Olá, Bellos!

A poucas semanas do Natal, e parece que tudo nessa época tem cheirinho de canela. E tudo faz lembrar as melhores sobremesas do ano, não é mesmo?

Há pouco tempo, quando comecei a criar as receitas especiais de Natal deste ano para o Blog, o ingrediente que estava sempre em minha mente era canela! Tudo tinha que levar canela!

Há dois anos eu gravei uma receita maravilhosa de Cupcake de Maçã, mas por algum motivo nunca publiquei, nem o vídeo e nem o post aqui no Blog.

CUPCAKE DE MAÇÃ – em edição

A massa era perfeita, os pedacinhos de maça eram perfeitos, o visual era lindo, mas parecia que faltava algo, apesar de ter caprichado na quantidade de canela naquela receita! (risos)

Então semanas atrás, pensei: “Vou refazer los! Numa nova versão!”, e assim foi! Algo tinha que mudar, algo tinha que melhorar.

Apesar de trabalhar com confeiteira há mais de 12 anos, tem um ingrediente que nunca me deixa muito feliz em sobremesas, o açúcar de confeiteiro. Para o meu paladar, ele deixa cremes pesados, a boca açucarada, e domina todo o sabor.

Mas calma, se você gosta deste tipo de cobertura, lá no final do post eu deixei a receita da primeira cobertura que usei para este cupcake também!

Foi então que me dei conta, nesta receita de 2 anos atrás, a cobertura desse Cupcake de Maçã levava muito açúcar de confeiteiro, ou seja, encontrei o “problema” da receita! Hora de fazer novos testes!

A massa era perfeita e suave, o pó de pirlim pim pim tinha que ira para a cobertura! E qual fazer? Qual usar? Que sabor teria? Canela? Maçã? Por que não mudar o tipo de creme? Por que não mudar o tipo de açúcar? Claro! Essa era a resposta! MUDAR!

Resolvi então mudar em primeiro lugar a cobertura, nada de merengue americano (icing), regado em açúcar de confeiteiro. Se minha cobertura favorita sempre foi Merengue Suíço, por que insistir no Americano?

Hora de criar! Creme de manteiga definido, mas não queria simplesmente acrescentar canela e maça, como fiz na primeira receita. Tinha que ser diferente do rotineiro, diferente de tudo que eu já havia compartilhado aqui no Blog/Canal.

Tinha que ser suave, derreter na boca, e claro, ter muito sabor, e canela! Afinal, Outono e clima de Natal!

Fucei em meu armário e lá estava o Mascavo, triste no fundo, sem muito uso desde os últimos biscoitos, e TA-NÃ! Claro!

açúcar mascavo + manteiga + canela + maçã = COMBINAÇÃO PERFEITA!

E isso daria certo? Um creme de manteiga à base de açúcar mascavo?

Dei uma leve busca em livros de confeitaria americanos, sites ingleses, e sim, era possível! Era viável! Hora de por a mão na massa!

(adiciono mais fotos por aqui assim que liberar o Cupcake de Maçã)

Segui todo o passo a passo de sempre, mesma quantidades, minha única alteração foi tirar a baunilha, e claro, acrescentar a canela! Maravilha!

Ah sim, a canela tinha o propósito de combinar com a receita em reformulação, o Cupcake de Maçã, então dependendo da receita final onde usará o Creme de Manteiga de Açúcar Mascavo, verifique antes se a canela irá complementar ou roubar todo o sabor da sobremesa! Teste!

É como sempre digo, Confeitaria é a mágica em testar, criar, errar, fazer de novo até acertar!

Agora que já contei como cheguei nessa cobertura viciante e maravilhosa, vamos lá!

MERENGUE SUÍÇO DE AÇÚCAR MASCAVO

2 claras de ovos grandes (aproximadamente 80g)
180g de açúcar mascavo (1 xícara)
220g manteiga sem sal, picada em cubos, levemente gelada e macia

  1. Junte o açúcar com as claras, e leve para aquecer em banho maria, até que fique bem quentinho e não haja mais nenhum grão de açúcar.
  2. Hora de bater, batedeira em velocidade alta, bata por uns 15 minutos, ou até que sinta o bowl da batedeira em temperatura ambiente ou frio, e as claras com açúcar tenha formado um marshmallow volumoso e brilhante.
  3. Comece a adicionar a manteiga, um cubo de cada vez.
    dica 1
    No meio do caminho é normal o creme de manteiga amolecer, como se tivesse dado tudo errado! Continue adicionando a manteiga, e batendo em velocidade máxima. Se ele não firmar depois de 4 minutos após adicionar toda a manteiga, adicione mais alguns cubinhos até notar que está firmando.
    Isso pode acontecer por algumas razões: creme ainda morno quando adicionar a manteiga ou talvez as claras sejam grandes demais para a quantidade de açúcar, por isso a importância de gramas e não xícaras!
  4. Adicione a canela ou baunilha, se preferir.
  5. Continue a bater até formar um creme bem fofinho, bem lisinho e consistente!

Merengue Suíço de Açúcar Mascavo, ou Creme de Manteiga, ou ainda Buttercream de Açúcar Mascavo, como preferir chama lo, pronto para uso!

Pode ser usando para recheio, cobertura, pré-cobertura para pasta americana, decoração, inúmeras utilidades,  e ainda combina muito bem como todo tipo de massa e sabor, inclusive chocolate com caramelo salgado!

Minha cobertura favorita para Cupcakes e bolos temáticos!

VALIDADE E RENDIMENTO

Rende aproximadamente 600g.

Lembre se, é um creme à base de manteiga, na geladeira ficará firme demais. Ele segura bem em temperatura amenas, até 28C, e deve ser consumido em até 4 dias.

Caso esteja numa região quente demais, cubra seu bolo ou cupcakes assim que finalizar o creme, e mantenha os na geladeira até algumas horas antes de servir.

Retire da geladeira e deixe a cobertura voltar a textura original e fofinha antes de servir!

Dica 2
Sempre compare à forma como a manteiga se comporta na sua cozinha, é assim que a cobertura irá se comportar também!

ICING DE CANELA (cobertura com açúcar de confeiteiro)

420g açúcar de confeiteiro
120g açúcar mascavo
265g manteiga sem sal, temperatura ambiente
1cl ch canela em pó
1cl ch extrato de baunilha
2-3cl leite, temperatura ambiente

  1. Junte a manteiga, o açúcar mascavo, baunilha e canela no bowl da batedeira, bata por uns 8 minutos, até formar um creme bem fofinho.
  2. Junte o açúcar de confeiteiro, aos poquinhos, com a batedeira em velocidade baixa, mas sem parar de bater.
  3. Junte o leite e continue a bater em velocidade máxima até formar um creme bem fofinho e firme o suficiente para cobrir ou rechear.

Diferente do Merengue Suíço, este tipo de cobertura (icing), fica molinha e precisa ser mantida na geladeira até o consumo.

Espero muito que tenha gostado desta ideia de cobertura!

Não esqueça de me mostrar quando testa la usando a #bellariachocolatier!

Obrigada pela visita, e eu te vejo no próximo post, com a receita do Cupcake de Maçã!
beijos,
Raquel