Olá, Bellos!

Que tal aproveitar as férias escolares que antecedem o Natal para fazer esta atividade divertida e deliciosa com as crianças em casa?

Esta também e uma ideia super fofa e criativa para criar pequenos mimos e presentear seus amigos e familiares nas festas de fim de ano.

 

Biscoitos de gengibre são saborosos, cheirosos, e divertidos de fazer, claro que requer um pouquinho de paciência para fazê los, afinal construiremos casinhas de com eles!

Voce pode usar moldes que tenha em casa, ou cortadores que você encontra em lojas de confeiteria, mas caso não encontre nenhum deles, você pode baixar e imprimir os mesmo moldes que usei no link abaixo.

Imprima em tamanho A4,  coloquei as medidas nas primeira casinha para ter certeza de que a impressão saiu no tamanho correto.

MOLDE DAS CASINHAS (clique, imprima e recorte!)

Eu sugiro que você faça a massa para os biscoitos no dia anterior, ela precisa descansar por algumas horas para intensificar o sabor e também estar bem firme na hora de cortar as casinhas, o tempo de geladeira ideal seria de 24 horas ou pelo menos 6 horas.

Esta massa é a mesma que usei para os biscoitos decorados no ano passado, apenas adaptei os sabores.

Sempre me perguntam se pode faze la sem a batedeira, e eu digo depende! Se onde você mora for um clima frio, até que ok, do contrário, use uma espátula e evite ao máximo o calor das mãos com a massa.

Ela pode ser congelada, falo mais sobre isso lá no final do post, mas não recomendo congelador nesta fase de preparação, congele apenas o que não for usar no dia seguinte.

Mesma coisa o Glacê Real, ele fica pronto em 5 minutos, mas mantenha na geladeira, bem embalado com plástico filme encostado nele até a hora de usar. Não congele de um dia para o outro.

MASSA DE GENGIBRE

1 xícara cheia de manteiga sem sal, gelada e picada em cubos (240g)
¹/³ de xícara de açúcar cristal (60g)
¹/² xícara de açúcar mascavo (90g)
¹/4 de xícara de melaço, ou Karo ou mel (60g)
1 ovo grande (65g)
2 cl(sp) bem cheias de gengibre em pó (20g)
1cl(sp) de canela em pó (10g)
1/4cl (ch) de sal (5g)
4 xícaras de farinha de trigo peneirada – (480g) sem fermento 

Se preferir, troque a quantidade de açúcar cristal por mais açúcar mascavo. O uso do mel pode interferir no sabor e textura.

1. Junte os ingredientes secos (farinha, sal, gengibre e canela em pó), misture bem e reserve.

2. Em outro potinho misture o ovo e o melaço, reserve também.

3. Na batedeira, coloque a manteiga e os açucares, e bata por uns 5 minutos, até que a manteiga fique cremosa, não bata demais.

4. Acrescente a mistura de ovo e melaço e bata o suficiente para que os ingredientes incorporem.

5. Por último adicione os ingredientes secos, todo de uma vez, e agora bata em velocidade média até que a massa forme uma bolinha em volta do batedor.

6. Divida a massa em duas partes, abra entre duas folhas de papel manteiga com a ajuda de um rolo, e estique o máximo que puder. Assim como o calor das mãos altera a qualidade dos biscoitos, o mesmo acontece cada vez que precisar abrir a massa novamente.

7. Para as casinhas 0.5cm de espessura é o suficiente, ficarão bem delicadas. Caso prefira fazer biscoitos maiores e decorados, deixe com aproximadamente 1cm de espessura que ficarão mais bonitos.

8. Feche muito bem dobrando todo o papel manteiga em volta da massa e mantenha assim na geladeira por 24 horas, ou pelo menos 6 horas.

9. Depois do tempo de geladeira, corte as casinhas e biscoitos usando moldes, e use a massa da melhor forma possível, se sobrar massa, corte biscoitos aleatórios, mas evite ter que abri la muitas meses.

Depois de cortar os biscoitos, coloque os no verso de uma forma bem retinha e lisa.

10. Eles precisam estar bem gelados antes de irem ao forno, então leve de volta à geladeira por pelo menos 20 minutos.

Neste tempo aproveite para preparar o glacê nas sacos e confeitar, e deixe o forno pré-aquecendo à 180C.

Os bicos que usei para desenhar nas casinhas foram Wilton 00 e 01.

