Olá, Bellos!!

A receitinha de hoje é deliciosa!!! Super diferente, muita gente ama, muita gente nem conhece, hoje é dia de Caramelo Salgado! ♡
Na minha opinião, o Caramelo Salgado é um coringa em receitas doces, como brownies, bolo, pavês, sorvetes, trufas e até agora que está na moda, a pipoca “gourmet”.

Ele é geralmente usado em finalização de pratos ou produtos, e dá um toque diferenciado, enfatizando ainda mais o sabor do produto  em destaque, por exemplo, brownies ou cremes de manteiga (buttercream).

Vou dividir com vocês duas receitas que sempre uso na Bellaria, são receitas simples, fácies de fazer, e se preferir o Caramelo Tradicional, é só não adicionar o sal no final da receita.

Ingredientes receita 1:
♡ 200g de açúcar cristal
♡ 90g de manteiga sem sal cortada em pedaços
♡ 1/2 xícara de creme de leite fresco – sim, pode ser o de caixinha também.
♡ 1 colher de chá de sal, eu uso Flor de Sal, mas pode ser  sal moído na hora, sal rosa
Nesta primeira receita o caramelo fica mais cremosinho.

minha dica de sal para esta receita, é a Flor de Sal.

Ingredientes receita 2:
♡ 1 xícara de açúcar cristal
♡ 1 xícara de creme de leite, de preferência fresco, ou se você tiver acesso fácil, pode ser nata também.
♡ 1 colher de chá de Flor de Sal ou sal marinho, sal rosa, sal moído na hora.
nesta segunda receita, o caramelo fica mais líquido.

Nas duas receitas o processo é o mesmo.
Escolha uma panela de preferência com bordas mais latas, pois é comum a mistura ferver e subir como leite quando adicionamos o creme de leite.
Na panela escolhida, fogo baixo, coloque o açúcar, e vá mexendo de vez em quando, o caramelo queima muito fácil, então não descuide, são alguns minutos até ele derreter.
Nós queremos esse caramelo em tom Amber, um laranja bem forte, dourado, mas não pode ficar escuro, se escurecer demais, queimou, e não tem o que fazer, é recomeçar o processo.

Assim que o açúcar estiver todo derretido, vamos desligar o fogo e adicionar o creme de leite, muito cuidado nesta hora pois a mistura pode subir, igual leite quando ferve!
Mexa bem até dissolver todo o creme de leite, depois é só adicionar o sal.

Caramelo com manteiga:

Caso você tenha optado por essa receita, a diferença para a receita acima é que, você vai adicionar a manteiga assim que o açúcar estiver quase derretido, mas cuidado para não queimar o açúcar, deixe o fogo bem baixinho.
O restante do processo é o mesmo.

E nosso Caramelo Salgado está pronto!
Agora deixe esfriar e é só finalizar a sua sobremesa com ele e servir!

Espero que tenha gostado da receita de hoje!
Em breve o video da receita estará no Canal da Bellaria no Youtube, se inscreva para descobrir todas as nossas receitas e dicas! ♡

Obrigada e até a próxima receita!
Beijos
Raquel