Olá, Bellos!

Hoje vou contar área vocês como fiz o Bolo da primeira encomenda da Bellaria na Terra da Rainha!

Eu não tinha a intenção em trabalhar com vendas de doces por aqui, não tão cedo. Mas minha amiga, e vizinha, insistiu que eu deveria aceitar a encomenda da amiga dela, que seria um bolo simples para o Batizado do filho.

Relutei por alguns dias, não me sentia confiante, já que por aqui o paladar é muito diferente do nosso no Brasil, os ingleses gostam de doces mais simples, com mais frutas, essa coisas.

Laura, a mãe do bebê encontrou minha página no Facebook, se apaixonou pelo bolo de Brigadeiro e Beijinho que fiz para meu aniversário, já mostro todo o passo a passo dele aqui no Blog e também no canal, e então quando ela escolheu este bolo, pensei: “este eu faço tranquilamente!”, foi então que decidi aceitar a encomenda, estava segura, era capaz de fazer.

Por que da insegurança? Bellaria não trabalhava com este tipo de bolo no Brasil! No máximo um naked cake pequeno, comecei a fazer bolos recheados assim apenas para o canal.  Ou seja, se eu fiz, você também consegue! 😉

Mas ainda assim a ansiedade tomou conta de mim nas 2 semanas que antecederam o Batizado, estava insegura, afinal a questão de um bolo de chocolate com muito beijinho, não seria algo comum para 30 ingleses. Seria doce demais?

No fim, acabei fazendo não apenas o bolo, mas como a decoração modelada e a bandeirinha personalizada, que não faziam parte da encomenda, mas eu simplesmente não consigo fazer nada simples! Sou assim! 🙂

E o melhor de tudo, o bolo fez muito sucesso com os ingleses! 🙂

Neste post vou compartilhar todo o material e algumas dicas que podem te ajudar a fazer um bolo como este!

Este foi um bolo de aproximadamente 6 kilos!

Fiz uma receita e meia do bolo de chocolate e 3 receitas de beijinho – receita completa aqui.

Assei o bolo em formas de 23cm – foram 4 andares de bolo, 3 camadas de recheio.

PARA O BOLO (receita para 4 camadas de bolo)

2 xícaras de óleo
8 ovos
400ml de iogurte – ou buttermilk
240gr de açúcar
100g de cacau em pó – ou chocolate em pó 50%
50ml de licor de chocolate – ou essência
4 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (sp) fermento

RECHEIO DE BEIJINHO

3 latas de leite condensado
200g côco ralado
100g de manteiga sem sal
100ml de creme de leite fresco – ou mais, caso fique firme demais.

CHANTILLY DE BAUNILHA

Eu fiz bem pouquinho, apenas para pincelar em volta do bolo todo. Você pode dobrar, triplicar esta receita.

50ml de creme de leite bem gelado
2 colheres (sp) açúcar – se preferir mais doce, acrescente mais 1
1 cl (sp) de extrato de baunilha

Bata tudo na batedeira por uns 5 minutos em velocidade média/alta , até atingir ponto de chantilly, volumoso, pico médio e firme o suficiente para cobrir o bolo.

 

Abaixo deixo várias dicas, se você for iniciante em bolos acredito que possa ajudar de alguma forma!

Dica 1: para que todos as camadas de bolo fiquem na mesma altura, pese o bowl de sua batedeira vazio antes de preparar a massa. Quando a massa estiver pronta, pese novamente, desconte o peso do bowl vazio e divida a quantidade de massa para 2 bolos (o que rende cada receita) em formas de 23-25cm.

Dica 2: Faça a mesma coisa com a quantidade de beijinho, pese o total e divida em 3 camadas de recheios.
Assim seu bolo ficará com camadas iguais, e ficará lindo quando for cortado!

Dica 3:  Essa massa de bolo é bem úmida, mas para ficar ainda mais gostoso, mais molhadinho, regue camada camada de bolo com leite mexido com chocolate em pó.

Dica 4: Prense o bolo! Asse o bolo e recheie no dia anterior, monte dentro da forma que usou para assar, com a lateral forrada com uma folha de acetato, ou crie uma lateral com papel manteiga. Depois de montar o bolo, pressione bem a cada camada, cubra bem com plástico filme.
A prensa ajudará o bolo a ficar estruturado e retinho! Mostro isso em todos os videos de bolo no canal.

Dica 5: Não cozinhe demais o beijinho, o recheio fica mais gostoso se estiver mais molinho, desligue o fogo depois de 10 minutos que começar a borbulhar, ou conseguir ver o fundo da panela quando passar a espátula.

Dica 6: Faça os modelados com pelo menos 24 horas de antecedência, e sempre faça peças reservas, elas podem quebrar na hora da montagem ou transporte. Use pasta de açúcar ou de Leite Ninho.

Dica 7: Aqui não faz muito calor, apensar de ser verão, no dia que fiz este bolo estava 21C, então eu não tive problemas com o Chantilly ficar fora da geladeira, ele aguentou bem por mais de 4 horas, não escorreu, só ficou mais mole e brilhante.
Caso esteja calor demais, mantenha na geladeira ao máximo que puder.

Dica 8:  Para transportar este bolo, eu não consegui uma caixa de bolos à tempo da entrega, eu usei uma base de bolos descartável, firme, decorei com uma fita.
Depois de colocar o Chantilly em volta do bolo, deixei na geladeira por 2 horas, embalei com celofane, e como o bolo estava bem gelado o chantilly não gruda. Retire o celofane com o bolo ainda gelado!

Se você é do tipo que também não consegue entregar um bolo de “qualquer jeito”, e queira fazer as bandeirinhas também, abaixo coloco todo material que usei.

Fuçando em material para fazer a bandeirinha, encontrei a impressora Cricut Cake, na caixa, sem uso, e vi que tinha agulha da impressora de papel, e troquei as agulhas, ou seja, transformei a impressora de pasta americana para impressora de papel! 🙂

Se você não é fã de scrapbook,  você não precisa de nada deste investimento, você pode fazer as bandeiras  no computador, imprimir em papel bonito, recortar e montar, pronto! Já ganhou um tempão!

DEMAIS MATERIAIS USADOS NA DECORAÇÃO

base para bolos “descartável” – aquela durinha, prata.
ramos de alecrim
canela em rama (pau)
150g pasta de açúcar ou Leite Ninho
palitos de dente
palitos de pirulito
fitas
barbante colorido
cola
cola dupla face
papel canson perolado
papel kraft 180g

Para fazer os modelados, mostro todo o passo a passo no video no início do post!

Espero que tenha gostado, e que este bolo te anime a fazer um bem lindo também!

Obrigada e até a próxima receita!
Beijos,

Raquel