Olá, Bellos!

Este bolo é muito especial, e eu amei cria-lo! Foi um desafio, que levou semanas para ser desenvolvido, e estou muito feliz com o resultado, e espero que vocês também!

Tudo começou lá nos stories do Instagram, quando lancei várias enquetes, onde vocês escolheram desde o tipo de massa, amanteigada, iogurte, votaram no recheio, e minha única “exigência” foi que a cobertura tinha e ser clarinha, afinal eu já tinha em mente o visual do bolo, mas queria muito algo escolhido por vocês!

E foi assim que surgiu este Bolo Mousse de Chocolate com Buttercream de Leite Ninho!

Apesar desse visual, prometo que esse bolo não é demorado para fazer, mas também pode ser feitos em partes!

Por exemplo, a decoração, usei caudas de sereias e conchinhas  – que você encontra moldes em alguns sites que vou listar abaixo – podem ser feitos em chocolate branco ou pastas de leite Ninho ou mesmo americana para facilitar.

Lembrando que a cobertura será um creme de manteiga, caso opte pelas pastas, faça a decoração com pelo menos 24 horas de antecedência, assim estão sequinhas e firmes na hora de decorar o bolo.

Este meu molde é um pouco injusto, e na barbatana ele sempre quebra, fiz umas 10 caudas de sereia, sobraram os 4 usados no bolo e cupcakes, ou seja, faça extras!

Também já deixei preparada a paçoca que usei para a areia. Fiz apenas metade da receita que tem aqui no blog. Claro que você também pode usar paçoca pronta, mas como aqui não tem, tive que fazer a minha!rs Veja a receita aqui.

Os suspiros usados, sobraram de uma encomenda, e deu super certo para usar na decoração também, já que estavam em forma de estrelinhas, se quiser faze-los também tem receita aqui.

A dica para deixar em forma de estrelas, é deixar o marshmallow mais molinho, e usar o bico pitanga.

PÃO DE LÓ DE CHOCOLATE

Para fazer essa massa eu me baseei no Bolo Victoria Sponge, o pão de ló Inglês que já ensinei aqui no Blog também.

Eu queria um bolo médio, de 3 camadas, então pensei em usar uns 4-5 ovos, então a primeira coisa a fazer é pesar os ovos, a quantidade de ovos define a quantidade de todos os ingredientes principais, manteiga, açúcar e farinha.

5 ovos grandes (300g em ovos)
300g açúcar refinado (1 e ²/³ xícara)
300g manteiga sem sal, ponto pomada
120g cacau ou chocolate em pó (1 e ¹/4 xícara)
120g farinha de trigo (3/4 xícara)
¹/²cl ch café solúvel
¹/²cl ch bicarbonato de sódio
¹/2cl ch fermento em pó

Unte 2 assadeiras de 25cm ou 3x20cm com manteiga e cacau ou chocolate em pó.

Pré-aqueça o forno à 180C.

Em um bowl peneire juntos a farinha, cacau ou chocolate o fermento e o bicarbonato, misture bem e reserve.

  1. Bata a manteiga até ficar bem macia.
    dica 1
    pique a manteiga em pequenos cubos antes de separar os demais ingredientes, assim ela estará molinha na hora de usar.
  2. Junte o açúcar, bata até formar um creme branquinho e fofo.
  3. Bata os ovos rapidamente com o garfo antes de junta-los à massa. Acrescente os ovos e bata por uns 2 minutos em velocidade baixa.
  4. Junte o café, misture mais um pouquinho.
    dica 2
    Adicionar o café à massa de chocolate tem como função deixar o bolo mais escurinho e destacar o sabor do chocolate. Ele não terá sabor nenhum de café!
  5. Adicione os ingredientes secos e misture até incorporar todos os ingredientes.
  6. Divida a massa entre as assadeiras, asse em forno pré-aquecido à 180C por 25-30 minutos ou até que o palito saia limpo.
    dica 3
    Caso sinta que a massa pesou demais, acrescentes mais um ovo batido, aos poucos até sentia la mais macia, ou se preferir, acrescente colheres de leite em temperatura ambiente até a massa ficar mais molinha..
    É um bolo amanteigado, a massa ficará mais pesada e firme, não molinha e liquida.
  7. Retire do forno, deixe esfriar sobre uma grade por 10 minutos, desenforme e mantenha sobre a grade até a hora de usar.
    dica 4
    Camadas perfeitas.
    Pese o bowl da batedeira antes de começar a preparar a massa, anote o peso. Pese novamente depois que a massa estiver pronta, desconte o peso do bowl vazio. O peso restante é o total de massa a ser dividido entre as assadeiras, assim seu bolo terá a mesma quantidade em todas as camadas, resultando em camadas bonitinhas, idênticas quando corta-lo. Faça a mesma coisa para as camadas de recheio!

Enquanto os bolos assam, prepare o recheio!

MOUSSE DE CHOCOLATE (alternativo, sem ovos crus)

Essa mousse é maravilhosa! E pode ser inclusive servida em tacinhas como sobremesa!

Nesta versão não uso ovos crus, mas aqui no Blog tem uma mousse de verdade, com claras e gemas, a la Julia Child,  veja a receita aqui.

