Olá, Bellos!!

Se você é apaixonado por Oreos esta Trufa Branca é perfeita para você! Ela é super fácil de fazer, fica delicioso e não precisa ter muita habilidade com chocolate!

Escolhi o chocolate branco para fazer esta trufa por ele ser mais suave, e diferente do chocolate ao leite ou até mesmo o amargo, conseguimos criar vários sabores a partir da ganache branca.

Eu falo mais sobre isso lá no post sobre Ganache para recheios de bombons e ovos de Páscoa.

Esta receita pode ser duplicada, ou até mesmo feita pela metade, super prática, mas acredito que não irá sobrar uma trufazinha.

Muita gente me pergunta pobre o chocolate nobre, este chocolate é o mais puro, o melhor para fazer sobremesas a base de chocolate, pois ele leva apenas cacao, no caso do ao leite e amargo e mais manteiga de cacao no caso do branco, diferente de “chocolates” tipo fracionado ou cobertura, que levam muita gordura hidrogenada ou coisas do tipo.

Trufas são sobremesas que precisam ser feitas com chocolate de boa qualidade, não necessariamente um chocolate belga, ou o mais caro da loja de confeitaria, mas um bom chocolate, eu costumo dizer que chocolate bom, é aquele que derrete se você segura a embalagem na mão por mais de 10 minutos, mas verdadeiramente falando, chocolate bom é aquele que sempre vai precisar de choque térmico quando precisar modelar ovos e bombons.

Pode fazer trufas com chocolates bons, aqueles em barrinha de mercado? Ele derrete na boca? Sem deixar a boca “oleosa”? É de boa qualidade? Então sim, você pode usar barrinhas de chocolate menores para fazer poucas quantidades de trufas!

Pode usar chocolate ao leite ou amargo para esta receita? Sim! Qual você preferir, eu sou apaixonada por chocolate branco, e pra mim, esta escolha foi a melhor, mas é pessoal! Arrisque-se!

INGREDIENTES

200g chocolate branco (boa qualidade)
100ml creme de leite fresco (ou de lata, sem soro)
1cl (ch) destilado (uso Vodka, mas com conhaque fica maravilhoso, eu não tenho aqui)
6-8 oreos com recheio
200g chocolate branco para banhar as trufas

Tempo de preparo: 15 minutos + 2hr de geladeira
Rendimento: entre 15-18 trufas (tamanho brigadeiro gourmet)

PREPARO

No processador ou liquidificador, ou até mesmo colocando num saquinho e passando o rolo de massa, esfarele umas 6 Oreos, com recheio e tudo, se quiser sabor mais intenso, aumente a quantidade de bolachas.

reserve.

Prepare a ganache branca, derretendo o chocolate no microondas ou em banho-maria, assim que derreter todo acrescente o creme de leite e mexa bem, até ficar uma creme macio, homogêneo.

Ás vezes é necessário aumentar a quantidade de creme de leite, caso fique firme demais, ou “oleoso” demais. Mas não exagere, quanto mais creme de leite, mais mole ficará essa ganache, mais tempo levará para firmar, mais irá demorar para enrolar as trufas.

Acrescente a farofa de  Oreos, mexa bem, coloque em um outro refratário ou prato, e leve para a geladeira por mais ou menos 2 horas, ou até que esteja firme o bastante para fazer as bolinhas.

Assim que estiver firme, modele as bolinhas, eu gosto de fazer do tamanho de uma brigadeiro gourmet, aquele maiorzinho. Depois de modelar a massa toda, leve as trufas para a geladeira.

Enquanto isso, derreta o chocolate para banha-las, para este tipo de trabalho, sobremesa, sempre abro mão do choque térmico. Para isso é muito importante que você tenha um termômetro culinário, ou paciência para controlar o derretimento do chocolate.

COMO TEMPERAR CHOCOLATE CORRETAMENTE 

COMO TEMPERAR CHOCOLATE COM MYCRYO

Vou te dar uma boa dica, eu gosto do banho-maria, pois é mais fácil controlar a temperatura do chocolate, fogo baixo, e a água não pode ferver e nem encostar no fundo do refratário que estiver o chocolate. O chocolate tem que derreter apenas com o vapor da água quente.

Quando o chocolate começa a derreter, derreteu quase metade da quantidade necessária, retire do banho-maria e termine de derreter o chocolate mexendo bem rápido com uma espátula, se precisar, volte para o banho maria por 1 minuto e não mais que isso.

Depois é só banhar as trufas, colocar  um pouco de farofa de Oreos, desta vez processei sem o recheio, e leve de volta à geladeira por 5-10 minutos, até que o chocolate cristalize!

Agora é só degustar!

Espero que tenha gostado da receitinha de hoje, se gostou e testou, publique uma foto com a #bellariachocolatier para eu ver!

Obrigada pela visita e acompanhe a Bellaria também no Instagram e Facebook!
Beijos,

Raquel