A autêntica torta americana, aquelas clássicas que a gente só vê em filme de Ação de Graças!
Esta torta recheada de cerejas é exatamente assim, massa leve, crocante e apaixonante!
Sobre a receita
Torta de Cereja
A autêntica torta americana, aquelas clássicas que a gente só vê em filme de Ação de Graças!
Esta torta recheada de cerejas é exatamente assim, massa leve, crocante e apaixonante!
Sabor: delicada, suave, a fruta escolhida completa o sabor.
Textura: Massa crocante, recheio com diferentes texturas.
Dificuldade: o preparo é simples, mas mas requer descanso de massa para intensificar sabores
Prós: Fácil, sobremesa que enche os olhos de quem tiver o prazer em experimentar, cheia de sabor e texturas.
Contras: fica pronta apenas no dia seguinte.
Ferramentas Necessárias
Tigela, espátula e assadeira de 20-22cm.
Cherry Pie ou torta de cereja é um clássico de filmes americanos, especialmente aqueles que mostram cenas de um típico jantar de Ação de Graças.
Nos EUA, essa torta costuma receber diferentes recheios, de acordo com as frutas disponíveis na estação, cerejas e pêssegos no verão, maçãs, figos e abóboras no outono, ela e no inverno, época de festas de fim de ano, as frutas são substituídas por cremes como chocolate, eggnog (gemada) ou de nozes pecãs.
Sobre ingredientes
- Cerejas: bem, aqui aproveitei a fruta mais especial da estação, e o bom desta receita é que ele é versátil, e podemos criar diferentes recheios.
- Açúcar: A quantidade de açúcar vai depender do dulçor da fruta escolhida, assim como o tipo de açúcar, qual combina mais com sua escolha? Cristal? Demerara? Mascavo?!
- Amido: No recheio uso amido e suco de limão, o limão poderia ajudar a engrossar o recheio, mas não o suficiente para evitar umidade na base da torta, então, amido absorve esta umidade, evitando uma base de torta molhada e grudada na assadeira.
- Cardamomo: Usei por curiosidade, gostei, mas usaria outras opções na próxima vez. No caso de cerejas, uma boa combinação seria extrato de amêndoas, baunilha ou um toque de canela. Mas é um ingrediente opcional aqui, tudo depende da fruta escolhida.
- Sal: Doces precisam de uma pitada de sal! O sal ajuda a quebrar o dulçor intenso, equilibrando a receita e realçando sabores.
- Extrato de baunilha: apenas um toque especial.
- Raspas e suco de limão: sabor, aroma e o suco ajuda a deixar o recheio mais cremoso.
- Base de torta: Recomendo fortemente que faça esta que compartilho com você, mas na pressa, sobremesa de última hora, use aquelas prontas de lojas de confeitaria.
- Vinagre: ajuda a deixar a massa mais leve, mais crocante e menos pegajosa.
- Vodka: inibe a formação de glúten e evapora durante o processo de forno, deixando a massa mais leve e mais crocante.
Gosto muito desta receita, é uma massa versátil que combina com diferentes recheios e ocasiões. Já usei inclusive esta mesma massa para biscoitos recheados, ficam levemente crocantes por e interior fofinho.
Como a massa é neutra, pode ser utilizada em preparos doces ou salgados.
Aqui na Europa estamos no alto verão, época das frutas vermelhas, entre elas as cerejas, framboesas, morangos e mirtilos.
Na semana passada descobrimos uma festa da cereja na cidade vizinha, coisa típica de cidade pequena aqui na Alemanha.
Era um domingo de sol, temperatura agradável, e esta festa acontecia no meio da plantação de cerejas, e por sorte, tive a oportunidade de experimentar diversos tipos de cereja, eu nem sabia que isso era possível existir, além de poder colhe las direto das árvores compra las a preço bem acessível.
Estávamos com amigos que nos visitando diretamente do Brasil, e foi muito legal poder proporcionar um passeio tão típico alemão para eles, na verdade, acredito que a sorte foi nossa, nunca degustamos tanta cereja de graça, e talvez dificilmente teríamos saído de casa em pleno domingo naquela tarde.
O mais importante é que, voltamos pra casa com mais de 2kg de cerejas lindas, maduras, carnudas e cheias de sabor.
Aproveitei cada uma delas com muito carinho e desenvolvi duas receitas para o site, esta torna deliciosa de cerejas e sorvete de cereja.
Eu sei que cerejas são frutas naturalmente caras, independente da região ou do país, então sugiro que escolha uma frutas comum ou da estação ou de valor acessível na sua região e desenvolva uma torta com a sua essência, com um sabor especial.
Algumas frutas que ficam perfeitas preparas exatamente como fiz o recheio de cereja são morangos, uvas, pêras, maçãs, abóboras, amoras, pêssegos, mangas, abacaxi, por exemplo.