280g chocolate ao leite, ou amargo picado ou em gotas
240g creme de leite fresco, ou lata sem soro
6g de gelatina em pó
30ml água quente
240ml creme de leite fresco ou lata sem soro (bem gelado!)

Sim, são duas partes de creme de leite para essa mousse! 🙂

  1. Junte o chocolate picado com a primeira parte de creme de leite, aqueça em banho-maria, fogo baixo, até derreter todo o chocolate. Não é necessário esquentar demais esse chocolate!
  2. Polvilhe a gelatina sobre a água quente, espere uns 2 minutinhos e mexa bem até derreter completamente.
  3. Junte a gelatina derretida ao creme de chocolate e misture bem. Reserve até esfriar um pouquinho.
  4. Retire o creme de leite restante da geladeira e bata por uns 5 minutos, até atingir ponto de chantilly.
  5. Junte o creme de chocolate ao chantilly e bata até incorporar todos os ingredientes. Reserve.

CALDA DE CHOCOLATE

Bolos à base de manteiga eu sempre gosto de regar, a manteiga muitas vezes deixa o bolo mais aerado, e mais firme, eu gosto de bolo molhadinho e fofinho! Totalmente opcional!

1¹/² xícara de água (260ml)
5 colheres de cacau ou chocolate em pó
5 colheres de açúcar

  1. Junte todos os ingredientes numa panela, leve para aquecer em fogo médio.
  2. Assim que levantar fervura, baixe o fogo, deixe cozinhar por 2 minutos.
  3. Desligue o fogo, coloque em um potinho hermético, espere esfriar e feche.

Pode ser mantida na geladeira por até 2 semanas. Sempre observe alterações em cheiro, cor e texturas antes de usar.

MONTAGEM

Eu gosto de montar meus bolos sempre dentro da assadeira, envolta com a folha de acetato, assim ele fica retinho, perfeito pra cobertura lisa no final.

A folha de acetato é encontrada em qualquer loja de confeitaria ou papelarias.

Divida a mousse em 2 partes iguais para o recheio.

Niveleas camadas de bolo, se necessário.

  1. Intercale uma camada de bolo, rego bastante com a calda de chocolate.
  2. Coloque um das partes da mousse, que provavelmente ainda estará molinha, se necessário, aliso um pouquinho a camada com a espatula, se estiver molinha, só bater a assadeira que ela já se ajeita.
  3. Geladeira por 20-25 minutos ou congelador por 10, ela precisa firmar o suficiente para aguentar a segunda camada de bolo.
  4. Retire da geladeira, veja se está firme o suficiente, firme, não dura, e coloque a segunda camada de bolo, regue novamente com mais calda, coloque a segunda camada de recheio, geladeira ou congelador até firmar.
    dica 5
    Se pular o passo de geladeira ou freezer durante a montagem a mousse estará mole demais, e o recheio não vai sustentar as camadas de bolo!
  5. A última camada de bolo coloco em um prato e vou regar o lado que foi nivelado, e este lado ficará em contato com o recheio, deixando a parte lisinha para o topo.
  6. Retire o bolo da geladeira,coloque a última camada de bolo, com o lado regado por calda em contato com o recheio, pressione, cubra com plástico filme.
  7. Mantenha na geladeira por pelo menos 4 horas antes de colocar a cobertura. Eu geralmente faço este tipo de bolo no fim do dia, e deixo passar a noite na geladeira. Isso ajuda a finalizar e decorar.

BUTTERCREAM DE LEITE NINHO

Essa é minha cobertura de leite Ninho favorita! Suave, super macia, derrete na boca e não rouba o sabor do bolo todo. Ela se torna complemento, Você pode sentir o sabor da massa, do recheio e um toque suave de Leite Ninho na cobertura.

Eu gosto de fazer buttercream ou creme de manteiga a partir do Merengue Suiço. Se tiver um merengue favorito na sua lista de receitas também pode usa lo!

3 claras de ovos grandes ou 4 de ovos menores
180g açúcar refinado (1 xícara)
¹/³ xícara Leite em Pó (80g)
220 manteiga sem sal, picada em cubos levemente macia, mas ainda gelada (+30g se necessário)

  1. Junte as claras com o açúcar, aqueça em banho-maria até que não tenha mais nem um grãozinho de açúcar. Bata passar um pouquinho entre os dedos, se estiver lisinho, pronto para bater.
  2. Bata por uns 15 minutos, até que o bowl da batedeira esteja frio ou temperatura ambiente, e as claras tenha virado um marshmallow bem fofo, brilhando e volumoso.
  3. Hora de adicionar a manteiga, tenha certeza de que o marshmallow e o bowl estejam frios. Adicione um cubinho de cada vez, espere se misturar ao creme antes de adicionar o próximo.
  4. Comece a adicionar o leite em pó intercalando com a manteiga, uma boa colherada de cada vez.
  5. Adicione toda a manteiga e continue batendo por uns 4 minutos, até formar um creme branquinho, liso e volumoso.
    dica 6
    É normal o creme de manteiga amolecer um pouco antes de firmar! Continue batendo. Caso demore demais pra firmar, pode estar faltando manteiga, adicione mais alguns cubinhos e continue batendo.

