Olá, Bellos!!

Continuando nosso Especial de Páscoa, neste post quero compartilhar com você um pouquinho do passado da Bellaria!

Aliás, este Ovo em especial, foi pura inspiração quando resolvi procurar inspiração em meus antigos Blogs, sim tive 2 blog antes de ser esse site, com o nome Bellaria.

Para minha supresa, meus blog estão ativos, mas não consegui acessar de modo algum, mas na era da internet, decidi jogar Bellaria e meu nome na busca do Google, pra minha surpresa, encontrei diversas fotos de meus antigos produtos por lá!

Em sites aliás, que nunca nem ouvi falar! O importante foi poder recupera las, e me inspirar novamente

Uma das primeiras fotos que encontrei, foi esse Ovo com a Casca Marmorizada, ou Casca Mármore, e na hora me veio o insight.

detalhe para o logo ainda preto!

Este ovo foi sucesso de venda na minha Páscoa de 2010, me lembro até hoje quando minha mãe deu a ideia de misturar os dois chocolates. Na hora achei que eu não daria conta, mas depois de dessoldar o ovo teste, me apaixonei.

Depois dele vieram outras ideias, sempre pensadas com minha mãe, que é uma grande artistas nessa área de decoração e criação, e esse é um dos pontos ruins de morar longe dela nessa época de Páscoa e Natal, ela é sempre a mais criativa!

Meus antigos ovos decorados

Se quiser ver mais do meu antigo trabalho, pode clicar aqui.

Para o recheio, eu estava super perdida e decidi fazer uma pesquisa com as pessoas que me acompanham pelo Instagram, afinal é uma das redes em que a gente mais consegue interagir e trocar ideia, e vocês me ajudaram muito com as sugestões, obrigada!

O recheio escolhido foi Palha Italiana, a mistura de brigadeiro e biscoito ou bolacha tipo maisena.

E achei a combinação incrível!

E foi assim que esse ovo ressurgiu na Bellaria, depois de 10 anos!

A primeira dica desse post é, se você trabalha com ovo de Páscoa, saiba que as bandas ou cascas podem ser feitas com meses de antecedência, a validade final delas é a mesma da embalagem do chocolate usado.

Como armazenar as bandas de ovos (cascas)
Depois de desenformadas devem secar por pelo menos 24 horas em local fresco, longe do sol e umidade, qualquer cantinho mais fresco em sua casa, e só então serem embaladas em papel chumbo, ou armazenadas em caixas protegidas com papel manteiga para evitar absorver cheiros, odores, sabores.

As minhas, usadas neste material tem mais de 2 meses que estão prontas. Quanto mais tempo puderem secar antes, por dias, menos chances de derreter ao tocar ou deixar marcas de digitais.

Para o Recheio optei em fazer um brigadeiro super cremoso, que pudesse ser mantido fresco, macio, sem açúcar por até uns 5 dias, sem necessidade de geladeira.

Então pra isso, troquei a tradicional manteiga, pelo creme de leite, e pode ser qualquer creme de leite, fresco, lata sem soro ou caixinha, ou ainda nata.

A única dica aqui é, quanto mais líquido for o creme de leite, reduza um pouquinho da quantidade total da receita.

Eu também usei cacau em pó, que pode sim ser substituído por chocolate em pó, e adicionei também chocolate meio amargo picado, que se preferir, pode trocar por ao leite, mas cuidado com as substituições para não deixar esse ovo doce demais.

BRIGADEIRO CREMOSO

1 lata leite condensado
100-120ml creme de leite (dependendo da consistência)
150g chocolate picado (54%)
2cl sp cacau ou chocolate em pó

Dica 2
O cacau é seco demais, e se o creme de leite estiver geladinho, ela vai dar trabalho pra dissolver na panela.
Então, primeiro misture bem o cacau e o leite condensado com um fouet e só então adicione o creme de leite.
No caso do creme de leite de caixinha, misture primeiro o cacau com ele.

  1. Numa panela de fundo groso misture todos os ingredientes, mexa bem e leve para cozinhar.
  2. Fogo baixinho, mexendo sempre, cozinhe por aproximadamente 15 minutos, ou até que o creme caia devagarinho e cremoso pela espátula.
  3. Desligue o fogo, mexa muito bem por uns 2 minutos, retire da panela quente, e cubra com plástico filme, deixe esfriar em temperatura ambiente.

Enquanto o brigadeiro esfria, hora de preparar as cascas, o brigadeiro rende até 2 cascas de 250g (molde).

CASCA MÁRMORE

Para fazer a casca marmorizada eu usei chocolate 54% cacau e chocolate branco, claro que super funciona com chocolate ao leite, mas fica bem doce, já que o chocolate branco já é bem mais adocicado.

Para um casca feita no molde de 250g é necessário aproximadamente 90-110g de chocolate, dependendo da espessura que deseja, mas nunca faça fina demais, isso é comum acontecer quando usado aquele molde com a capinha de silicone.

Por isso gosto de fazer minhas bandas à mão, dá mais trabalho, mas deixo tudo na espessura que gosto de trabalhar, mas isso é pessoal, e sinta se a vontade para fazer da forma que funciona melhor pra você e sua produção.

Usei:
50g chocolate 54% cacau
50g chocolate branco

Os dois chocolate são chocolates de verdade, mais conhecido hoje no mercado como Nobre, mas isso gente, é só uma forma que encontraram pra diferenciar chocolate de massas gordurosas com sabor de chocolate chamadas de Fracionadas e Hidrogenadas, fuja delas, principalmente se estiver trabalhando com vendas de ovos!

Tenho vários materiais onde ensino a fazer a temperagem do chocolate e também explico a diferença de todos os tipos de chocolate do mercado.