Corte as frutas em pequenos pedaços, por exemplo, no caso das cerejas, eu já fiz esta torta no mínimo 4 vezes, e todas as vezes eu cometi o mesmo erro: deixar algumas frutas inteiras, o ideal seria corta las ao meio e metade delas e 4 partes menores.
Quanto menor o corte da frutas, mais denso e intacto este recheio fica, facilitando o corte das fatias.
No caso de maçãs e pêras, corte em fatias finas e faça camadas na hora de rechear a torta.
Fruta congelada, pode?
A minha ideia nesta receita era usar frutas na estação, então no caso das cerejas, eu jamais poderia perder esta oportunidade, afinal, são frutas difíceis de encontrar por aqui fora do período de verão, inclusive congeladas.
Frutas congeladas são ótima opção para substituir as cerejas frescas, além de serem muito mais acessíveis em questão de valor, em geral, elas tem mais sabor, por são congeladas quando já estão bem maduras, perto de estragar, aroma e sabor intenso da fruta.
Meu conselho? Se possível, use frutas frescas, mas se tudo o que você tem por agora são frutas congeladas, te garanto que sua torta será tão incrível quanto esta.
Na falta de frutas
Aqui também é possível substituir o recheio por cremes, como de avelã, ganaches, creme de confeiteiro, namelaka, brigadeiros, enfim, a massa desta torta é um coringa na nossa cozinha, e o recheio uma página em branco para desenhar, use a imaginação.
Minha maior recomendação é que o preparo seja feito com antecedência, especialmente a massa, ela terá sabor, cor, textura, aroma mais gostoso quando feita no dia anterior, como seu preparo é rápido, se organize para fazer a massa pelo menos 24h antes de assa la.
Prepare com antecedência
Uma forma de agilizar o processo é, prepare a massa, faça o descanso de 4h e já deixe descansar alisada, pronta para ser modelada na assadeira durante as próximas horas na geladeira, no dia seguinte, basta rechear, decorar e assar.
Se sua escolha para o recheio for fruta in natura, como cerejas, frutas vermelhas, ou maçãs, o ideal também é que seja preparado no dia anterior, desta forma a consistência estará mais densa, mantendo o recheio intacto quando cortar uma fatia.
Na massa uso bebida alcoólica que pode ser vodka ou cachaça, esta é uma ótima maneira de adicionar umidade à massa para torná-la temais maleável, em geral quando usamos bebidas a base de álcool em massa de torta, nossa intenção é reduzir a umidade na massa após assada, ela fica mais leve e mais crocante, isso acontece porque reduzimos a quantidade de água da receita em cerca de 20% a 60% (a vodka normalmente tem uma proporção de 60/40 de água/álcool) por volume de líquido.
Por que utilizar álcool ?
O álcool inibe o desenvolvimento de glúten, que é o responsável por tornar a crosta da sua torta dura, reduzindo os líquidos você obtém todos os benefícios de uma massa maleável com um risco muito menor de dureza devido ao glúten superdesenvolvido.
Ao assar, a grande parte do álcool evapora, deixando uma massa escamosa, sessão mais leve, mais crocante e sem qualquer sabor alcoólico.
O vinagre também ajuda a inibir a formação de glúten na massa, além de evitar que a massa fique pesada e pegajosa como massa de pão.
Não quer utilizar álcool ou vinagre?
Substitua pela mesma medida em água, porém a massa ficará mais pesada, mais densa e mais úmida depois de assada.
Aqui, todos os ingredientes devem ser utilizados gelados, ideal que a massa nunca ultrapasse a temperatura de 19ºC durante o processo de preparo.
Não substitua a manteiga
Use manteiga de boa qualidade e não substitua por margarina, a margarina é mais oleosa em temperatura ambiente, e resultará em massa pesada e oleosa, e também deixará textura e sabor mais rançoso.
Usar manteiga em temperatura ambiente ou aquece la com as mãos durante o preparo, certamente resultará em massa pesada, solada e oleosa depois de assada.
Mantenha a manteiga na geladeira e os líquidos por pelo menos 30 minutos no congelador antes do uso.
Para essa massa, o ideal é o preparo com as mãos ou espátula, mas se preferir praticidade, pode utilizar a batedeira com o batedor de gancho.
Eu sei que esta torta parece difícil e intimidante, mas eu te garanto que nada substitui uma crosta de torta caseira, com recheio fresco, feito com carinho por você na sobremesa de domingo, ou daquele evento especial.
Você será a estrela, a melhor amiga, a mais querida depois de oferecer esse presente como sobremesa.
E para ficar ainda mais especial, não hesite em oferecer um bola de sorvete de creme, de boa qualidade ao servir uma fatia generosa desta torta para alguém, ok?
