Olá, Bellos!

Aqui no Reino Unido esta época do Natal o que você mais encontra nos mercados são bolos de frutas, ou aquele famoso Christmas Pudding, que já mostrei algumas vezes no stories do Instagram, mas eles não são nem de longe gostosos!

Para eles esses bolos são como os Panetones para nós no Brasil, mas a receitinha deste bolo que vou compartilhar, é tão gostosa, com um toque de chocolate, cheirinho de panetone, irresistível e perfeito para quem quer variar um pouco o bom e velho Panetone ou incluir uma sobremesa extra cheia de sabor na Ceia de Natal, ou ainda, como ele fica tão lindo, também pode ser uma ótima opção para dar de presente para os amigos.

Este Bolo de Frutas é super molhadinho, muito saboroso e tem um leve toque de chocolate que faz toda a diferença!

Eu gostaria ter usado frutas cristalizadas, mas por aqui é bem complicado de achar, então tive que quebrar o galho com muita uva passa, ou seja, se não gosta de uva passas, use qualquer fruta semelhante, pode usar até mesmo frutas vermelhas, maçãs, pera, use a imaginação.

Uma ótima opção também é substituir as frutas por gotas de chocolate, e ainda acrescentar nozes ou castanhas de sua preferência picadinhas, você não tem ideia de como isso fica bom! Apenas faça!

Este bolo foi um teste, uma receita adaptada do Bolo de Frutas da Nigella, e eu queria muito faze lo diferente, assa lo de forma diferente, mais pomposo, mais criativo, mais bonito, e depois de 3 testes, o meu favorito foi o assado na forma de Panetone!

Super fácil de fazer, você precisa sujar apenas 1 panela e uma assadeira!

MASSA

Você pode substituir as frutas cristalizadas por gotas de chocolate, o licor de chocolate por licor tipo Amarula ou até mesmo vinho tinto!
Você também pode substituir ¹/² xícara de farinha de trigo por ¹/² xícara de farinha de oleaginosas, como amêndoas.

3 xícaras de frutas cristalizadas ou gotas de chocolate (500g)
¹/² xícara de mel (120g)
¹/² xícara de licor de chocolate ou tipo Amarula (120g)
2 -3 laranjas grandes (suco e raspas)
3 ovos grandes
200g de manteiga
¹/4 de xícara de cacau em pó ou chocolate acima de 50% (45g)
1 xícara de açúcar mascavo (180g)
1 ¹/² xícara de farinha (210g)
¹/4 cl (ch) de sal
1 cl (sp) canela em pó
¹/²cl (sp) de gengibre em pó
¹/²cl (sp) de fermento em pó
¹/²cl (ch) bicarbonato de sódio

Se prepare para ter a casa perfumada de Panetone nos próximos minutos!

1. Na panela coloque a manteiga, as frutas, o açúcar, o mel, licor, laranjas e raspas, cacau, especiarias,  e se for usar chocolate em gotas, use apenas 1 das xícaras e reserves as duas outras.

Se não quiser sujar mais louça até o final da receita, já faça numa panela bem grande!

2. Leve em fogo baixo, mexendo sempre até levantar fervura. Quando comecei a borbulhar, baixe o fogo e deixe cozinhar por pelo menos 10 minutos.

3. Enquanto a mistura cozinha, junte os ingredientes secos (sal, farinha, bicarbonato e fermento), reseve.

4. Depois que a mistura de frutas cozinhar por 10 minutos, desligue o fogo, para esfriar mais rápido coloco em um bowl maior e mexo a cada pouco.Se não quiser trocar de vasilha, mantenha na panela, sem problemas.

Espere pelo menos 30 minutos para baixar a temperatura.

5. Junte os 3 ovos em um potinho e dê uma leve batida com o garfo.

6. Junte os ovos , misture bem e acrescente os ingredientes secos, e se for o caso as nozes e chocolate picados.

COMO ASSAR

Este bolo é bem pesado, delicado, deve ser assada à baixa temperatura, 150C, ou ficará ressecado, e ele tem reações diferentes ao forno dependendo da forma que escolher assa lo.

Eu fiz 3 receitas testes, compartilho minha experiência e você opta pela qual prefere.
Nas duas primeiras opções unte muito bem a forma com bastante manteiga e cacau em pó, se optar por formas comuns, forre com papel manteiga, é uma bolo que leva mel e frutas, ou seja, gruda na forma com facilidade. Unte bem!

1. Você pode assar em assadeiras comuns, de 20cm, altas de preferência, se não tiver uma forma alta, coloque papel manteiga aumentando a altura da forma.

Assando desta forma, ele deve assar entre 40-60 minutos dependendo do seu forno, ele deve se manter brilhante e no teste do palito deve sair sujinho como um brownie.

Em todos as opções de forno, não asse demais, com certeza você quer um bolo molhadinho e não seco e quebradiço.

2. Ele pode se assado em forma tipo pudim, ficará bem alto e lindo, e o tempo de forno será reduzido pela metade, claro, dependendo do seu forno, sempre use o teste do palito como base, mesma coisa que disse acima, lindo, brilhando e palito úmido como brownie.

3. A terceira opção, foi tipo, falta de forma no meu caso. Eu pensei em assa lo em forma de panetones, mas achei que ficaria alto demais, talvez não assasse no meio, e para a minha surpresa, foi o melhor resultado em todos os testes!

Esse bolo não fica muito alto, então, se optar pela forma de panetones, coloque massa até uma pouco abaixo da metade da forma, eu usei forma de panetones de 300g gramas, mas foi o restante da massa do primeiro teste.

Uma receita acredito que seja o suficiente para 3 formas de panetones de 300g ou 2 formas de 500g.

Não coloque mais massa que o meio da forminha.

Mesma coisa, forno pré-aquecido à 150C, ele assou por aproximadamente 40 minutos, mas sempre varia de forno pra forno, palito úmido como brownie.

Se optar por formas comuns ou panetone, não se assuste, quando retirar do forno o meio dele tende a baixar um pouco, é um bolo de frutas, pesado, isso pode acontecer mesmo.

Se optou por formas tipo pudim, desenforme ainda quente para que não grude na forma.

Decore com açúcar de confeiteiro polvilhado ou com a calda de laranja abaixo.

CALDA DE LARANJA – opcional

1¹/² xícara de açúcar de confeiteiro
suco de ¹/² laranja grande, aproximadamente 3-4 colheres de sopa

1. Junte os dois ingredientes e mexa muito bem até virar uma calda, caso queira mais líquida, basta acrescentar suco de laranja aos poucos, até atingir a textura desejada.

Apesar de ser bem cremosa, ela seca depois de algum tempo, fica bem cristalizada.

2. Coloque sobre o bolo, eu gosto de usar o saco de confeitar que facilita bastante, se não tiver, use uma colher, e para ajudar a escorrer, balance o bolo, dê alguns tapinhas no fundo do prato, e pronto!

Decore com raspas de laranja e açúcar de confeiteiro.

O Bolo se muito bem embalado dura por até 2 semanas, mas depende do clima, se onde estiver for calor demais, reduza para 5 dias.

Apesar de levar licor, não se preocupe pois com o cozimento o álcool foi evaporado, mantendo apenas o sabor.

Espero que tenha gostado desta receita, se testa la, publique uma foto usando a #bellariachocolatier no Instagram, que eu vou amar ver a sua versão!

Obrigada pela visita, Feliz Natal, e até a próxima receita!
beijos,
Raquel