Só clicar:

CHOQUE TÉRMICO

TEMPERAGEM COM MANTEIGA DE CACAU

Com o chocolate já temperado, em temperatura ideal de uso, moldes limpos e desengordurados, passe papel toalha antes de usar, isso ajuda a dar brilho!

Coloque uma boa quantidade de chocolate branco, e depois adicione parte do chocolate amargo.

Com cuidado, misture delicadamente e comece a puxar o chocolate branco pra cima do amargo e vá puxando para as bordas.
Sempre olhe as costas do molde onde é necessário puxar mais de cada tipo de chocolate.

Se vc estiver usando o molde com capinha de silicone, preencha o molde até a marca indicada pelo fabricante, seguindo as instruções, e leve para gelar, até o molde ficar opaco.

Se estiver fazendo no molde tradicional, retire o excesso de chocolate, coloque sobre um papel manteiga de cabeça para baixo pra escorrer o excesso, e geladeira por uns 5 minutos.

Retire da geladeira, refaça o processo, ajustes as bordas com uma colher, e geladeira até o molde ficar opção, cerca de 10-15 minutos.

Desenforme, deixe secar sobre o papel manteiga por no mínimo 2 horas.
Como eu falei acima, quanto mais tempo as casquinhas secarem, menos chances de marcas de digitais.

Montagem

Para fazer o Ovo Palha italiana estou usando o biscoito maisena, tradicional, que inclusive veio de presente do Brasil! <3

Dica 3
Algumas pessoas gostam de umedecer as bolachas, sinceramente, para o ovo, acho que não é necessário, mas vou deixar uma dica de calda simples e rápida pra quem quiser umedecer.

Em um potinho coloque 1 cl ch do brigadeiro e diluir com um pouco de água, misture muito bem, e a calda está pronta!

Perfeita para usar em Palha Italiana e bolos de brigadeiro ou chocolate.

Para a Palha Italiana não precisa deixar os biscoitos encharcados, apenas uma passada rápida do biscoito na calda, mantendo ainda crocante.

Para a montagem, uma coisa que gosto de fazer é picar um pouco os biscoitos, no caso de Ovos de Páscoa, acho que facilita a montagem, e fica mais agradável na hora de comer, principalmente na versão Ovo de Colher.

OVO PALHA ITALIANA DE COLHER

Forre o fundo com uma boa colherada de brigadeiro, depois cubra com uma camada de biscoito, umedecidos na calda ou não.

Repita as camadas intercalada até chegar ao topo da casca.
Finalize com brigadeiro e granulados, ou confeitos que tiver em casa.

OVO PALHA ITALIANA DE CORTE

A única coisa que muda aqui é a quantidade de brigadeiro, entre uma camada e outra de biscoito, coloquei apenas um pouquinho de brigadeiro, como se fosse apenas paralela as camadas, claro que a quantidade aqui é pessoal, mas o brigadeiro é bem molinho.

Finalização
sobrou brigadeiro, e estiver molinho demais, volte para a panela, fogo baixo, e cozinhe por mais alguns minutos até firmar um pouco, depois de frio pode ser usado para decorar as bordas do ovo.

Ou Ainda, se sobrou chocolate derretido, ou mesmo que já tenha cristalizado no potinho, adicione um pouco de leite integral, bem pouquinho, ou creme de leite e faça um ganache para usar na decoração.

RENDIMENTO, VALIDADE E ARMAZENAMENTO

Para um molde de 250g, usando 100g de chocolate, recheio de brigadeiro e biscoitos, meu ovo no final pesou aproximadamente 560g!!!

Então muita atenção a forma que oferece a venda de seus ovos.

Dica 4 – valiosa!
Ovo de colher nunca deve ser vendido por pesa, na minha opinião, e sim, sempre por tamanho e recheio!

Eu costumava perguntar ao meu cliente: “deseja ovo de colher médio ou grande?”
Ovos médios feitos em moldes de 250g, Ovos grandes em moldes de 350g!
E assim eu definia minha produção, e deixava claro que os pesos poderiam variar de 480g-600g para o ovo médio, e o maior de 600g-800g dependendo do recheio e decoração, é uma boa saída para evitar problemas com clientes e prejuízos para você!

Com esse brigadeiro fiz 2 ovos em moldes de 250g, sendo um finalizado com o restante do brigadeiro e o outro com o ganache das sobras do chocolate derretido para as cascas.

Atente se também para a quantidade de brigadeiro que é usado no palha italiana de colher, e reduzido no de corte, o que pode variar também no rendimento para a sua produção.

Validade.
bom, como sempre falo, deixe as cascas prontas com antecedência, e faça os recheios o mais próximo possível da data de entrega.

esse brigadeiro cremoso aguenta bem até 5 dias em temperatura ambiente.

Não armazene ovos de chocolate na geladeira!
Seus ovos ficaram feios, suados, esbranquiçados, e sem sabor, não é isso que você quer oferecer, certo? 😉

Recheie no máximo 1 dia antes da entrega, você nunca sabe quando o cliente irá consumir, e eles espera que esteja fresco e saboroso!

Embale assim que rechear, e mantenha em temperatura ambiente, no cômodo mais fresco da sua casa, longe da luz e umidade, e claro, calor (luz direta do sol).

Bom, acho que consegui trazer um monte de dicas extras, que nunca coloquei em outros posts aqui do Blog.

Espero muito que tenha gostado, e que tenha muito sucesso de venda essa Páscoa!
Acredite em você, respeite seus clientes, ofereça qualidade, faça seu nome, e arrase!

Beijos e te vejo na próxima receita,
Raquel