Sobre o forno
Por que algumas receitas de torta exigem uma temperatura de forno inicialmente quente que você eventualmente baixa?
Assar esta torta em torno de 205°C por 20 minutos ajuda a massa da torta a firmar e ativa o amido de milho no recheio (assim como aquecê-lo no fogão ao preparar um creme). Depois disso, reduza a temperatura do forno para 190°C para continuar assando a torta, ajudando a terminar de assar sem queimar demais no topo.
Receita
Torta de Cereja
A famosa torta que sempre vemos em filmes americanos agora pode sair quentinha e deliciosa, diretamente do seu forno!
Com massa neutra, mas saborosa, é versátil e pode ser utilizada em diferentes preparos.
Tempo de prep.: 4 min | forno: 45 min | Rendimento:assadeira 22cm | tempo total: 2hr
INGREDIENTES
Para a Crosta (massa)
- 360g farinha de trigo
- 10g de açúcar
- 3g sal
- 220g manteiga com ou sem sal, cortada em cubos, gelada (13ºC)
- 200ml água gelada
- 30ml vinagre de maçã gelado
- 30ml vodka ou cachaça gelada
Recheio de Cerejas
- 800g cerejas sem caroço
- 40g açúcar (de acordo com dulçor da fruta)
- 10g amido de milho (Maizena)
- raspas de 1 limão (qualquer um)
- suco de um limão (qualquer um)
- 1 pitada de sal
- 2g cardamomo ou canela em pó
- 5g extrato de baunilha
INGREDIENTES
Medidas aproximadas, usando xícara de 240ml
Para a Crosta (Massa)
- 3 xícaras farinha de trigo
- 2cl chá açúcar cristal, refinado ou demerara
- 1/2cl chá sal
- 1 xícara manteiga gelada (direto da geladeira), cortada em cubos
- 1 xícara (quase cheia) água gelada
- 2cl sp vinagre gelado
- 2cl sp vodka gelada
Recheio de Cerejas
- 5 xícaras de cerejas lavadas, sem caroço, cortadas
- 3cl sp açúcar cristal, refinado ou demerara
- 1cl sp amido de milho
- Raspas de 1 limão
- 1/8cl ch Pitada de sal
- 1/4 cardamomo ou canela em pó
- 1cl ch baunilha
Modo de preparo
- Misture os ingredientes líquidos e reserve.
- Em uma tigela média, misture a farinha, o sal, o açúcar, misture brevemente com um garfo.
- Adicione a manteiga diretamente da geladeira e amasse com a ponta dos dedos, evitando aquece la, mas esfarelando e misturando à farinha, até formatar uma farofa fofa e úmida.
- Adicione os líquidos aos ingredientes secos, mas aos poucos, provavelmente não iria usar toda essa quantidade. Coloque metade, misture com uma espátula, e comece a adicionar o restante a colheradas, sentindo a consistência da massa, ela não deve ficar grudenta, deve ter pontos de manteiga visíveis e soltando das laterais da tigela.
- Embale a massa em plástico filme, formando um retângulo e leve para gelar por 1h.
- Depois do tempo de geladeira, polvilhe uma superfície com um pouco de farinha e abra a massa numa tira comprida e fina com rolo de massa. Depois dobre as pontas para o centro da massa e repita o processo esticando novamente com o rolo até forma uma tira, mesmo passo a de preparar uma massa folhada, mas sem a adição da manteiga. Repita o passo por pelo menos 4x.
Se a massa atingir temperatura superior à 19ºC, leve para gelar por uns 10 minutos volte a esticar. - O resultado deve ser uma massa leve, macia, fofinha, maleável, sem pontos de manteiga.
Divida em parte iguais e abra esticando com o rolo de massa entre 2 folhas de papel manteiga, desta forma não adicionamos mais farinha à massa.
Já abra de forma arredondada, com 5cm de diâmetro a mais que a medida da assadeira que irá usar. Faça o mesmo com as duas massas. - Dobre as sobras de papel, protegendo a massa e leve para gelar por um período entre 4h e 24h antes de assar.
Enquanto isso, prepare o recheio. - Em uma panela de bordas altas e fundo grosso, coloque as frutas, seguidas do açúcar, sal, amido, raspas e sumo de limão, baunilha e especiaria de sua preferência.
Misture delicadamente. - Leve para cozinhar em fogo médio por cerca de 10 minutos para frutas al dente, deve ficar macia ao serem espetadas com um garfo, elas ainda irão ao forno, então, o tempo de forno pode variar com a textura desejada para o recheio e consistência da fruta escolhida.
- Quando atingir a consistência desejada, retire da panela quente, transferindo para outro refratário, espere 1h e cubra com plástico filme e leve para gelar até a hora do uso. Deve ser utilizado frio ou gelado ao toque.