11. Asse em forno pré aquecido à 180C por 10-12 minutos, ou até que as bordas estejam dobradinhas.

Quanto mais fininhos, mais rápido assarão.

Assim que retira los do forno estarão molinhos, use uma espátula para manusea-los, e de preferência, deixe esfriarem sobre uma grelha, em poucos minutos estão firmes e crocantes.

Toda vez que precisar esticar a massa novamente, será necessário repetir todo o processo de tempo de geladeira, ou seja, tente estica la o máximo possível para ser usada em uma única vez.

Também é importante deixa claro que, cada vez que a massa for aberta novamente, ela está perdendo a qualidade e ficando macia demais, o que fará com que os biscoitos tenha bolhas e se espalhem na forma enquanto assam.

TRABALHANDO COM GLACÊ REAL

Glacê real é umas das coberturas mais perfeitas para biscoitos decorados, fácil de fazer, baixo custo e dura muito tempo.

500g de açúcar de confeiteiro
4 cl(sp) de pó de merengue (40g)
¹/²cl (ch) de cremor de tártaro (5g)
70ml de água (ou mais, ou talvez menos)

1. Junte todos os ingredientes na batedeira, exceto a água, e todos peneirados.

2. Adicione a água aos poucos, bata em velocidade média por 4-5 minutos até que fique bem firme e volumoso.

3. Depois com um borrifador va acrescentando mais água, ate que chegue no ponto que deseja trabalhar.

cuidado, que um pouquinho água a mais não tem como arrumar, por isso de por um pouquinho de cada vez.

O Glacê pode ser colorido com corante em gel comestível.
Prefira os de melhor qualidade sempre, você terá melhor resultado com pouca quantidade de corante adicionado, e ainda não corre o risco de desbotarem no dia seguinte.

Para colar os confeitos nas casinhas, como eu fiz, coloque os enquanto o glacê ainda está molhado, ou não irão fixar

Se não quiser que as paredes fiquem “sujas” de glacê, você pode optar pelo melaço para colar as casinhas.

RENDIMENTO, ARMAZENAMENTO E VALIDADE

Essa receita rende bastante biscoito, se preferir, faça apenas meia receita, ou congele parte dela.

Com uma massa fiz mais de 50 biscoitos diversos de aproximadamente 4cm, 6 casas grandes, 6 casas menores e ainda diversos bonecos de gengibre e pinheirinhos.

Uma receita de Glacê foi suficiente para as casas, montagem e alguns biscoitos diversos. Mas é claro que isso vai depender muito do tamanho de cortadores e moldes que usar, e também decorações que fizer.

A massa pode ser mantida na geladeira, bem embalada por até 4 dias, ou congelada por até 3 meses.

O Glacê pode ser mantido muito bem embalado na geladeira por até 3 semanas, e no congelador por até 3 meses.

Os biscoitos são bem crocantes, e duram dias assim, os meus estão em temperatura ambiente há 15 dias, sem alteração.

MONTAGEM e IDEIAS.

Assim que os biscoitos esfriarem desenhe toda a decoração das casinhas e deixe secar por uns 40 minutos antes de montar as casinhas.

Cole todas as paredes usando o glacê, e use algum tipo de suporte no centro , seja uma bolinha de papel alumínio, uma caixa de creme de leite, algo que segure as paredes do centro pra fora, para que não caiam enquanto você cola a demais.

Deixe secar por uns 40 minutos antes de colar os telhados.

Suas casinhas de Gengibre são uma ótima opção para presentear amigos e familiares, crie uma base para elas, ou asse uma base de biscoitos, depois é só rechear com bombons ou balas de goma antes de colar os telhados.

Para fazer o vilarejo, como eu fiz, reserve parte do glacê para pode colar as casas e decorar.

Eu também usei modelados de pasta americana, que você pode ver como faze los clicando no link abaixo:

MODELADOS DE NATAL

Já os biscoitos sortidos que sobraram, podem ser servidos na ceia de Natal ou colocados em embalagens bem fofas para presentear amigos e seus convidados, claro que tem que por uma tag bem bonitinha!

Se não quiser que as paredes fiquem “sujas” de glacê, opte por melaço para colagem.

Espero que tenha gostado das ideias deste post!
Se fizer os biscoitos e casinhas de gengibre, publique uma foto com a #bellariachocolatier , eu quero muito ver a sua versão!

Obrigada pela vista, Feliz Natal!

beijos,
Raquel