O creme de manteiga pode ser colorido com corante em gel ou pó. Por ser amarelado talvez você não consiga cores exatas.

Reserve até a hora de usar, coberto com plástico filme. Este creme também pode ser usado como recheio e cobertura para bolos e cupcakes.

Suficiente para 1 bolo de 20cm, com três camadas, ou cobertura para 12 cupcakes. Mantenha em temperatura ambiente, use em até 4 dias!

DECORAÇÃO

Eu vinha imaginando como fazer este bolo há 2 meses! Sabia exatamente como queria, desde o recheio, uma massa bem diferente de todas as outras de chocolate que tem no blog, e o visual, cores claras, tons pastéis, e tema sereia! Era isso que eu queria.

E minha maior dificuldade neste bolo, com toda certeza, foi atingir esse tom de azul em um creme de manteiga, amarelado.

Eu misturei alguns corantes para chegar neste tom, e vou dar uma dica, antes de adicionar suas cores favoritas em cremes amarelados, como o creme de manteiga, coloque algumas gotinhas de clareador Wilton ou de corante lilás/violeta de boa qualidade.

Ainda estou testando algumas formas de clarear o creme de ameiga, e em breve compartilho aqui no blog qual achei melhor!

Minha primeira ideia seria um bolo azul, com algumas pinceladas de rosa, e mesclas amarelinhas, comecei inclusive colorindo o creme de manteiga entre rosa e azul e separei um pouquinho sem corante.

  1. Cobri o bolo todo de rosa, ela camada não precisa ser perfeita, ela apenas sela o bolo, e também não colorida, eu que acabei me distraindo e colori.
    Espalhei por todo o bolo, alisei com a espátula alisadora, retirando todo o excesso de creme de manteiga, e sempre reservando esse restante em um potinho, posso usa-lo depois para cobrir cupcakes, ou servir junto à fatia de bolos, decorando um cantinho do prato! Nada se desperdiça!
  2. Leve o bolo para geladeira para secar e selar esta primeira camada, uns 20-25 minutos.Neste momento me dei conta, de que este bolo seria exatamente igual ao Bolo Aquarela, e que graça teria? Corri pra batedeira e fiz mais meia receita do creme de manteiga e colori misturando todos os tons de azul que citei abaixo, e testei o clareador de cobertura da Wilton, em breve falo mais sobre ele!
  3. Enquanto o bolo seca, proteja as caudas pincelando chocolate na base que ficará em contato com o creme de manteiga. Se não fizer isso, a pasta pode amolecer e estragar a decoração.
  4. Retire o bolo da geladeira e agora é a camada final de creme de manteiga, precisa ficar bem bonitinha!
    Coloque uma generosa camada de buttercream pelo bolo todo, e com jeitinho vá limpando o excesso com a espátula alisadora, e ajeitando as bordinhas do topo!
    Coloque mais creme de manteiga nos defeitinhos, alise novamente e repita esse passo quantas vezes forem necessárias!
    Dica 7
    Mão leve e paciência! Não tem segredo aqui, tem prática! Tenha certeza de que você fará melhor a cada novo bolo!
  5. Coloque a decoração, as concha, a areia de paçoca e leve pra geladeira por 20 minutos até secar!
  6. Deixe para colocar a decoração principal, no meu caso as caudas, apenas na hora de servir ou entregar ao cliente. E sempre entregue peças extras, afinal é bem delicado!
    Não tem segredo aqui, tem prática! Tenha certeza de que você fará melhor a cada novo bolo!

dica 8
O creme de manteiga depois de algum tempo colorido intensifica o tom, então vá com cautela na quantidade de corante, coloque uma gotinha de cada vez, limpando a ponta do palitinho sempre que precisar de mais corante do potinho.
Uma boa dica é começar o bolo pelo creme de manteiga, e vá adaptando as cores até a hora de finalizar o bolo!

Corantes usados

VALIDADE E ARMAZENAMENTO

Este é um bolo amanteigado, mais firme e mais sequinho, coberto com creme de manteiga, ou seja, se for mantido na geladeira irá se tornar um bolo firme demais! Desde a massa, recheio borrachudo e cobertura rachada e dura mais.

Então faça sempre no dia anterior e mantenha em temperatura ambiente, a calda vai ante lo molhadinho, cobertura estará brilhante e macia, deve ser consumido em até 4 dias.

Agora, se você mora em uma região quente demais, pode mante lo na geladeira até 6 horas antes de consumi lo. Sempre observe a textura e consistência da cobertura, se estiver molinha demais, geladeira por alguns minutos, ou até horas dependendo do calor!

Espero muito que tenha gostado deste bolo, escolhido por vocês e desenvolvido com muito carinho por mim!

Quero muito ver a sua versão, suas cores, e decoração! Então não esqueça de quando fiz-lo publicar uma foto com a #bellariachocolatier!

Obrigada pela visita ao Blog! E venha ver meu trabalho também no Youtube e Instagram!

Te vejo por aqui na próxima receita!
beijos,
Raquel