- No dia seguinte, aqueça seu forno à 205ºC.
- Retire uma parte da massa da geladeira, remova um dos papéis manteiga, e cubra a massa com plástico filme, esse é o jeito mais fácil de transferir a massa sem rachar para a assadeira.
- Vire novamente, deixando o outro papel manteiga para cima e o plástico em contato com a superfície.
Retire o papel manteiga e com cuidado, vire a massa sobre a assadeira, deixando o plástico filme voltado para cima. - Ajuste a massa dentro da assadeira, pressionando fundo e laterais com as mãos. Retire o plástico filme, e fure o fundo utilizando um garfo para retirar excesso de ar que podem causar bolhas.
- Coloque o recheio que deve estar frio, espalhe sobre toda a assadeira, deixando pelo menos 0,5cm de sobra de bordas nas laterais para colocar a segunda parte da massa.
- Retire a segunda metade da massa da geladeira, ela pode ser utilizada exatamente assim, aberta, e colocada sobre o recheio, sem decoração, cortar as sobras com um cortador de biscoitos para finalizar, lembre apenas de fazer um corte com uma faca fina bem ao centro da torta para o vapor do recheio por sair sem estufar o topo.
- Se deseja fazer uma decoração típica americana, corte pequenos pedaços de manteiga e coloque sobre o recheio aleatoriamente, essa manteiga vai derreter no topo, evitando que o recheio borbulhe demais, manchando a crosta do topo.
- Para fazer a decoração, corte a segunda metade da massa em tiras de 3cm, minha assadeira tem 20cm de diâmetro, e usei algumas tiras para fazer uma trança, cortando a tira em 3 partes de 1cm.
- Depois de preparar as tiras é hora de trançar a crosta sobre o recheio, com muito cuidado para não manchar.
Coloque uma fileira de tiras, uma bem próxima a outra, e use as tiras mais compridas para o centro da assadeira, onde o diâmetro será maior e não será possível fazer emendas de massa. - Vire a assadeira na diagonal, e levante as tiras intercaladas, uma sim, outra não, coloque um nova tira de massa sobre as tiras que estão em contato com o recheio, depois puxe as tiras que foram levantadas de volta para a base com recheio.
- No passo seguinte, inverta, levante as tiras que estavam em contato com o recheio na primeira linha, e mantenha as que foram levantadas antes baixadas agora, e vá repetindo esse processo intercalando as linhas de tiras até completar toda a assadeira.
- Pressione as bordas para gelar e evitar que o recheio vaze, corte o excesso de massa com um tesoura, e faça detalhes para dar acabamento, ou pressionando a massa como beliscar com os dedos, formando um V, ou corte o restante de massa com um cortador de biscoitos, ou faça tranças de massa para finalizar toda a borda.
- Pincele o topo com um ovo batido com um pouco de água e salpique açúcar cristal ou demerara. Caso não queira usar um ovo apenas para este passo, use leite integral. Leve para assar à 205ºC por pelo menos 20 minutos.
Depois deste tempo, baixe a temperatura do forno para 190ºC e deixe assar por mais 30-40 minutos, até o recheio começar a borbulhar. - Quando o recheio borbulhar, conte 5 minutos e desligue, o topo deve estar bem dourado e brilhante. Retire do forno, e deixe a assadeira sobre uma grade de resfriamento por 3-4 horas antes de cortar. Evite fatiar ainda morna, o recheio estará liquido demais e vai vazar do meio da torta no primeiro corte! Tenha paciência! Depois é só servir com uma bela bola de sorvete!
Pode Congelar?
Existem algumas maneiras de fazer esta torta com antecedência.
Prepare a torta inteira com 1 dia de antecedência – depois que a torta esfriar, cubra bem e mantenha em temperatura ambiente.
A massa da torta também pode ser preparada com antecedência e guardada na geladeira por até 5 dias ou no freezer por até 3 meses.
A torta assada também congela bem por até 3 meses. Descongele durante a noite na geladeira e deixe atingir a temperatura ambiente antes de servir.
O recheio preparado (com sucos) também pode ser congelado por até 3 meses, descongelar durante a noite na geladeira antes de colocar na massa e reduzir o suco.
Espero que tenha gostado desta receita, quando fizer la, me marque em uma foto lá no instagram, vou adorar ver a sua versão.
Rendimento e Validade
Massa ideal para 1 assadeira de 20-22cm, de preferência para assadeira de fundo removível, facilita na hora de servir, mas na falta, em qualquer assadeira redonda ficará linda.
Também pode ser utilizada para mini tortas, tortas doces e salgadas.
Massa mantém úmida e perfeita na geladeira por até 5 dias.
Feliz quase fim de semana e boa fornada, Bella
com carinho,
Raquel Cicolin