantilly!

200ml creme de leite fresco ou lata sem soro, bem gelado!
1cl (sp) açúcar
¹/²cl (ch) extrato de baunilha (opcional)

  1. Junte os dois ingredientes e bata por uns 5-8 minutos até atingir ponto chantilly!
  2. Reserve na geladeira até a hora de usar.

Eu acabei passando o meu chantilly um pouco do ponto, pode deixar mais molinho, se preferir!

MONTAGEM

Como eu disse, esse bolo é muito rústico, nada de nivelar, retirar o topo!

Assim que os bolos estiverem frios, já pode monta-lo!

Eu montei o meu no dia anterior, então a umidade da geléia passou para a base do bolo, eu não acho isso um problema, mas ele pode grudar no prato onde for montado, então por isso é importante que a geléia fique bem cremosa.

  1. Cubra uma das bases com uma generosa camada de geléia, espalhe muito bem por todos os cantinho do bolo.
  2. Coloque o chantilly, que espalhe bem com uma espátula, coloque a outra camada de bolo, com o topo para cima.
  3. Polvilhe açúcar de confeiteiro e decore com frutinhas frescas!

RENDIMENTO e VALIDADE

Como eu falei lá no início do post, tudo depende da quantidade e tamanho de ovos que você usar para a receita.

Se vc notou nas fotos, nelas tem 2 bolos, um no suporte branco, outro no suporte azul. O do suporte branco é este da receita acima, com 4 ovos grandes, 245g em ovos, rendeu um bolo de aproximadamente 1,5kg.

O menor, foi feito com apenas 2 ovos, metade da quantidade, metade do tamanho!

Por ser um bolo amanteigado, ele fica bem firme na geladeira, o ideal é mante lo em temperatura ambiente, e consumir em no máximo 4-5 dias ou até que note qualquer alteração no visual ou sabor.

Prontinho!

Agora você já conhece mais um pouquinho da Confeitaria Inglesa! Me conte se gostou deste bolo! E se fizer lo, me mostre a sua versão publicando uma foto com a #bellariachocolatier!

Obrigada, te vejo na próxima receitas! 🙂

beijos,
Raquel